Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá eu adquiri uma manta antiestática dessas que é preta por baixo e colorida por cima no meu caso é a cor cinza por cima mas eu fiz um teste colocando multímetro na escala vezes 1k mas ela não conduz nada na parte preta no caso ela não teria que conduzir? o que acha pra qem já usa dessa

• 5 semanas depois...
Postado
Em 23/01/2022 às 10:17, Rafael223 disse:

Olá eu adquiri uma manta antiestática dessas que é preta por baixo e colorida por cima no meu caso é a cor cinza por cima mas eu fiz um teste colocando multímetro na escala vezes 1k mas ela não conduz nada na parte preta no caso ela não teria que conduzir? o que acha pra qem já usa dessa

Também tenho dessa manta (da marca Statron) e ela de fato é anti-estática. Para ser anti-estática, precisa ter resistência inferior à 1GΩ e de preferência acima de 1MΩ (para garantir uma corrente de descarga bem baixa), porém um multímetro comum só vai conseguir medir até uns 20MΩ ou 40MΩ, dependendo do modelo. Ou seja, não será capaz de testar todos os equipamentos anti-estáticos, mas já consegue testar pulseiras e pincéis com certa facilidade.

No caso da manta, eu tive essa mesma dúvida que você e também comecei a desconfiar de que não era anti-estática coisa alguma ao medir com meu multímetro, até que enfim fiz o teste da maneira correta: do lado da borracha preta você precisa apertar bastante as pontas de prova do multímetro contra a borracha (quase que furando a mesma) e aí terá valores pouco maiores que 1MΩ. Já do lado colorido da manta nem adianta tentar testar com o multímetro pois a resistência esperada para esse lado é por volta de 1GΩ, ou seja, nenhum multímetro consegue medir isso, seria preciso um Megômetro. Ao contrário daquela manta de silicone com divisórias, que virou moda por aí, essa nossa manta é de fato anti-estática desde que você use ela em um aterramento de verdade, junto com sua pulseira anti-estática, também aterrada.

• Membro VIP
Postado
5 horas atrás, Rodrigo RDA disse:

lado da borracha preta você precisa apertar bastante as pontas de prova do multímetro contra a borracha (quase que furando a mesma) e aí terá valores pouco maiores que 1MΩ. Já do lado colorido da manta nem adianta tentar testar com o multímetro pois a resistência esperada para esse lado é por volta de 1GΩ

Não precisa e nem deve furar. Coloque algo metálico algo como uma moeda de R$1,00 ou maior. Também tem que exercer um peso sobre ela. Geralmente 1Kg. Tal área, distância entre elas, peso, material usado são normatizados (tenho a norma mas tenho também preguiça de olhar, não fica no meu setor).  Vá de intuição mesmo: moeda R$1,00, 5cm, 1Kg < 100MΩ

O outro lado da manta de fato não é pra ser condutivo

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...