Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal. Gostaria de uma ajudinha dos mais experiente para resolver um problema em relação a formatação condicional no Excel.

Seguinte, preciso preencher várias células de uma coluna sucessivamente, de acordo com um parâmetro ( no Caso uma String) que for digitado pelo usuário em cada célula de uma outra coluna. Eu tenho uma coluna que chama NOME DO ASSUNTO, o que eu preciso fazer é preencher as demais colunas ( CÓDIGO 1 e CÓDIGO 2) célula após célula, de acordo com o Parâmetro que for digitado na célula NOME DO ASSUNTO pelo usuário

Segue um exemplo simples da lógica:  Se o usuário digitar  na coluna NOME DO ASSUNTO o parâmetro Esporte, preencher de forma automática na mesma linha, as células das colunas CÓDIGO 1 e CÓDIGO 2 com os parâmetros x e y. Da mesma forma, seguindo a próxima célula da coluna NOME DO ASSUNTO, se o usuário digitar outro parâmetro que irei definir, como a String Filme, na mesma linha preencher a células seguintes das duas colunas com os parâmetros w e k, e assim por diante para a próxima célula da coluna  NOME DO ASSUNTO. 
 tabela.jpg.85ca20b33d2c5566e5aedbbc7a33f2e4.jpg

A lógica eu até entendi, mas não sei como implementar . Se parâmetro digitado pelo usuário na célula da coluna NOME DO ASSUNTO = Condição tal, Prencher na mesma linha as células das colunas CÓDIGO 1 e CÓDIGO 2 com parâmetros  x y z w k etc. 

Não sei se é possível fazer isso, mas se for possível, se vocês puderem me indicar até um tutorial, já ajuda bastante.

Desde já agradeço a todos. 

Abraço

Postado

Isso não é formatação. O que quer fazer é preencher as colunas seguintes automaticamente. É possível fazer literalmente como comentou, mas qual é o critério para as outras linhas? Entendo que queira automatizar isso. Tem algum critério ou base de dados com a relação entre o assunto e o código? Se não tiver terá que criar manualmente para depois buscar com alguma fórmula como PROCV ou macro.

• Curtir 1
Postado
16 horas atrás, Midori disse:

Isso não é formatação. O que quer fazer é preencher as colunas seguintes automaticamente. É possível fazer literalmente como comentou, mas qual é o critério para as outras linhas? Entendo que queira automatizar isso. Tem algum critério ou base de dados com a relação entre o assunto e o código? Se não tiver terá que criar manualmente para depois buscar com alguma fórmula como PROCV ou macro.

Primeiramente, muito obrigado pela ajuda. Então, o objetivo é realmente automatizar, mas não se trata de formatação necessariamente. Não tem uma base de dados, eu mesmo teria que criar essa condição na coluna ASSUNTO para o preenchimento das células das colunas  código 1 e código 2, através de uma fórmula, estrutura condicional ou outra estratégia.

Essa estrutura condicional valeria para qualquer célula da coluna ASSUNTO, tipo, enquanto o usuário preencher célula após célula da coluna ASSUNTO, se for encontrado determinado parâmetro na célula, na mesma linha as células das colunas código 1 e código 2 serão preenchidas com um parâmetro que irei definir. 

As células da coluna ASSUNTO serão preenchidas pelo próprio usuário na hora, uma pós uma, e na mesma linha as células das colunas código 1 e código 2 serão preenchidas de forma automática de acordo com o parâmetro encontrado na célula da coluna ASSUNTO, esse valores para preenchimento das colunas código 1 e código 2  também terão que ser pré-definidos.  Enfim, a lógica parece simples, mas não sei qual estratégia, ferramenta usar para resolver. 

Postado
4 minutos atrás, aender disse:

enquanto o usuário preencher célula após célula da coluna ASSUNTO, se for encontrado determinado parâmetro na célula, na mesma linha as células das colunas código 1 e código 2 serão preenchidas com um parâmetro que irei definir

Quando se refere a "determinado parâmetro" é o texto completo do assunto? Ou uma parte dele? Se for só o texto crie em outra aba as relações entre assunto e código. Aí é só aplicar a fórmula PROCV nessa que vai buscar os códigos de acordo com o valor do que é digitado na coluna do assunto.

• Curtir 1
Postado
18 minutos atrás, Midori disse:

Quando se refere a "determinado parâmetro" é o texto completo do assunto? Ou uma parte dele? Se for só o texto crie em outra aba as relações entre assunto e código. Aí é só aplicar a fórmula PROCV nessa que vai buscar os códigos de acordo com o valor do que é digitado na coluna do assunto.

O parâmetro  a ser preenchido na coluna Assunto será uma string, um nome curto de no máximo uns 20 caracteres, provavelmente serão apenas uns 5 nomes pré-definidos. Quando o usuário digitar e preencher uma célula da coluna Assunto com qualquer desses nomes, de acordo com o nome encontrado, na mesma linha as células das colunas  Código 1 e código 2 serão preenchidas de forma automática também com outra string.

Em suma é isso, se for encontrado um valor (string) x na célula da coluna assunto, na mesma linha,  preencher as células das colunas Código 1 e código 2 com valores y e z. Esses valores eu também terei que definir. 

Então é isso, vou dar uma estudada na fórmula PROCV, e qualquer coisa volto aqui. Mais uma vez obrigado e grande abraço. Valeu mesmo. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!