Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal eu uso um monitor com um pc antigo que utilizava uma VGA para dar vídeo, a resolução ficava 1366 x 768 o que me fazia pensar q o monitor era 720p nativo mesmo, porém eu resolvi utilizar um cabo HDMI e a resolução mudou pra 1920 x 1080 o que eu achei estranho, só q a imagem não esta com uma qualidade boa, as letras estão com um contorno "quebrado" (as imagens também), os ícones ficaram pequenos e a imagem em geral não parece decente pra esse cabo HDMI 2.0.

Eu ja procurei varias coisas sobre isso, o pessoal fala sobre overscan, mexer em algumas cores, mas eu não consegui mudar esse aspecto horrível da imagem, não sei se isso talvez teria a ver com o monitor podendo ser somente HD.

A pergunta que eu queria fazer é primeiro, como eu sei qual a resolução "de fato" do meu monitor sem ter o manual dele?

E segundo tem como consertar essa imagem ruim usando cabo HDMI ?

Especificações:

placa-mãe ASRock a55m-hvs

Processador a8-3870

Monitor é um CCE antigo mas q tem as portas HDMI, não sei mais nada porque não tenho o manual.

Postado

Indo na aba Display das configurações do Windows, não é possível mudar a resolução? Acredito que o monitor seja 720p mesmo, ele está ficando em 1080p ou porque está espelhando algum outro monitor ou por conta de um erro/falta de funcionalidade.

Postado
agora, acvale disse:

Indo na aba Display das configurações do Windows, não é possível mudar a resolução? Acredito que o monitor seja 720p mesmo, ele está ficando em 1080p ou porque está espelhando algum outro monitor ou por conta de um erro/falta de funcionalidade.

Da pra mudar, só que não fica bom, as vezes a tela fica com muito "zoom" e até mesmo na resolução que eu usava antigamente, a tela fica grande e cortando parte da área de trabalho. Realmente não da pra confirmar por software se o monitor é 720p mesmo?

agora, Antonio V. Garcia disse:

Se o monitor é antigo, é capaz dele não ser HD, então a imagem mesmo que HDMI será ruim... ficou pior que o VGA por causa da qualidade empregada em cima do monitor que não suporta...

É capaz dele não ser fullHD você quis dizer né, porém se a questão é a resolução eu não poderia simplesmente voltar pra resolução antiga usando o cabo HDMI com a mesma qualidade da VGA ja que em tese o cabo HDMI é melhor? porque se eu tento voltar a tela fica toda cortada, ele só diz q a resolução recomendada é 1920 x 1080.

Eu vi nos fóruns que o pessoal tem esse mesmo problema com a imagem estranha usando o HDMI mas as soluções deles aqui não funcionaram ou não foi possível tentar, eu só consegui deixar o enquadramento correto mas o resto ainda ta esquisito, eu só citei mesmo o HD porque eu queria ver se tinha uma maneira de confirmar pelo monitor se essa é a resolução nativa ou se ele ta fazendo algum "upscaling" nem sei se é essa a palavra correta.

Postado

Se você faz upscale de resolução, por exemplo saindo de 720p pra fullhd a imagem fica embaçada e meio distorcida mesmo, seu monitor provavelmente é HD e tá sendo forçado a ficar em fullhd

Postado

@Fuzion200 Nesse caso, como q eu faço pra ficar na resolução antiga usando esse cabo, mas não ficar completamente cortada a imagem como se tivesse dado um zoom enorme no meio?

E outra coisa, essa placa-mãe não tem nada a ver com isso? porque é o seguinte esse pc vai ser passado adiante mas o monitor eu ainda vou usar e eu já to testando o HDMI porque eu vi q na placa q eu vou pegar a520m ds3h não tem entrada VGA e se a imagem ficar estranha assim com a outra vai ser triste.

Postado
7 minutos atrás, Kingdev disse:

@Fuzion200 Nesse caso, como q eu faço pra ficar na resolução antiga usando esse cabo, mas não ficar completamente cortada a imagem como se tivesse dado um zoom enorme no meio?

E outra coisa, essa placa-mãe não tem nada a ver com isso? porque é o seguinte esse pc vai ser passado adiante mas o monitor eu ainda vou usar e eu já to testando o HDMI porque eu vi q na placa q eu vou pegar a520m ds3h não tem entrada VGA e se a imagem ficar estranha assim com a outra vai ser triste.

me passa o modelo do monitor, talvez seja só setar a resolução pra que ficava boa antes

Postado

@Fuzion200acabei de falar que mudando a resolução no painel de controle a tela fica cortada, as letras parecem normais la, mas a tela ainda esta cortada.

Quanto ao monitor, eu não tenho o manual senão já teria tirado algumas duvidas, só sei que é um cce, mas se não tiver um modo por software ou alguma configuração eu não consigo passar outras informações técnicas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!