Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade para Core i7 12700k OU Ryzen 7 5800X??


Ir à solução Resolvido por Andros Santos,

Posts recomendados

Oi galera do Clube do Hardware, estou com uma configuração de computador bem antiga, trabalho com programação, edito vídeos, uso programas 3d e ainda jogo no meu PC e senti recentemente que eu preciso fazer uma upgrade considerável na máquina.

Enfim, minha ideia é remontar o PC todo já que ele está obsoleto, esperando apenas a GPU que no momento é inviável, mas eu empaquei na escolha da CPU. Por um lado a Intel tem um modelo com funcionalidades mais modernas e melhor performance por um preço um pouco maior, mas é super difícil achar placa-mãe barata decente para ela. Por outro lado a AMD tem uma CPU boa com ótimas opções de placa-mãe mas praticamente já aposentou o socket dela o que significaria dificuldade para fazer upgrade no futuro.
Devo comprar Intel, AMD, ou esperar o lançamento da 13ª geração e processadores AM5?

Build teórica AMD

Processador: AMD Ryzen 7 5800X 3.8 GHz 8-Core (R$ 2.199,00)
Placa-mãe: Gigabyte A520M AORUS ELITE Micro ATX AM4 (R$ 719,90)
Placa de vídeo: EVGA GeForce GTX 950 2 GB (Minha atual)
Memória: Crucial Ballistix (Preto) 16GB (2x8 GB) DDR4-3600 (R$600)
Armazenamento: Western Digital SSD SN550 1 TB M.2-2280  (R$ 649,90)
Cooler do processador: Scythe FUMA 2 Fluido Dinâmico (R$ 369,90)
Fonte: Corsair CV650 650 W Certificado 80+ Bronze  ATX (R$ 389)
Total: R$ 4.908,40

Build teórica Intel
Processador: Intel Core i7-12700K 3.8 GHz 8-Core (R$ 2.399,90)

Placa-mãe: Não encontrei nenhuma por menos de R$1500
Placa de vídeo: EVGA GeForce GTX 950 2 GB (Minha atual)
Armazenamento: Western Digital SSD SN550 1 TB M.2-2280  (R$ 649,90)
Fonte: Corsair CV650 650 W Certificado 80+ Bronze  ATX (R$ 389)
Memória: Crucial Ballistix Sport LT16 GB (2x8 GB) DDR4-3200 (R$ 519,90)
Total: R$ 4.917,60

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual o orçamento? Um 12700K está na faixa dos 3k, por 250 reais a mais você pega um Ryzen 9 5900X, que tem bem mais desempenho para edição de vídeos e modelagem em 3D. Acredito que o seu orçamento seja na faixa dos 5k, certo? Se investir 500 reais a mais, você consegue pegar algo bem melhor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ir de Intel no momento está complicado porque as placa-mãe intermediária B660m ainda não chegaram, e as placas top Z690 são muito caras!

Acredito que até o final do mês as H610m e B660m devem estar chegando por aqui visto que lá fora já estão disponíveis...

 

Quanto ao comparativo 5900X vs 12700K o desempenho deles é bem parecido com uma pequena vantagem para o i7. Em relação ao preço, lá fora o 12700K custa 419 dólares e o 5900X 549 dólares(30% mais caro). Aqui no Brasil o i7 está 2.699 reais na Kabum e o Ryzen 3.259 reais.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Problema é pegar um Core i7-12700K e tentar conseguir um Cooler pra esse cpu, pois ele não pega qualquer cooler isso somado as placas-mãe e memória DDR5 que estão por um preço absurdo. 

 

Se precisar para agora vá de AMD Ryzen ou Intel Core 10/11ª Geração. porém se puder esperar espera os novos Ryzen e Core i. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, gutopereira disse:

Quanto ao comparativo 5900X vs 12700K o desempenho deles é bem parecido com uma pequena vantagem para o i7.

Não havia visto testes na prática, apenas benchmarks onde o 5900X mostrava maior desempenho bruto. Me surpreendeu esse resultado, sabia que em jogos o i7 ganhava, mas em outras aplicações como render, acreditava que o 5900X era melhor.

Intel arrebentou nessa 12º geração, está melhor do que pensei.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Lenhal disse:

Não havia visto testes na prática, apenas benchmarks onde o 5900X mostrava maior desempenho bruto. Me surpreendeu esse resultado, sabia que em jogos o i7 ganhava, mas em outras aplicações como render, acreditava que o 5900X era melhor.

Intel arrebentou nessa 12º geração, está melhor do que pensei.

Pelo que eu estava vendo aqui só o i9 12° que esta horrível, o i5 12600k esta batendo de frente com o i9 pela metade do preço e o i7 12700k esta bom também 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal primeiramente obrigado pelas respostas... Parece que realmente com a questão das placa mães e DDR5 para o Intel na verdade a pergunta correta para se fazer agora seria i7 11700k vs Ryzen 7 5800x, e aí no caso a Intel vai acabar sofrendo um pouco com performance e continua problemático no custo-benefício, mas acho que algo que não estamos considerando muito aqui é a questão do socket, enquanto a Intel tem um socket novo lançado no ano passado a opção da AMD tem um socket velho que vai ser abandonado em alguns meses e não terá mais lançamentos... Nesse caso eu acho que a Intel ganha...... A menos que o 5800x caia para 2200 reais de novo, que aí no caso eu compro ele na hora kkkkkkkk

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Eduardo Lima Moraes disse:

Pessoal primeiramente obrigado pelas respostas... Parece que realmente com a questão das placa mães e DDR5 para o Intel na verdade a pergunta correta para se fazer agora seria i7 11700k vs Ryzen 7 5800x, e aí no caso a Intel vai acabar sofrendo um pouco com performance e continua problemático no custo-benefício, mas acho que algo que não estamos considerando muito aqui é a questão do socket, enquanto a Intel tem um socket novo lançado no ano passado a opção da AMD tem um socket velho que vai ser abandonado em alguns meses e não terá mais lançamentos... Nesse caso eu acho que a Intel ganha...... A menos que o 5800x caia para 2200 reais de novo, que aí no caso eu compro ele na hora kkkkkkkk

Intel já trocou de socket, o do 11700K já foi abandonado, AM4 também já chegou no limite. Para ter algo que vai durar mais anos, espere a AMD lançar os Ryzen 7000 no socket AM5, pois ela mantém o mesmo socket por bem mais tempo. Se investir mais e pegar 12 geração Intel, o seu limite vai ser a 13 geração, pois Intel troca de socket a cada duas gerações.

Eu não me preocuparia tanto com isso, mesmo que você não vá conseguir fazer mais tantos upgrades, seja com o 11700K, 12700K ou 5800X, eles são ótimos processadores e vão durar um longo tempo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Lenhal disse:

Intel já trocou de socket, o do 11700K já foi abandonado, AM4 também já chegou no limite. Para ter algo que vai durar mais anos, espere a AMD lançar os Ryzen 7000 no socket AM5, pois ela mantém o mesmo socket por bem mais tempo. Se investir mais e pegar 12 geração Intel, o seu limite vai ser a 13 geração, pois Intel troca de socket a cada duas gerações.

Eu não me preocuparia tanto com isso, mesmo que você não vá conseguir fazer mais tantos upgrades, seja com o 11700K, 12700K ou 5800X, eles são ótimos processadores e vão durar um longo tempo. 

Nossa é real, eu jurava que era o mesmo socket 11ª e 12ª! E realmente a AMD tem essa vantagem de manter o mesmo socket por bastante tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Eduardo Lima Moraes disse:

Parece que realmente com a questão das placa mães e DDR5 para o Intel na verdade a pergunta correta para se fazer agora seria i7 11700k vs Ryzen 7 5800x
 

Na 12a geração da Intel voce pode escolher entre usar memórias DDR5 e DDR4, e lá fora já estão disponíveis as placas de entrada H610m por menos de 100 dólares. Aqui no Brasil essas placas devem chegar até o fim desse mês...

O Ryzen 6000 foi lançado agora em Janeiro mas veio apenas para notebook, e os Ryzen 7000 para desktop só devem chegar no final do ano, e parece que será apenas com memória DDR5.
(o Ryzen 6000 já veio apenas com DDR5)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Eduardo Lima Moraes A AMD já anunciou mais uma sobre vida com os CPUs Ryzen 3D.

Pelo histórico da Intel a 12ª só vai ter mais uma geração.

 

Na questão de escolha

Iria no custo beneficio que ultimamente são os CPUs Ryzen, mas aconselho você olhar os programas que pretende usar e ver em qual plataforma se sai melhor.

 

Pensado em plataforma que vai durar

Se pegar um Ryzen 5800X, 5900X OU Core i7/i9 10/11ª Geração acredito que a pessoa não vá trocar de CPU nem tão cedo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!