Ir ao conteúdo

Nobreak apitando igual sirene de carro de policia

Ir à solução Resolvido por João Neuberger,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, estou com um nobreak ragtech nsh 600s que ao ligar ele fica com o led vermelho piscando e bipando igual uma sirene de policia. Procurei na internet mas não encontrei nenhum problema relacionado, nem sequer o manual do produto encontrei. alguém tem uma dica?

• Membro VIP
Postado

@João Neuberger Boa tarde

Nobreak apita em 4 situações.

• Quando o mesmo está ligado na tomada e acaba energia elétrica (mais comum). 
  • Quando a bateria está acabando (mais comum).
  • Quando a bateria chegou no fim da vida útil (mais comum).
  • As vezes por defeito (esse é mais difícil).

Se a bateria tem mais de  3 anos de uso faça sua substituição.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado

Ele apresenta esse tipo de bipe apenas ligando ele sem nenhum equipamento conectado. Realizei algumas medições e identifiquei alguns resistores que deveriam estar em 3.3K estando em 2.3K. Será que poderiam ser eles o problema?

A bateria está passando 13.2V normalmente, e mesmo ao ligar o nobreak sem a bateria o erro persiste. Tentei encontrar o esquema elétrico dessa placa (PC00136 Rev. M) mas não encontrei nada.

Identifiquei também que esses resistores da foto não estão resistindo.

IMG_20220307_154238.jpg

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Meça a bateria com uma carga qualquer ou com o n.b. ligado apitando. A medição do resistor não diagnostica muito bem: ele tem coisas em paralelo. Os da foto são da ordem de 100K+. Com coisas em paralelo nem adianta medir na placa. Se achar que deve, dessolde 1 lado e meça.

Dica depois de testar a bateria com carga: em algum lugar no circuito ele pega uma amostra da bateria através de um divisor de tensão pra enviar pro mc. Analise isso

• Curtir 1
Postado

@.if Como faço para medir essa divisão de tensão? Sei apenas o básico do básico da eletronica kkkkk

Com o aparelho ligado a bateria/recebimento de energia pelos cabos fica oscilando em 13.2v e 13.5v, acredito que esteja normal.

• Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, João Neuberger disse:

@.if Como faço para medir essa divisão de tensão? Sei apenas o básico do básico da eletronica kkkkk

Com o aparelho ligado a bateria/recebimento de energia pelos cabos fica oscilando em 13.2v e 13.5v, acredito que esteja normal.

Mais você precisa ver se a bateria está com corrente ( corrente), se estiver tensão (tensão) a bateria não vai conseguir fazer o nobreak funcionar corretamente.

Para fazer o teste, desconecte a bateria do nobreak faça a medição da tensão e ligue um carga na saída, pode ser uma lâmpada, um motor elétrico de 12 volts.

Se sem carga der por volta de 12,6 volts e com carga der 9 volts (depende do que você está ligando também rsrsr) a bateria precisa ser substituída. 

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Não posso te ajudar com detalhes amigo. O que você leu é apenas generalidade eletrônica de como o sistema sabe que a bateria está baixa. De fato você deveria saber um pouco além do básico. Continue na pesquisa do manual pelo modelo de seu n.b. pra saber porque que ele está 'chiando'. Veja as dicas do amigo @Edvaldo J. Frederico

Pode ser também que ele esteja acusando sobrecarga ou curto .. só não me pergunte onde ok?

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!