Ir ao conteúdo

Tela colorida e PC reiniciando após alguns minutos

Ir à solução Resolvido por Pedro Math.pi,

Posts recomendados

Postado

Oi.
Recentemente, montei meu novo computador, faz mais ou menos umas duas semanas de uso, e o computador funcionando normalmente. Ainda não havia ajustado as a velocidade das memórias pelo perfil XMP.

Entao este fim de semana, fui ajustar as memórias. Entrei na BIOS e acionei o perfil #1 do DOCP, o que colocou automaticamente as memórias em 3603MHz. Reiniciei o computador e tudo funcionou normalmente, porém, quando fui jogar um cs go com uns amigos, tudo rodando liso 350 fps+, mas de repente, uns 30 minutos depois de ligado e funcionando, o computador travou e apareceu uma tela como esta da foto (foto retirada da internet, muito parecida com a que me ocorreu) e o computador logo se reiniciou, novamente acontecendo a mesma coisa após alguns minutos ligado de novo, novamente jogando.

image.png.f8a5775f3d5b0597ea6fed8d8aa4b289.png

Após o ocorrido pela segunda vez, desativei o DOCP e as memórias voltaram para a velocidade setade de fabrica. O computador voltou a funcionar normalmente tanto para jogar, como trabalhar, ficando ligado em media umas 8 horas por dia. Fiz teste no AIDA64 com as velocidades de fabrica por mais ou menos uma hora e tudo normal, temperaturas chegaram a no maximo 65ºC na CPU.

Agora voltei a ativar o DOCP, mas no perfil 2 (3000MHz), ja se passaram umas 2 horas e tudo funcionando suave por enquanto. (Ainda não repeti o teste do AIDA64 em 3000MHz e nem em 3600Mhz

vocês tem uma ideia do que pode ser?? O que devo fazer para colocar as memórias em 3600Mhz como deveriam ser? Existe algum teste para fazer?

Acredito que seja problema na memória.

Confesso que estou meio perdido, esta é a primeira vez que entro no site e/ou monto o computador sozinho. Qualquer ideia ou ajuda é muito bem vinda, desde já agradeço.

Acho que vale ressaltar, o computador é quase todo novo, salvo HDs, SSD e placa de vídeo, do meu antigo.

Acredito a placa de vídeo estar dando um pouco de gargalo, mas acho que não esta relacionado a este problema.

Todas as peças foram compradas novas e na Kabum no final do ano passado e começo desse ano.

Segue especificaçoes do computador que acredito serem uteis para qualquer analise.

Sistema operacional: Windows 10 home original ESD;

placa-mãe: ASUS TUF GAMING X570-PLUS BR;

BIOS ver.3603;

Processador: AMD Ryzen 9 5900X;

memórias Ram: Kingston Fury Beast 32GB (4x8GB) 3600MHz, CL17; (sem RGB)

Fonte: XPG Core Reactor, 750W, 80 Plus Gold Modular;

Water Cooler: DeepCool Castle 360RGB V2, 120mm, RGB;

Placa de vídeo: AMD Radeon R9 380X (6 anos de uso).

Armazenamento: 1 SSD Kingston sata 128GB (4 anos de uso), 1x HD 1TB e 1x HD 500GB (uns 9 anos de uso no de 500 e 4 no de 1TB). 

Desculpem o texto extenso, como falei anteriormente qualquer ajuda será muito bem vinda, se necessário mais informações ou testes, tento responder assim que possível.

Postado

Cara não tenho certeza absoluta, mas tem um canal de informática que eu curto muito, que é do Tito Tech. Ele sempre fala que em placas como ASUS B550 Tuf ou X570 que são placas intermediárias e não high end. O ideal é 2x16 e 2x8 3600mhz, ou então 4x8 e 4x16 3200mhz (Coloquei esses padrões de memória, mas a ideia é se for 2 pentes, o ideal é até 3600mhz e se for 4 pentes, até 3200mhz). No caso é loteria do silício você conseguir operar 4x8 3600mhz sem problemas. Tenta com 2 pentes só, ou muda os 4 para 3200mhz

Postado

Muito obrigado pela ajuda pessoal!! Problema resolvido.

@Gustav0 R Durante a semana fiz o que voce falou e funcionou muito bem tambem em 3200Mhz.

Mas agora que tive um tempo atualizei a BIOS e desativei o DOCP e tudo funcionando, fazem umas 5 horas com o computador ligado e mesmo jogando, tudo esta ok até agora, sem reinicios.

• Curtir 1
Postado
44 minutos atrás, Lucas Dalla Vecchia disse:

Muito obrigado pela ajuda pessoal!! Problema resolvido.

@Gustav0 R Durante a semana fiz o que voce falou e funcionou muito bem tambem em 3200Mhz.

Mas agora que tive um tempo atualizei a BIOS e desativei o DOCP e tudo funcionando, fazem umas 5 horas com o computador ligado e mesmo jogando, tudo esta ok até agora, sem reinicios.

Boaaa, que bom que conseguiu uma solução!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...