Ir ao conteúdo

Erro de Winload.efi ao formatar para Windows 7.

Ir à solução Resolvido por Gabe Grechuk,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde.

Estou precisando de ajuda para formatar o meu notebook. Ele veio com Windows 10, mas o mesmo consome muita RAM e, por isso, estava tentando formatar para o Windows 7.

Realizei os procedimentos que encontrei na internet. Baixei a ISO do Windows 7 SP1 Professional x64 em Inglês. Ao iniciar o Setup direto do computar (não possuo pendrive ou CD), parece prosseguir normalmente. Ele copia os "Temporary Files" e etc, e reinicia. Porém, na hora de iniciar, aparece uma mensagem de erro.

"File: \$WINDOWS.~BT\Windows\system32\winload.efi

Status:0xc0000428

Info: The digital signature for this file couldn't be verified."

Aparecendo isso, posso apertar Enter para voltar e selecionar o Sistema Operacional (o Windows 10 ainda aparece e pode ser escolhido sem problemas), ou apertar ESC e ir para "UEFI Firmware Settings".

Qualquer informação que preciso dar, é só perguntarem.

Postado

@Arthur de Souza O seu notebook é novo? Qual o modelo dele?

Em notebooks novos (comprados a menos de 4 anos) eu recomendo fortemente que continue com o Windows 10. Pode parecer mais pesado e consumir mais recursos, mas na verdade tem o desempenho equivalente ao Windows 7, e em máquinas mais novas, que o hardware já tem os drives especificamente programados para rodar no windows 10, fazer o downgrade pode acabar resultando em uma máquina com desempenho muito pior e que pode nem mesmo ter suporte a algumas funções, como Wi-fi, Bluetooth, conexão ethernet com cabo de rede, drivers de vídeo, audio, controladora SATA etc

Mas o que ta dando de erro aí, é que a BIOS não consegue verificar as informações de segurança do boot do Windows 7, geralmente isso ocorre porque o secure boot ta habilitado na BIOS, se você desativar ele pode ser que consiga rodar o sistema

Mas se eu posso falar por experiência própria, mesmo que de certo, não vale nem um pouco a pena a dor de cabeça pra encontrar drivers com suporte ao windows 7 no seu notebook. E com a perda de suporte ao update, metade dos sites que você entrar vai dar erro de certificado TSL/SSL. Compensa mais colocar um SSD e deixar com o Win 10, vai ficar bem melhor

Postado
1 hora atrás, Gabriel Grechuk disse:

@Arthur de Souza O seu notebook é novo? Qual o modelo dele?

Em notebooks novos (comprados a menos de 4 anos) eu recomendo fortemente que continue com o Windows 10. Pode parecer mais pesado e consumir mais recursos, mas na verdade tem o desempenho equivalente ao Windows 7, e em máquinas mais novas, que o hardware já tem os drives especificamente programados para rodar no windows 10, fazer o downgrade pode acabar resultando em uma máquina com desempenho muito pior e que pode nem mesmo ter suporte a algumas funções, como Wi-fi, Bluetooth, conexão ethernet com cabo de rede, drivers de vídeo, audio, controladora SATA etc

Mas o que ta dando de erro aí, é que a BIOS não consegue verificar as informações de segurança do boot do Windows 7, geralmente isso ocorre porque o secure boot ta habilitado na BIOS, se você desativar ele pode ser que consiga rodar o sistema

Mas se eu posso falar por experiência própria, mesmo que de certo, não vale nem um pouco a pena a dor de cabeça pra encontrar drivers com suporte ao windows 7 no seu notebook. E com a perda de suporte ao update, metade dos sites que você entrar vai dar erro de certificado TSL/SSL. Compensa mais colocar um SSD e deixar com o Win 10, vai ficar bem melhor

É um Acer Aspire 3 A315-33. É um notebook bem fraco e isso atrapalha um pouco, principalmente quando quero jogar enquanto faço call. Antigamente, em um notebook mais fraco ainda (2GB de Ram e 32bits), onde eu rodava Windows 7, conseguia fazer a call tranquilamente sem que a minha voz travasse ou parecesse acelerada. No entanto, o Windows 10 por si só consome 2GB de RAM, causando esses problemas de desempenho. Atualmente, tô tentando melhorar o desempenho do Windows 10 e ver se realmente não vou precisar formatar.

• Solução
Postado

@Arthur de Souza

2 horas atrás, Arthur de Souza disse:

Acer Aspire 3 A315-33.

qual é a config dele? 

2 horas atrás, Arthur de Souza disse:

Windows 10 por si só consome 2GB de RAM

O Windows 10 é realmente é maior mesmo, mas isso não afeta em nada no desempenho do seu computador. Na verdade, consumir mais ou menos memória RAM não faz diferença nenhuma, a menos que realmente falte pro seu uso, tipo uma aba do chrome consumindo 6gb e seu notebook ter só 4gb de ram. O que eu creio que esteja acontecendo mesmo, é que o seu notebook está com um Disco Rígido no lugar de um SSD, e isso realmente gargala bastante o computador com windows 10, no 7 ele trabalha melhor com a limitação da velocidade de leitura do disco. Mas um notebook com SSD, não há nenhuma diferença de windows 7 pro 10, e no 7 como eu disse, pode não haver drivers para alguns recursos

• Curtir 1
  • 6 meses depois...
Postado

Como consegui resolver hoje:

Inicie o PC e abra o CMD pela opções avançadas: Dê os seguintes comandos todos sem as aspas

Comando 1:

“diskpart”

Comando 2:

“list disk”

Comando 3:

“select disk X”  (sendo X o número do disco onde tá o Windows)

Obs: Se seu HD tiver partição, você vai precisar dar o comando “select partition X” (sendo X a partição onde está a recuperação do sistema).

Comando 4:

“assign letter V”

Comando 5:

“exit”

Comando 6:

“bcdboot C:\windows /s V: /f UEFI

Agora, reinicie o Windows e entre na BIOS, vá em BOOT e coloque o novo disco criado como boot primário, as outras opções, se houver, pode deixar desabilitado. Reinicie o PC que deve funcionar.

Pra mim funcionou! Espero que ajude outras pessoas. Abç!

Postado

1) WINDOWS 7 NÃO INSTALA NATIVAMENTE EM UEFI.

Vai precisar fazer uns ajustes que eu não recomendo para quem não sabe.

2) WINDOWS 7 VAI PRECISAR DE LICENÇA QUE VOCÊ NÃO TEM.

3) QUAL A CONFIGURAÇÃO DO NOTEBOOK?

Se você não precisa de 64-bit o Windows 10 32-bit melhorará bastante.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...