Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera, tenho uma ( Placa-Mãe ASRock B550M Steel Legend, AMD AM4, Micro ATX, DDR4) com tecnologia para memórias em dual channel, uso 2x8 = 16gb DDR4 de 3000mhz da XPG. tenho uma dúvida sobre desempenho.

Eu queria fazer um upgrade para 32gb de ram, seria vantajoso comprar mas 2x8 ou usar 2x16 por ser dual channel. um amigo me diz que usar os 4 slots da placa-mãe perde desempenho por ser dual channel, uma coisa que não faz muito sentido a placa-mãe ter 4 slots de memoria e não poder usar.

alguém poderia me esclarecer isso.

desde ja agradesço.

Postado

Não, continua dual channel, na verdade vora quad channel ou flex channel, depende das memórias e da sua placa-mãe, e se for perder desempenho vai ser pouquíssima coisa, fique tranquilo

• Curtir 1
Postado

@LucasViégas Na verdade chipsets 5xx tem ganho de desempenho com quatro módulos, mas isso se você conseguir fazer rodar com XMP ligado, pois o XMP fica menos estável com quatro pentes do que com dois.

Por ser 3000 MHz apenas, provavelmente você não esbarrará em problemas já que a sua MB deveria rodar até 3200 MHz sem precisar ligar o XMP.

Entenda que quatro módulos de memória mantém o dual channel ligado. O correto é que os pares idênticos estejam um nos slots A2 e B2, o outro no A1 e B1.

@LucasViégas Continuando o que eu dizia, recomendo que veja o vídeo do Steve do Gamer's Nexus para entender melhor sobre estabilidade vs performance de chipsets 5xx:

Citação

3 minutos atrás, Gabriel mart disse:

Não, continua dual channel, na verdade vora quad channel ou flex channel, depende das memórias e da sua placa-mãe, e se for perder desempenho vai ser pouquíssima coisa, fique tranquilo

Não existe quad channel em placas que não sejam de servidor, threadripper e similares. Flex Channel é outra coisa.

Placas mãe "quad channel" nem tem quatro slots, mas sim oito.

Tem muitos tópicos aqui na comunidade explicando o que é dual channel corretamente, recomendo que revise o que sabe sobre o assunto.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Não sei se estarei falando correto, mas nosso amigo @WOZ Dods estará ai para me corrigir ou confirmar se estou falando certo.

Quando você usa 2 pentes de memoria (Ex: 2x8GB), eles trabalham em Dual-Channel.

----------------------------------------------------------------------

Quando você passa a usar 3 pentes (Ex: 3x8GB), 16GB trabalhará em Dual-Channel e 8GB em Single-Channel.

* Quando o uso da RAM estiver = ou < que 16GB, estará em Dual-Channel, quando ultrapassar os 16GB, ele usará os 8GB restante em SINGLE-CHANNEL.

Mesma coisa se aplica ao usar 4 pentes (Ex: 4x8GB), mas ai 16GB estará em Dual-Channel e os outros 16GB também em Dual-Channel.

* Ai o princípio é o mesmo, quando o uso da RAM estiver = ou < que 16GB, estará em Dual Channel, ao ultrapassar os 16GB, ele passa a usar os 16GB restante em Dual-Channel também.

E como @WOZ Dodsmencionou, não existe Quad-Channel em PCs de uso domesticos e tal... Apenas em servidores e esse tipo de equipamento.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@Guilherme C. Figueira obrigado amigo!

2 minutos atrás, Guilherme C. Figueira disse:

Não sei se estarei falando correto, mas nosso amigo @WOZ Dods estará ai para me corrigir ou confirmar o que estou falando.

Quando você usa 2 pentes de memoria (Ex: 2x8GB), eles trabalham em Dual-Channel.

Quando você passa a usar 3 pentes (Ex: 3x8GB), 16GB trabalhará em Dual-Channel e 8GB em Single-Channel.

* Quando o uso da RAM estiver = ou < que 16GB, estará em Dual-Channel, quando ultrapassar os 16GB, ele usará os 8GB restante em SINGLE-CHANNEL.

Mesma coisa se aplica ao usar 4 pentes (Ex: 4x8GB), mas ai 16GB estará em Dual-Channel e os outros 16GB também em Dual-Channel.

* Ai o princípio é o mesmo, quando o uso da RAM estiver = ou < que 16GB, estará em Dual Channel, ao ultrapassar os 16GB, ele passa a usar os 16GB restante em Dual-Channel também.

E como @WOZ Dodsmencionou, não existe Quad-Channel em PCs de uso domesticos e tal... Apenas em servidores e esse tipo de equipamento.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Guilherme C. Figueira disse:

Isso é o tal do Flex Mode, que tem ganho em comparação com single channel, mas perda em relação ao dual channel. É um meio termo.

1 hora atrás, Guilherme C. Figueira disse:

Exatamente.

Lembrando que as memórias tem que estar em pares. Ou seja, você poderia ter um par de 8 GBs, nos slots A2 e B2, e outro par de 4GBs ou qualquer outra capacidade, desde que os dois módulos do par tenham a mesma, nos slots A1 e B1. Neste caso ainda funcionaria em dual channel perfeitamente.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...