Ir ao conteúdo

placa-mãe MSI Z97 Gaming 7 suporta SSD M.2 NVMe?

Ir à solução Resolvido por RS Faria,

Posts recomendados

Postado

Bom dia, pessoal

Estou querendo trocar meu HD por um SSD, então não preciso que seja uma unidade extremamente avançada, o que vale é o custo-benefício.

Olhando os preços, achei alguns SSDs M.2 NVMe com preço bem menor que suas versões em SATA III. 

A minha placa-mãe, MSI Z97 Gaming 7, possui uma porta M.2, mas como ela é antiga, não sei se suporta a tecnologia NVMe. Alguém saberia me responder?

Nota: Nesse link da MSI (https://br.msi.com/Motherboard/Z97-GAMING-7/Specification) são especificadas as velocidades suportadas pela entrada M.2, mas não consegui entender se seria compatível com NVMe. 

Postado
1 hora atrás, BBelgine disse:

Bom dia, pessoal

Estou querendo trocar meu HD por um SSD, então não preciso que seja uma unidade extremamente avançada, o que vale é o custo-benefício.

Olhando os preços, achei alguns SSDs M.2 NVMe com preço bem menor que suas versões em SATA III. 

A minha placa-mãe, MSI Z97 Gaming 7, possui uma porta M.2, mas como ela é antiga, não sei se suporta a tecnologia NVMe. Alguém saberia me responder?

Nota: Nesse link da MSI (https://br.msi.com/Motherboard/Z97-GAMING-7/Specification) são especificadas as velocidades suportadas pela entrada M.2, mas não consegui entender se seria compatível com NVMe. 

Não vi nada sobre NVMe aí no link, então aparentemente ela só aceita SSD M.2, mas sem o NVMe. Em caso de maiores dúvidas, contate o pessoal da MSI, eles podem esclarecer isso para você (já deveriam ter especificado no menu aí).

Postado

Concordo com você, acho que ela só suporta o M.2 Sata. Ainda assim, acho que vou seguir seu conselho e entrar em contato com a MSI, porque os NVMe são bem mais rápidos e tem o preço parecido.

Também vou deixar o posto aberto mais um tempo, vai que algum iluminado tem uma placa igual e já pesquisou sobre isso. 

• Solução
Postado

@BBelgine @RonaldoDuarte11

As vezes, é bom olhar o site em inglês da fabricante, pois algo se perde na tradução.. Aconteceu aqui..

https://www.msi.com/Motherboard/Z97-GAMING-7/Specification

Citação

• Intel Z97 Express Chipset
- 6x SATA 6Gb/s ports (SATA1~6)
- 1 x M.2 Key M Socket supports type 2280/2260/2242 storage devices in both PCIE Gen2 x2 & SATA mode*
- M.2 port supports M.2 SATA 6Gb/s module
- M.2 port supports M.2 PCIe module up to 10Gb/s speed**

Suporta SSD NVMe, mas é por uma conexão Gen2 x2.. Vai ser mais rápido que um SSD SATA, mas não será tão rápido, quanto poderia ser..

O soquete LGA 1150 foi um dos primeiros, a ter acesso a SSD M.2 nativo, mas era quase fim de vida dele, então é normal ficar faltando informação..

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...