Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

amigos abri esse ferro e me deparei com essa peça ( foto) a mesma esta no conector de um dos fios (cabo de força) a "lamina" apresenta um espaço como se a mesma se encontra e se afasta e percebi que tem um pouco de solda. 

eu ainda não tinha visto desse modelo. eu ate pensei que poderia ser um fusível. com essa "lamina" afastada o ferro não liga (não esquenta) mais quando eu encosto as "laminas" o ferro esquenta. so que percebi que se eu desligar a chave e deixo a lamina encostada o ferro não desliga totalmente ( fica morno).

ferro.jpeg

ferro1.jpeg

Postado

É um interruptor bimetálico. A lâmina bimetálica quando aquecida se curva e abre o circuito, permitindo controlar a temperatura ao se ajustar a distância entre os contatos elétricos.

• Curtir 3
Postado
12 horas atrás, .if disse:

... vulgo termostato

ola bom dia amigo, eu pensei que termostato era aquelas duas laminas que se encontra se afasta. (aquela que normalmente á gente passa uma lixa entre as duas) 

mais você sabe mim dizer se essa lamina que eu mim refiro ela é assim mesmo        ( separa e com solda no meio)? essa lamina ela esta no "arame" que pega em (1)dos fios do cabo de força. normalmente essa posição eu encontro um fusível térmico.

eu fossei o encontro das duas chapa com um alicate e a mesma não soltou mais e assim o ferro liga. ( lembrando que eu encontrei solda)

minha duvida: elas tem que ficar juntas o tempo todo? ou tem uma função de sapara depois de um certo aquecimento? 

12 horas atrás, Ricardov disse:

É um interruptor bimetálico. A lâmina bimetálica quando aquecida se curva e abre o circuito, permitindo controlar a temperatura ao se ajustar a distância entre os contatos elétricos.

então eu tenho que deixar elas afastada? se sim, o ferro não liga.

é normal ter solda entre as duas laminas?

eu apertei as duas laminas com alicate e liguei o ferro assim "soldou" e assim o ferro liga. 

Postado

@orieva não pode soldar as lâminas. Pode notar que ao girar o seletor de temperatura do aparelho ocorre um afastamento ou aproximação das lâminas.

Pelo jeito já fizeram uma adaptação, o ferro liga mas não funciona mais o ajuste de temperatura.

Postado
5 horas atrás, Ricardov disse:

@orieva não pode soldar as lâminas. Pode notar que ao girar o seletor de temperatura do aparelho ocorre um afastamento ou aproximação das lâminas.

amigo acho que estamos falando de "laminas" diferente. a que se afasta ao girar o seletor (chave que liga e também aumenta a temperatura e também  desliga o ferro.

não é essa que me refiro. ao abrir o ferro me deparei com essa lamina (foto) a mesma tem duas laminas uma afastada da outra e uma delas tem um ferro fino que vai ate o fio do cabo de força e á outra  esta associada ao conjunto do (termostato)

e sobre a solda na lamina já estava e era pouca. sim ao abrir o ferro essas laminas estavam afastada. eu ate pensei que poderia ser um tipo de fusível que rompia.  

5 horas atrás, Ricardov disse:

Pelo jeito já fizeram uma adaptação, o ferro liga mas não funciona mais o ajuste de temperatura.

Postado

amigos recapitulando; eu retirei a solda e percebi que tem dois minimo ponto prateado em uma lamina e na outra não.

uma lamina tem conexão com 1 fio do cabo de força e a outra lamina tem conexão com a lamina do termostato. analisei que;

a lamina superior que tem conexão com o cabo de força não pode ficar afastada da lamina inferior o ferro não liga ( mesmo que a chave lig e desl. estiver ligada) e o termostato estiver "colado".

mais se eu encosto as duas laminas o ferro esquenta ( se a chave tiver ligada)

deixei ligado por muito tempo, no máximo e percebi que as laminas faz um pequeno "movimento" e surgi uma centelha e nesse momento o termostato afasta e pouco tempo depois volta a " colar"

então cheguei a conclusão que essas duas laminas tem que ficar juntas e parece que a função é afastar de forma minima. eu não sei a distancia correta que as duas laminas deveria ficar juntas... isso é, se isso existe.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
14 minutos atrás, orieva disse:

percebi que as laminas faz um pequeno "movimento" e surgi uma centelha e nesse momento o termostato afasta e pouco tempo depois volta a " colar"

então cheguei a conclusão que essas duas laminas tem que ficar juntas e parece que a função é afastar [...com a alta temperatura]

Amigo você nada mais nada menos observou o funcionamento de um termostato que nada mais é que um termômetro que dá contato

Ele decide sozinho o momento de ligar ou desligar. Bacana né?

E sim, de fato existe a correta distância ou pressão das lâminas mas tal calibração é feita em fábrica. Não se preocupe [muito] com isso ok?

Postado
5 horas atrás, .if disse:

Amigo você nada mais nada menos observou o funcionamento de um termostato que nada mais é que um termômetro que dá contato

Ele decide sozinho o momento de ligar ou desligar. Bacana né?

E sim, de fato existe a correta distância ou pressão das lâminas mas tal calibração é feita em fábrica. Não se preocupe [muito] com isso ok?

mais amigo eu sempre chamei de termostato as laminas que tem ( 0 ) e os dois se encontra. no movimento (afasta e cola)

e nas conexão do cabo de força sempre tem um fusível antes da resistência.

mais valeu. obriga por tudo. agora vou fechar. e entregar ao cliente. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...