Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um notebook Acer Nitro 5 que sempre funcionou normalmente para jogos. Porém ultimamente ele vem apresentando um problema que eu acredito ser algum conflito de driver. Quando estou jogando, independente do jogo, a tela do notebook congela por volta de 0,5s a cada 8s em média podendo variar.

Durante alguns testes, vi que o problema era resolvido quando desinstalava o driver da placa de vídeo integrada da Intel UHD Graphics 630 e instalava novamente o driver disponível no site da Acer.

Porém depois de um tempo ( variando de horas para dias), o problema voltava a acontecer novamente.

Imaginei que era alguma atualização de driver que o windows fazia, colocando algum driver com mau funcionamento, porém mesmo depois de desabilitar a atualização de driver automática do windows, o problema continuou a acontecer.

Esse problema passou a acontecer depois que troquei a memória do meu notebook, eu coloquei 2 pentes de 8gb DDR4 da kingston fury mas não sei se tem alguma relação

Vocês sabem qual pode ser o problema real, e a solução pra ele?

Agradeço

Postado
9 minutos atrás, Gabriel Azevedo Braz disse:

Durante alguns testes, vi que o problema era resolvido quando desinstalava o driver da placa de vídeo integrada da Intel UHD Graphics 630 e instalava novamente o driver disponível no site da Acer.

Não acredito que seu caso seja conflito de driver. Notebooks como o seu tem duas GPUs, uma delas é usada para atividades leves e a outra, que tem maior consumo, para atividades pesadas e exigentes (como jogos). Comutar entre as duas GPUs faz com que o vídeo apague como você relatou, sendo perfeitamente normal. Se isso o incomoda você tem sempre a opção de desabilitar a GPU onboard, lembrando que isso vai causar um aumento substancial no consumo de bateria. Se você usa sempre conectado na tomada (que é ideal se você sempre tiver tomada por perto), então pode fazer isso sem medo.

Ademais, sempre certifique-se de que seus drivers do sistema foram todos baixados do site do fabricante (iGPU, LAN, WLAN, audio, chipset, etc.), e os da GPU foram baixados do site da respectiva fabricante. Drivers baixados em outros lugares podem ocasionar conflitos e perda de recursos, instabilidade e muitos outros problemas. 

Programas como driver boost e driver easy são veneno e podem até contaminar seu PC com malware, dentre outros problemas. Windows update não atualiza drivers, só instala o mais velho possível quando instala algum.

Postado

@WOZ Dods @WOZ Dods Então, chequei aqui e o aplicativo do jogo está rodando na GTX 1650, eu sempre uso o meu notebook na tomada, deixo todas as configurações para alto desempenho priorizando a performance do notebook e para utilizar prioritariamente a GPU de vídeo dedicada da NVIDIA quando estiver na tomada. Os drivers eu mesmo instalei todos do site do fabricante quando formatei o notebook um ano atrás. Eu nunca tive esse problema desde que formatei o notebook, fui começar a ter esse problema agora. Pelo motivo desse problema ter começado só agora, tem possibilidade de ser outra coisa?

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Gabriel Azevedo Braz disse:

deixo todas as configurações para alto desempenho priorizando a performance do notebook e para utilizar prioritariamente a GPU

Nunca deixe em alto desempenho a menos que queira, e tenha dinheiro para, trocar de notebook toda hora. Use no equilibrado se quiser que ele dure, sendo que o desempenho será O MESMO (tome cuidado com o que lê na internet). Se quiser que não haja essa comutação entre GPUs, desative a onboard. Tem um lugar no windows onde você poderia selecionar qual é a GPU primária, acho que no painel de controle nvidia tem essa opção.

Provavelmente a opção está em auto, teria que mudar para a sua GPU offboard.

Nota: você sabe que se seu notebook tiver bateria removível, você pode poupá-lo de aquecer desnecessariamente bem como aumentar a vida útil da bateria se rodar o note sem ela? Só não deixe ela cair muito abaixo de 40%, guarde ela com 80% e recarregue de tempos em tempos, pois ela vai perder 1V por dia e se chegar a zero vai perder muita vida útil ou falhar. A faixa ideal é entre 80% e 40% e isso permite a você mantê-la guardada um bom tempo.

1 hora atrás, Gabriel Azevedo Braz disse:

Eu nunca tive esse problema desde que formatei o notebook, fui começar a ter esse problema agora. Pelo motivo desse problema ter começado só agora, tem possibilidade de ser outra coisa?

Sim, tem. Por isso perguntei sobre os drivers. Se você mudou muitas configurações no windows é quase impossível voltar atrás e encontrar a configuração exata que ocasionou esse problema. Recomendo que, se quiser poupar tempo, reinstale seu sistema seguindo o guia que fiz e evite mudar muita coisa. Se fizer o espelho de sistema que recomendo, aí pode alterar tudo que terá como restaurar se fizer alguma bobagem.

Tópico com o guia: https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1528995-como-preparar-seu-pc-após-a-montagem-instalação-do-sistema-configurações-etc/

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...