Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuste de tensão de OC por Intel XTU e pela BIOS


Serjey Martins

Posts recomendados

Olá pessoal, boa tarde.

 

Apesar de mexer com PCs há muitos anos, eu nunca me aventurei muito no mundo do overclock. Porém, comprei um i7 9700k e queria justificar o preço dele rs

 

Eu fiz um OC pelo Intel Xtreme Tuning Utility (XTU) que ficou excelente para o meu uso. Coloquei todos os núcleos com o turbo em 4.9 GHz (original era 4.6) e fiz um undervolt para 1.275 como o sistema trabalhando com algoritmo estático.

 

Consegui um desempenho legal e reduzi as temperaturas. Fiz um teste de estresse de 5 horas nessa configuração, rodando a 4.9Ghz e o processador chegou a no máximo 77 graus.

 

Contudo, quando eu reinicio o sistema, muitas vezes a tensão que ajustei no XTU não é aplicada. Por isso, tentei fazer os mesmos ajustei na BIOS da placa-mãe (Gigabyte Z390 M Gaming), para ser algo mais definitivo sem precisar ajustar cada vez que ligar o PC. Mas estou com problemas.

 

Quando coloco o CPU Vcore na BIOS na mesma tensão que ajustei no XTU (1.275) o windows nem inicia. Preciso jogar a tensão em valores bem mais altos para iniciar, e aí já sai daquele ajuste perfeitinho.

 

Gostaria de saber porque esse ajuste funciona perfeitamente no XTU e não funciona na BIOS da placa? Há alguma outra configuração na BIOS que eu preciso fazer para dar certo? Minha intenção era continuar com o clock alto no turbo e manter as temperaturas frescas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pode ser que o ajuste funcione melhor no XTU do que na BIOS pois um deles não é tão preciso, ou porque XTU faz o undervolt de uma maneira mais inteligente. Como você teve problemas com o Intel XTU, pode tentar utilizar o Throttlestop para aplicar o mesmo undervolt:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!