Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

conectores de fans e controladoras.


Posts recomendados

Olá, desejo realizar um upgrade em meu PC na parte de refrigeração, porém acabei me deparando com algumas dúvidas sobre o assunto.
Primeiramente, meu gabinete suporta 6 ventoinhas (3 frontais, 2 superioras e 1 traseira), ambas em 120mm, para isso pensei nas seguintes configurações:
- 1x traseira (80cfm), e 3x frontal de entrada (+/-50cfm cada);
- 1x traseira e 1x superiora (50cfm cada), e 3x frontal de entrada (+/-50cfm cada);

- 1x traseira e 2x superiora (50cfm cada), e 3x frontal de entrada (+/-50cfm cada).
Então, de primeira mão gostaria de saber se a primeira e segunda opção afetaria muito a pressão positiva do gabinete.
Agora vem minha segunda dúvida, pesquisando fans RGB para a parte frontal acabei achando um kit de 3 fans que aparentam ser um custo beneficio excelente, a GAMDIAS AEOLUS M2-1203 LITE, pesquisando descobri que esse conjunto utiliza uma fan principal que é conectada a placa-mãe através de um conector de três pinos, com um ausente, que seria ligado na header RGB de 5v:
image.png.e7d664000e4256431321e7b01c88a729.png

Porém tanto a minha placa-mãe atual quanto a que pretendo pegar não possuí nenhuma entrada com esse nome, o mais próximo que encontrei foi na placa-mãe que pretendo pegar (H510M ASRock), que possuí uma conexão similar porém é indicado por 'UART1', e não consegui encontrar nada na internet indicando que possa funcionar como um header de RGB 5v, veja:

image.png.a9cc0ea16aa82ec94b0bac24937befc5.png
Então gostaria de saber se eu poderia utilizar essa entrada para conectar meus fans da Gamdias? Estou ciente que esse fan possui a opção de ligar na fonte e trocar o RGB por um botão que já vem nele, ou posso substituir pelo do reset também, porém gostaria de ter a opção do software.
 Após isso acabei me aprofundando mais sobre os conectores, e então pensei em pegar uma controladora que convertesse os 4 pinos do sys_fan/cpu_fan para o formato do kit das fans Gamdias, porém único que achei está fora do orçamento, então pensei em pegar outras fans no lugar junto a uma controladora de fans, analisando cheguei a controladora da Pichau, porém essa tem conexões apenas para fans de 6 pinos, então a outra duvida que tenho é se eu poderia ligar as fans de 4 pinos nessas conexões de 6 pinos.
 Ainda na parte de controladora, gostaria de saber se eu poderia ligar o cabo que faz o ligamento entre a controladora e a placa-mãe no sys_fan, no lugar do header RGB de 12v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!