Ir ao conteúdo

Fonte corsair cx 450m suporta uma RTX 3050?

Ir à solução Resolvido por Physics,

Posts recomendados

Postado

Estou pensando em comprar uma RTX 3050 e não sei se terei que trocar de fonte para uma melhor

minha config:

I5 11400

H510-A Prime

memória RAM kingston fury beast 3000mhz 2x8

1 SSD NVMe

1 HD sata.

Gostaria de saber se preciso dar um upgrade na fonte caso eu escolha a RTX 3050 (da zotac) como minha gpu

Postado

"Especificações:
- PCI Express: 4,0 8x
- Suporte HDCP: 2.3
- Capacidade de vários monitores: Tela quádrupla
- Fonte de alimentação recomendada: 450 W
- Consumo de energia: 130 W"

Jogando umas especificações por alto em https://outervision.com/power-supply-calculator , deu aqui:

Load Wattage:291 W
Recommended UPS rating:700 VA
Recommended PSU Wattage:341 W

Resumindo: dá, fica no limite para daria sim. CX é fonte boa, então não deve dar problema.

Recomendo usar um filtro de linha bom (tipo da Clamper) pra garantir a fonte em bom funcionamento.

• Obrigado 1
Postado

Um detalhe: como sua fonte é selo 80 plus, em 100% de uso ela tem 82% de eficiência. Fazendo a conta 450W*82% (450*0,82) dá 369W. Nesse caso, seria bem no limite, mas respeitando a especificação do fabricante e calculando o quanto é necessário, daria conta.

Mas se eu tivesse q dar conselho, seria de planejar uma troca em alguns meses. Se ela extrapolar, por ser Corsair provavelmente vai desligar o sistema por segurança. Uma de 550 e até 650 dá uma folga boa e deve dar conta de upgrades tb.

• Solução
Postado
8 minutos atrás, ElSantAna disse:

Um detalhe: como sua fonte é selo 80 plus, em 100% de uso ela tem 82% de eficiência. Fazendo a conta 450W*82% (450*0,82) dá 369W. Nesse caso, seria bem no limite, mas respeitando a especificação do fabricante e calculando o quanto é necessário, daria conta.

Eficiência se refere à potência consumida para entregar o valor requisitado.

O cálculo correto seria: 450 ÷ 0,82 ≈ 548,78.

Não há qualquer relação entre a eficiência e a potência máxima suprida pela fonte de alimentação (exceto se considerarmos que perdas energéticas geram carga térmica, causando a saturação dos transformadores, sendo este um dos motivos das fontes de alimentação mais potentes serem desenvolvidas com maior eficiência).

4 horas atrás, Gaviaio disse:

Gostaria de saber se preciso dar um upgrade na fonte caso eu escolha a RTX 3050 como minha GPU.

A potência do modelo é suficiente para o teu sistema. No entanto, eu indicaria a substituição do modelo devido ao fan com sleeve bearing utilizado, pois este tende a apresentar problemas após 3 anos de utilização.

• Obrigado 1
Postado
9 minutos atrás, Phynsx disse:

A potência do modelo é suficiente para o teu sistema. No entanto, eu indicaria a substituição do modelo devido ao fan com sleeve bearing utilizado, pois este tende a apresentar problemas após 3 anos de utilização.

Eu comprei a fonte a menos de 3 meses então tenho tempo de sobra para trocar, agradeço pelas explicações de ambos, sou leigo no quesito de fonte, tinha optado pela cx450m por conta dela ser semi modular, para ocupar menos espaço dentro do gabinete e realmente é mais fácil de trabalhar na hora da montagem e limpeza do computador.

Mas pensando em um futuro upgrade, uma xpg core reactor de 750w é uma boa fonte?

Postado
15 minutos atrás, Phynsx disse:

Eficiência se refere à potência consumida para entregar o valor requisitado.

O cálculo correto seria: 450 ÷ 0,82 ≈ 548,78.

Não há qualquer relação entre a eficiência e a potência máxima suprida pela fonte de alimentação (exceto se considerarmos que perdas energéticas geram carga térmica, causando a saturação dos transformadores, sendo este um dos motivos das fontes de alimentação mais potentes serem desenvolvidas com maior eficiência).

Que funciona acima da capacidade nominal eu sabia, mas a eficiência e a potência máxima nominal não tem relação não? Achei q era o valor que era "garantido".

16 minutos atrás, Phynsx disse:

Bom saber, porque a minha CV650 tem esse tipo de fan kkkkkkkkk no caso, pelo menos o fan é ok pra trocar dps, certo?

Postado
5 minutos atrás, Gaviaio disse:

Mas pensando em um futuro upgrade, uma CORE REACTOR 750W é uma boa fonte?

Sim, é uma excelente fonte de alimentação.

2 minutos atrás, ElSantAna disse:

Que funciona acima da capacidade nominal eu sabia, mas a eficiência e a potência máxima nominal não tem relação não? Achei q era o valor que era "garantido".

Não estamos falando de funcionamento acima da capacidade nominal.

548,78W seria o valor extraído da rede (neste cálculo, estamos desconsiderando outros valores, como vampire power e power factor), mas o valor fornecido seriam os 450W exigidos.

Não há qualquer relação entre a eficiência do modelo e a potência máxima nominal, apenas limitações da unidade caso a eficiência seja muito baixa, podendo impedir o modelo de entregar sua potência máxima, mas isto seria um erro de engenharia da plataforma, não uma característica das fontes de alimentação.

5 minutos atrás, ElSantAna disse:

Pelo menos o fan é ok pra trocar depois, certo?

Tu dizes com relação a ser fácil de substituir, de encontrar um modelo similar ou outra coisa?

Não indico substituir o fan da fonte de alimentação, especialmente por um modelo diferente do utilizado, pois você interferirá na curva de ventilação da unidade, podendo ocasionar em superaquecimento.

Corsair costuma utilizar os péssimos fans da Yate Loon (o diretor de engenharia da empresa explica que esta escolha se deve ao custo irrisório destes, mas admite que a qualidade é baixíssima). Dificilmente você encontrará à venda a mesma versão com long life sleeve bearing (rifle bearing), pois esta só pode ser adquirida diretamente com o fabricante.

Postado
4 minutos atrás, Phynsx disse:

548,78W seria o valor extraído da rede (neste cálculo, estamos desconsiderando outros valores, como vampire power e power factor), mas o valor fornecido seriam os 450W exigidos.

Aaaaaaah sim, agora entendi! Obrigado!!!

4 minutos atrás, Phynsx disse:

Tu dizes com relação a ser fácil de substituir, de encontrar um modelo similar ou outra coisa?

Sendo 120mm, acho q da pra ligar o 12v direto, ignorando um cabo no caso de fans de 3 pinos. Daria certo?

Comprei minha Corsair porque tava em promoção, mas agora com essa informação, to com receio de ter problemas. Melhor deixar pra lá e deixar pra preocupar/trocar quando começar a dar problema?

Postado
5 minutos atrás, ElSantAna disse:

Sendo 120mm, acho q da pra ligar o 12v direto, ignorando um cabo no caso de fans de 3 pinos. Daria certo?

Um fan do gabinete possivelmente não teria a mesma capacidade de deslocamento de ar, tensão de partida ou corrente operacional.

6 minutos atrás, ElSantAna disse:

Comprei minha Corsair porque estava em promoção, mas agora com essa informação, estou com receio de ter problemas. Melhor deixar pra lá e deixar pra preocupar / trocar quando começar a dar problema?

Não é necessário preocupar-se com isto. Se algum defeito ocorrer e você estiver coberto pela garantia, troque a tua unidade. Se ocorrer algum defeito no fan do modelo após o período da garantia, a substitua por um modelo melhor. Em ambos os casos, este defeito possivelmente não causará danos ao teu sistema ou mesmo à unidade devido a existência da over temperature protection.

Postado
1 minuto atrás, Phynsx disse:

Um fan do gabinete possivelmente não teria a mesma capacidade de deslocamento de ar, tensão de partida ou corrente operacional.

Entendido

1 minuto atrás, Phynsx disse:

Não é necessário preocupar-se com isto. Se algum defeito ocorrer e você estiver coberto pela garantia, troque a tua unidade. Se ocorrer algum defeito no fan do modelo após o período da garantia, a substitua por um modelo melhor. Em ambos os casos, este defeito possivelmente não causará danos ao teu sistema ou mesmo à unidade devido a existência da over temperature protection.

Entendido²

Muito obrigado pelas informações! Minha fraqueza sempre é fonte, eu sei so se ela aguenta uma conf ou não, de resto.....

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!