Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite a todos, este é meu primeiro tópico aqui então desculpem se eu cometer qualquer erro, mas é que preciso da ajuda dos senhores.

Estou montando uma máquina nova e já tenho algumas peças, mas gostaria da opinião de quem é mais experiente no assunto, para tirar umas dúvidas.

O PC que estou montando possui as seguintes peças:

Processador Ryzen 5 5600X, placa-mãe MSI MAG B550 Tomahawk, 2 pentes de memória RAM DDR4 Geil Evo Potenza 8GB 3600MHZ Black. Essas peças eu comprei na loja Terabyteshop com um bom desconto, a minha placa de vídeo infelizmente é a antiga e ainda guerreira GTX 650TI de 2GB. Sim eu sei que ela já está mais que defasada mas o dinheiro é curto e no momento não posso gastar muito mais com uma GPU nova =(

O que gostaria de saber dos senhores é: Essas configurações são boas? Memórias, CPU e placa-mãe no caso, eu sei que a Placa-mãe tem que ser atualizada para receber esse CPU e já comprei ela com a atualização da BIOS que a loja oferece, mas e ai pessoas, tá bacana e certinha essa config?

Outros dois pontos que preciso de ajuda é com relação a fonte e ao gabinete, eu já possuo duas fontes Corsair uma de 500W e outra de 600W, elas dão conta dessa configuração ou precisarei de uma fonte nova e mais potente? Quanto ao gabinete estou em dúvida sobre qual tipo pegar, eu fiquei um bom tempo por fora das mais recentes novidades e agora estou vendo que há esses gabinetes Mid Tower que alguns me recomendaram, mas estou totalmente perdido neles. Dei uma olhada na loja que comprei essas peças (Terabyte) e vi vários modelos mas não entendi muito bem por exemplo onde que eu coloco o HD nesse tipo de gabinete. Já fiquei assustado pois a fonte neles fica embaixo e não em cima como é no PC antigo que tenho aqui xD

Se puderem me indicar um gabinete bacana, com boa ventilação e um gerenciamento de cabos bom ficarei muito agradecido. Peço desculpas se minhas dúvidas são muito banais, mas é que fiquei tanto tempo por fora das novidades do mundo da informática que agora voltando a pesquisar estou totalmente perdido.

Agradeço desde já a quem puder sanar minhas dúvidas =D

• Membro VIP
Postado

Config tá perfeita, não sou muito fã de MSI mas esta placa é bacana. Quanto a sua placa de vídeo, sem novidades, fiz o mesmo quando adquiri minha X370 e R1700, quem não tem cão caça com gato! Mais pra frente você a troca.

De fonte você tá ok. Gabinete eu pegaria um com frente em mesh (sem vidro, apenas uma tela de malha em aço). Os HDs hoje ficam escondidos lá em baixo no PSU cover. Maioria dos gabinetes suportam apenas dois. SSDs SATA vão ficar acima do PSU cover ou fixados na lateral interna. A fonte fica em baixo com o fan virado para baixo. Atualmente a fonte fica a par de todo o sistema, ela pega o ar por baixo e já joga pra fora, atrás, não interferindo com a ventilação do gabinete.

Postado

Muito obrigado pelas respostas até agora galera, então eu dei uma olhada nos gabinetes que o Andros linkou e achei eles bacanas, em especial o primeiro pois possui 6 fans e está com um preço em conta. Eu realmente fiquei surpreso com o quão esses gabinetes são diferentes, como você disse Phoenyx os HDs ficam lá embaixo escondidinhos que doideira!

Esses gabinetes ai linkados são bem bonitos mesmo, e espaçosos pelo visto, agora to na dúvida entre qual deles pegar.

Outra pequena dúvida que esqueci de colocar no tópico foi referente ao Cooler Box do CPU, esse que vem com o Ryzen 5 5600x é bom ou tenho que me preocupar em comprar outro?

• Membro VIP
Postado

@Illgner28 Onde você mora? Do sudeste pra baixo pode ficar com o box mesmo, só troque se pensar em OC.

Eu não pegaria hoje gabinete com vidro na frente, pegaria algo como o Gadit X, mesh na frente.

Postado

Eu moro no Rio de Janeiro, perguntei sobre o Cooler Box pois vejo muita gente que compra CPUs mas ai usam outros CBs ai fiquei na dúvida.

Sobre o gabinete Mesh x Vidro frontal eu dei uma pesquisada aqui e realmente é esquisito o fato de ter tantos FANs mas ai ele ser todo fechado sem uma entrada de ar como é no caso do Mesh. Não tinha reparado nisso ainda, mas agora to procurando uns modelos Mesh aqui na faixa dos 400 a 450 reais.

Minha maior preocupação com o gabinete é justamente a refrigeração.

• Membro VIP
Postado

@Illgner28 Alguns poucos com vidro na frente possuem boa refrigeração, pois há entradas de ar laterais e distância dos fans para o vidro/acrílico. Mas mesmo assim não terão boa refrigeração comparado a entrada de ar frontal desobstruída.

Aqui um vídeo do CDH: 

Quanto ao cooler, vai depender da temperatura ambiente. No geral cooler box dá conta, a não ser que você seja escaldado pela temperatura ou faça overclock.
A galera quer coisa colorida, falar que tem watercooler no PC, mesmo que ele tenha desempenho até inferior em alguns casos. Maximize seu investimento em peças que realmente façam a diferença em desempenho no PC, depois você pensa nas frescuras.

Postado

Entendi amigo, dei uma olhada em uns gabinetes com o frontal em Mesh e achei alguns tipo:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/19198/gabinete-gamer-gamemax-revolt-RGB-mid-tower-vidro-temperado-preto-s-fonte-com-3-fans

https://www.terabyteshop.com.br/produto/13580/gabinete-gamer-liketec-dex-RGB-mid-tower-com-3-fans-vidro-temperado-black-s-fonte

Esses aqui estão bons, ou você recomenda algum outro além daquele Gadit X que você mencionou anteriormente?

Uma outra dúvida que me surgiu quanto ao gabinete é a questão da fonte, por ela ficar lá embaixo os cabos conseguem ficar ok mesmo passando pela parte de trás da placa-mãe? Pergunto isso pois como disse possuo duas fontes Corsair uma de 500W e outra de 600W, mas elas são bem antigas já estão para completar 8 anos e em uma olhada rápida nelas, o tamanho dos cabos parece não ser suficiente.

Uma outra coisa pequena mas que quero perguntar é quanto a pasta térmica para processador, podem recomendar uma de qualidade?

Peço desculpas se essas dúvidas que tenho são meio bobas, mas como falei estou muito por fora das mudanças que ocorreram no mundo da informática, para se ter ideia o PC que uso é aquele padrão onde a fonte de alimentação fica em cima e há aquelas baias na parte frontal para HD e leitor de CD. Então podem imaginar minha surpresa ao ver esses novos gabinetes.

Quero que esse novo PC seja bem montado logo preciso tirar essas dúvidas, não quero mais pra frente descobrir que cometi algum erro bobo por não ter buscado conhecimento de quem está mais atualizado.

Agradeço novamente a quem já ajudou e quem vai ajudar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...