Ir ao conteúdo

Como atualizo BIOS da placa-mãe Colorful A320?

Ir à solução Resolvido por jfavero,

Posts recomendados

Postado

Preciso de ajuda, quero saber como atualizo a BIOS da minha placa-mãe, pois segundo a fabricante, a nova versão habilita o FTPM e preciso dela pra por o Win 11.

O modelo dela é uma Colorful A320M-M.2 PRO V15.

O problema é que as versões anteriores de BIOS podiam ser atualizadas dentro do Windows, mas essa ultima não (não faço ideia porque), e não sei como usar esses arquivos de extensão EFI.

PC Config: R5 1600AF, MB Colorful A320M-M.2 PRO V15, 8GB DDR4 3000mhz.

Segue anexos do site da fabricante, e das pastas que vem no .ZIP da ultima versão de BIOS:

imagem_2022-02-02_134421.thumb.png.89075870150e32a5615d6952924fdfbf.png

imagem_2022-02-02_134700.thumb.png.06986830a507550f7768f16850db8344.png

imagem_2022-02-02_134717.thumb.png.4b4689fcaf62b23d08486cd5a9050ece.png

Postado

Estou com uma configuração igual a sua, mas o PC Helth Check da microsoft diz que o processador 1600 AF tá ok...

Tentei fazer o upgrade da BIOS pelo usb uefi seguindo as instruções da versão 1006 e acabei com essa mensagem de erro:

Se alguém tiver uma ideia...

image_2022-02-06_141350.png

erro.jpg

Postado

Seu Secure BOOT provavelmente está desativado e você não possui o TPM 2.0, então não vai poder instalar o Windows, e não faça gambiarra pra instalar, pode até corromper a BIOS.

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, jfavero disse:

erro.jpg

Ao invés de invocar o AfuEfi manualmente, rode o script Update.nsh, que talvez ele tenha alguma opção mágica que faça funcionar.

• Solução
Postado

Resolvido! Sem gambiarra...

Para quem quiser atualizar a BIOS da placa Colorful A320M M.2 PRO V15, passo a passo:

1. baixe o arquivo 1006 no site da colorful.

2. copie apenas as pastas EFI e SHELL em um pendrive formatado padrão FAT32

3. na pasta shell, renomeie o arquivo a320m-M.2 pro v15.rom em BIOS.rom (pode ser qualquer nome)

4. reinicie o pc com o pendrive ligado e tecle F11 para entrar na janela de escolha de boot.

5. escolha UEFI - seu pendrive

6. cai numa tela de comando, Digite fs0: (ou fs1: ou 2... o que representa seu pendrive)

7. digite cd shell, digite dir para ver os arquivos e pastas da pasta shell

8. digite AfuEfi.efi BIOS.rom /p /b /x /k   enter

9. vão aparecer 3 opções: E, A ou F. Escolha F

10. esperar e reiniciar o pc.

na minha captura usei a320.rom

obrigado a todos que ajudaram...

bios.jpg

Postado
6 horas atrás, jfavero disse:

Depois de atualizada a BIOS, TPM 2.0 foi habilitada, agora só falta mudar o HD para GPT...

Capture2.PNG

Eu não tinha visto, o 1600 af tem suporte pois é basicamente um Ryzen 5 2600, que tem suporte ao tpm 2.0

• 3 meses depois...
Postado

@jfavero Meu camarada, boa noite. é seguro fazer a atualização dessa forma. Não consigo nenhum manual ou suporte da Colorful. O tutorial deles veio em caracteres especiais, nem em chinês está. Você teria as instruções em chinês?

Um forte abraço

Postado

@ericnalinpereira Olá!

Eu consegui traduzir as instruções no google tranlator do chinês para o inglês. Segui as instruções e deram errado, meu primeiro erro acima. Depois percebi que não eram para a placa A320. Foi rodando o script .nsh que percebi o erro. 

O erro do arquivo de atualização está na escrita com "." (pontos), por isso a troca do nome.

A atualização funciona, o computador tá rodando com w11 mas tem um bug. Não sei se é alguma configuração que não achei, enfim, às vezes, quando ligo o PC, cai direto na BIOS, sem pedir. Nada que ESC/Enter não resolvam, mas é um bug.

Qualquer dúvida, só chamar.

• mês depois...
Postado

Feita atualização da BIOS para versão 1007 sem problemas, Pelo menos dessa vez o update . nsh e o arquivo rom não tinham problemas. Atualizou completamente, mudando o layout da BIOS. Depois aviso se o bug que descrevi desapareceu...

Postado

@jfavero Nem lembrava mais desse meu tópico, tinha perdido as esperanças.

E verdade, o 1600AF atende os requisitos, n tinha percebido isso, só falta atualizar a BIOS e ativar o TPM 2.0, eu posso ir da versão 1004, para a última(1007) direto?

Postado

A versão 1007 é mais fácil.

1 Formate o pendrive e copie direto na raiz os arquivos das pastas uefi e shell

2 reinicialize, aperte f11 e escolha uefi seu pendrive.

3 digite fs0: ( ou 1 ou 2, depende de qual representa o pendrive).

4 digite update.nsh e enter. Deve escrever os comandos automaticamente. Enter.

5 nas opções, selecione F e enter.

6 demora um pouco a atualização…

7 pronto

espero que ajude…

• 4 semanas depois...
  • 8 meses depois...
  • 2 semanas depois...
Postado

Para a galera que está tentando com o comando "Is" e não está funcionando, utilizem o comando "Dir", desta forma abrira os diretórios da pasta necessária. 

Agradeço a todos aqui, estava com muita dificuldade de atualizar a BIOS da placa-mãe Colorful C.A320M-K PRO V14 para utilizar meu AMD Ryzen 5 4600G. Porém consegui atualizar e o Processador está funcionando corretamente.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...