Ir ao conteúdo

Comprei TV cara que veio com plug de apenas 2 pinos... aterro a tomada?

Ir à solução Resolvido por F4b10,

Posts recomendados

Postado

Pessoal tenho uma TV Sony 4k que infelizmente veio com o cabo de força com 2 pinos apenas, fase e neutro. Paguei muito caro nela e estou usando atualmente a proteção de um DPS Clamper Energia 5 ligado à um iClamper Pocket (com LED), ou seja, 2 DPS em série numa tomada somente com fase e neutro (o pino do meio está sem conexão).

Tenho um aterramento em uma tomada do PC, e me surgiu a dúvida: Vale a pena trazer o condutor terra para a tomada mesmo a TV tendo plugue com apenas 2 pinos? Ou só a proteção do iClamper Energia 5 + iClamper Pocket em série com o pino de aterramento sem nada é suficiente?

Aqui onde moro caem muitos raios, e essa TV Sony é meu xodó e não quero nem pensar em queimar um investimento de 5 mil reais por conta de um raio.

Obrigado!

Postado

@DiodoZener Se o filtro de linha que você usa tem os 3 pinos é melhor liga-lo em tomada aterrada, independente da TV ter ou não o aterramento, pois sem aterramento a capacidade de proteção do filtro de linha cai bastante, no caso de raios é melhor ver um filtro de linha que proteja a entrada de antena e a entrada de telefone, ou ligar a TV pelo wifi, pois é mais comum surtos queimarem equipamentos atraves da entrada de rede ou pela antena, pois são entradas bem mais sensíveis que a entrada de força.

• Curtir 2
Postado

Olá @F4b10 tenho o Clamper energia 5 + clamper pocket na tomada, no caso a TV se conecta via WiFi, mas a TV a cabo usa cabo coaxial normal (Claro/NET). Eles colocaram um mini isolator Holland entre a ponta do cabo coaxial e o decoder, e me disseram que se cai um raio, queima o mini isolator e não queima o decoder nem passa pro HDMI da TV... mas no caso será que compensa puxar 10m de cabo verde de terra pra essa tomada se todos os aparelhos são 2 pinos? Posso confiar na palavra dos técnicos da NET/Claro que o mini isolator serve como um "fusível" que se destrói no caso de um raio, evitando que a carga passe pro decoder?

• Solução
Postado

@DiodoZener Compensa usar o aterramento, todo filtro de linha decente tem em seu interior, ao menos 3 varistores, entre o terra e neutro, terra e fase e entre o fase e neutro; sem o aterramento só o varistor entre o fase e neutro é que vai estar agindo, ou seja tu perde dois terços da capacidade de proteção do filtro...

• Obrigado 1
Postado

@F4b10 Muito obrigado, vou emendar um cabo verde no aterramento já presente e trazer uma derivação do terra lá de fora (2 hastes) para a tomada com a régua Clamper da TV. Agradeço demais a ajuda!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...