Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, boa tarde.

Apesar de mexer com PCs há muitos anos, eu nunca me aventurei muito no mundo do overclock. Porém, comprei um i7 9700k e queria justificar o preço dele rs

Eu fiz um OC pelo Intel Xtreme Tuning Utility (XTU) que ficou excelente para o meu uso. Coloquei todos os núcleos com o turbo em 4.9 GHz (original era 4.6) e fiz um undervolt para 1.275 como o sistema trabalhando com algoritmo estático.

Consegui um desempenho legal e reduzi as temperaturas. Fiz um teste de estresse de 5 horas nessa configuração, rodando a 4.9Ghz e o processador chegou a no máximo 77 graus.

Contudo, quando eu reinicio o sistema, muitas vezes a tensão que ajustei no XTU não é aplicada. Por isso, tentei fazer os mesmos ajustei na BIOS da placa-mãe (Gigabyte Z390 M Gaming), para ser algo mais definitivo sem precisar ajustar cada vez que ligar o PC. Mas estou com problemas.

Quando coloco o CPU Vcore na BIOS na mesma tensão que ajustei no XTU (1.275) o windows nem inicia. Preciso jogar a tensão em valores bem mais altos para iniciar, e aí já sai daquele ajuste perfeitinho.

Gostaria de saber porque esse ajuste funciona perfeitamente no XTU e não funciona na BIOS da placa? Há alguma outra configuração na BIOS que eu preciso fazer para dar certo? Minha intenção era continuar com o clock alto no turbo e manter as temperaturas frescas.

• 2 semanas depois...
Postado

Pode ser que o ajuste funcione melhor no XTU do que na BIOS pois um deles não é tão preciso, ou porque XTU faz o undervolt de uma maneira mais inteligente. Como você teve problemas com o Intel XTU, pode tentar utilizar o Throttlestop para aplicar o mesmo undervolt:

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!