Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@rukashu

Se ainda não o fez, desative o fTPM no BIOS do seu computador e veja se corrige seus problemas. Há um problema crônico com o fTPM dos processadores Ryzen, que a AMD reconheceu na semana passada e prometeu que a solução estará disponível só a partir de Maio. Por enquanto a solução é desativá-lo ou colocá-lo como "discrete fTPM" ou "dTPM".

Eu até criei um tópico a respeito:

Postado

@rukashu Sim, desative (ou coloque em discrete TPM). É algo fácil e rápido para se testar. Se ver que não fez diferença, aí fica a teu critério reativar ou não. Tem muuuuuita gente com problemas por causa desse fTPM defeituoso dos Ryzen.

Postado

obs: toda vez q eu entro na BIOS o tpm device ta como "enable firmware TPM" ai eu tenho q mudar pra discrete toda vez, é normal?

Postado

@rukashu , sinceramente acho que não está certo não. Para mim havia funcionado pois eu havia instalado uma versão bem antiga de BIOS e deixado ela como veio, só ativei o XMP das memórias RAM, o resto deixei tudo padrão. Nesse meu BIOS antigo ficou automaticamente "travado" em 'discrete TPM', sem que eu precisasse fazer nada e mesmo reiniciando o PC essa opção ficava correta, por isso eu disse que essa era a solução.

Hoje resolvi instalar a versão mais recente do meu BIOS, para ver se a solução funcionaria também nesse BIOS mais novo e me deparei com o mesmo problema que você: não aceita o 'discrete TPM' (até "aceita" na hora mas assim que reinicia o PC ele volta sozinho para o 'firmware TPM'). Ou seja, o comportamento desse novo BIOS está bem diferente do meu BIOS antigo. Pesquisando melhor no Google, vi que nossas placas-mãe não têm outra solução de TPM como eu pensava que teria um chip dedicado (eu havia entendido errado). Como o chip TPM é muito caro, a AMD decidiu colocar essa função dentro do processador, para baratear os custos das placas-mãe (é isso que se chama fTPM ou firmware TPM). Já o 'discrete TPM' ou dTPM seria se você comprasse uma plaquinha TPM avulsa (que é bem cara, custa mais de R$200,00) e a espetasse na placa-mãe, aí sim poderia ativar o 'discrete TPM' para poder usá-la ao invés de usar o fTPM do processador. Por isso que mesmo que você coloque em 'discrete TPM', como o BIOS não encontra a plaquinha física ao reiniciar o PC ele volta para o fTPM automaticamente. Então na verdade não tem a opção de alterar o tipo do TPM se você não tiver uma plaquinha TPM comprada à parte, apenas tem como desativá-lo, mas fica em outro menu do BIOS.

No BIOS da minha placa-mãe fica no menu Advanced, depois Trusted Computing. Nessa nova janela eu altero o Secure Device Support de Enable para Disable. E aí é só salvar e reiniciar. Isso desativa o TPM.

Para ter certeza que funcionou, não precisa entrar no BIOS novamente, mas sim abrir o antivírus padrão do Windows, que se chama Segurança do Windows, ir até o menu Segurança do Dispositivo (fica na lateral esquerda) e deve aparecer desta forma:

006.thumb.PNG.db186535f55dcaaa1908ba9230914110.PNG

Se aparecer algo falando de "processador de segurança" é porque o danado do fTPM ainda está ativo no BIOS.

Mas como eu descobri isso hoje, vou levar uns dias testando tudo de novo, para ver se os problemas não voltam com esse BIOS mais novo. Aí eu posto o resultado aqui. No meu BIOS antigo eu sei que os problemas foram resolvidos por completo, sem que eu precisasse alterar nada, então provavelmente ele vem com o TPM desativado por padrão (além de aceitar ficar como 'discrete TPM' mesmo sem eu ter a plaquinha física). Infelizmente em cada versão de BIOS a ASUS altera um monte de coisas, inclusive o comportamento das funções e o que já vem ativado/desativado por padrão. Por isso uma coisa que funciona para mim pode não funcionar para você, dependendo sua versão de BIOS. Fazendo dessa forma que eu descrevi acima é para funcionar em qualquer versão de BIOS.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...