Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

MediacreationTool - Autorun.inf/Autorun Na Formatação do Windows 10


Ir à solução Resolvido por MalkavianSon,

Posts recomendados

Olá venho perguntar aqui sobre o autorun.inf ou apenas: autorun. Já que perguntei pra microsoft (fórum deles) e não recebi nenhuma resposta senão a resposta automática que não ajudou em nada.

Sobre esse arquivo ele faz parte do windows de forma geral, usado para executar automaticamente arquivos em midias (Cd/pendrive), Porém quando se pesquisa sobre ele, encontra-se muitas informações sobre vírus de pc/pendrive. (Claro, nesse mesmo arquivo porém infectado). Recentemente, precisei baixar o Windows 10, (do site da Microsoft mesmo) usando o MediaCreationTool. Fiz isso usando o Windows 7. O pen-drive em sí foi formatado e checado antes de usar o MediaCreationTool, estava vazio. (Mesmo com arquivos ocultos ligado). Até que quando o MediaCreationTool terminou o trabalho, fui dar uma olhada no pen-drive. Lá estava ele "autorun.inf" bom, achei estranho então fui pesquisar sobre ele em formatação. Não encontrei nada. Então pesquisei no YT por pessoas fazendo o pen-drive bootavel e TODOS (Sem exceção) havia um autorun.inf ou apenas autorun (São diferentes?). Inclusive alguns vídeos os caras baixavam a ISO do Windows 10 direto e quando olhavam os arquivos, lá estava ele também dentre os arquivos baixados.

Então seria ele algo comum na formatação do Windows10? Ele era .inf no Windows 7 e apenas autorun no 10 (Usei o MediaCreationTool de novo pra ver, os dois em pen-drives diferentes, sendo o 10 em um novo nunca usado antes)

Já nos vídeos acontecia essa mesma diferença, apesar de todos os videos que vi eram Windows 10. (Haviam tanto com .inf quanto sem) Então ele seria necessário ao boot ou algo do tipo? Já que aparentemente está sempre presente. Me preocupa pelo fato de ter muitas coisas relacionadas à virus, etc. Quando se abre o arquivo em sí aparece: 

[AutoRun.Amd64]
open=setup.exe
icon=setup.exe,0

[AutoRun]
open=sources\SetupError.exe x64
icon=sources\SetupError.exe,0

 

Em ambos. Quando pesquisei sobre isso. Aparece algumas coisas aleatórias sobre ícones e etc. Só que acho estranho ele ser usado pra formatação do Windows 10. (Quanto aos outros windows nunca testei em procurar) 

Agradeço e peço desculpa pelo texto gigante, mas, queria tirar essa dúvida.

Ps: Não aconteceu nada de o arquivo mudar ícones/atalhos etc (que é ligado aos sintomas do vírus)

 

Obs: Acabei de encontrar alguém falando dele no Win 8 (em inglês) Que o cara gravou 2 cds com o mesmo nome do win 8, sendo um 32bit e outro 64bit e não sabia qual era qual e foi orientado a olhar o autorun.inf (que é diferente entre eles) Seguem eles: 

32 bit:

[Autorun]
open=setup.exe
icon=setup.exe,0

64 bit:
[AutoRun.Amd64]
open=setup.exe
icon=setup.exe,0
[AutoRun]
open=sources\SetupError.exe x64
icon=sources\SetupError.exe,0 

(igual ao que citei). 😤

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o .inf é normal nesse caso mesmo
É o que faz o pc reconhecer o pendrive como um autoexecutável

Já que a ideia inicial é você colocar ele em uma máquina sem nada no sistema

 

32 bit:

[Autorun]
open=setup.exe
icon=setup.exe,0

 informa o sistema que ele deve auto executar o setup.exe e que o ícone à ser usado é o que está em setup.exe

 

64 bit:
[AutoRun.Amd64]
open=setup.exe
icon=setup.exe,0
[AutoRun]
open=sources\SetupError.exe x64
icon=sources\SetupError.exe,0 

tem a mesma função, porém o autorun dele deve ser executado como arquitetura 64bits

Realmente os virus mais antigos precisavam de um autorun para executar, já que eles eram distribuidos em mídias como CDs e DVDs
E quando passaram para Pendrives continuaram da mesma forma por um tempo

porque o virus, querendo ou não, é só mais um programa
E ele precisa indicar a máquina onde executar


Mas creio que esse arquivo não seja malicioso, já que a única coisa que ele está fazendo é indicando o computador onde deve iniciar o instalador do windows

Pode executar sem medo

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por responder e tirar essa dúvida. Mas aproveitando, Por que ele ficaria com .inf e as vezes não? Já que é o mesmo arquivo feito no mesmo processo?  👍

 

E quanto a esse " sources\SetupError.exe", Saberia qual sua função? (tem error no meio) e ele só aparece no 64bit. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, RodrigoAlbt disse:

Obrigado por responder e tirar essa dúvida. Mas aproveitando, Por que ele ficaria com .inf e as vezes não? Já que é o mesmo arquivo feito no mesmo processo?  👍

 

E quanto a esse " sources\SetupError.exe", Saberia qual sua função? (tem error no meio) e ele só aparece no 64bit. 

Source é um "codenome" para fontes adicionais
Lá dentro estão arquivos acerca da instalação

O setupError não aparece no x64, no caso fui eu quem informou errado
Ele é OUTRA FUNÇÃO indicando ao programa o que executar em caso de erro

O que diferencia os "Blocos" para a máquina nesse caso não é a quebra de linha e sim os colchetes  [ ]

Quanto à ele aparecer vez sim vez não, tem certeza que nesse "vez não" ele não está sendo criado com a propriedade "oculto"? Não sei informar sobre isso com exatidão...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi. Agradeço Novamente pela Resposta. Mas, me refiro ao final do "autorun" que às vezes fica "autorun.inf" e outras apenas "autorun" escrito (nome do arquivo) variando quando o Mediacreationtool acaba ou quando se baixa a ISO direto (Dentro dela), Não só comigo mas, variando também entre as pessoas que vi em vídeo (pendrive e direto dentro da ISO) o arquivo em sí não some ou fica oculto. 

 Já o código é o mesmo dentro dos dois. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!