Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC desligando sozinho. Superaquecimento?


Posts recomendados

Fala gente, boa noite!

 

Recentemente adquiri uma RTX 3060 12GB da Gainward.

Junto com ela, troquei minha pasta térmica para uma da Kryonaut.

Tenho o Cooler da Corsair H80i v2.

As outras configurações do meu PC são: i7 8700k 3,5ghz e 16gb de memória RAM.

 

No aplicativo da Corsair (Corsair LINK 4), o perfil está configurado em "Performance". E as temperaturas ficam assim (ver img1) sem nenhum jogo ou aplicação pesada aberto. Com um jogo aberto, a temperatura obviamente sobe, mas observando por um tempo percebi que a RTX chega no máximo a 78-79 graus, o que, na minha visão de leigo, não parece algo que causaria problema.

 

Porém, em 2 ocasiões (uma na terça passada e outra hoje), meu PC desligou sozinho. Percebi um ruído da fan como se ela aumentasse a rotação e repentinamente o PC desligou quase que no mesmo segundo. Tem como ver algum log para saber a real causa do desligamento? Se for superaquecimento, o que devo fazer para que isso pare? Teria que comprar outro cooler? Qual suportaria?

 

OBS: na primeira vez que o PC desligou sozinho, eu não estava com jogo nenhum aberto, apenas com o Google Chrome no YouTube. Na segunda vez (hoje), tinha jogo rodando.

 

Abraços e obrigado!

 

 

img1.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estressa ele com algum programa como AIDA64 e cuide a temperatura do processador, caso passar de 95 graus C e desligar pode ser algum problema com seu cooler, caso as temperaturas de CPU, placa-mãe e GPU estiverem ok e ainda sim desligar, neste caso, sua fonte pode ser o problema. Você tem uma fonte confiável? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus0019 Rodei aqui e ficou suave, como na imagem. Nenhuma temperatura tão elevada. Não sei se fiz corretamente, mas parece que estressou bem ao ponto de todas as temperaturas aumentarem. Como sei qual fonte tenho no PC? Olhando atrás aqui do meu PC vejo TX750, parece ser da Corsair. Essa seria minha fonte?

img3.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Stefano9 A fonte é onde você insere o cabo de força que vai na tomada, para saber o modelo você tem que abrir o computador ou se for de vidro ou acrílico(a lateral) é possível olhar sem abrir desde que esteja a marca e a potencia a exposição. Quanto ao teste de estresse tem que deixar rodando por horas e horas, no mínimo de 4-6 horas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!