Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá bom dia!

Eu comprei um pc em agosto de 2020, segue configs:

A320M-HD ASRock

Ryzen 3 3100

2X4GB balistix 2400mhz

RX 550 4GB OC SAPHIRE

SSD CRUCIAL CX500 240GB

HD 2TB SEAGATE

Quando comprei ele ligava em 9 segundos após apertar o botão, com o monitor no automático.

Agora quase 2 anos depois, ele liga em absurdos 45 segundos.

Recentemente comprei um monitor novo e achei que era isso, mas a fabricante disse que ele não influencia no boot.

Já testei as peças, saúde do SSD em 90%.

Formatei o pc umas 5 vezes nesses 2 anos, última vez a 1 semana.

Já troquei os cabos sata, e de lugar, não mudou.

O que poderia ser? Todas as configurações como fast boot etc estão ativadas, desde que comprei.

Se alguém pudesse me ajudar ficaria muito grato.

Postado
5 minutos atrás, RBMA disse:

Faz uma desfragmentação nesse SSD.

Já foi realizado. Tudo dentro do meu conhecimento já tentei. O que está fora do meu saber é questões de hardware.

Postado

@Pedro Luiz22 Windows e drivers estão todos atualizados? Não pulou nenhuma atualização do Windows? Drivers foram baixados corretamente direto do site da fabricante? E qual a marca e o modelo da sua fonte?

Tem alguma configuração no seu Windows que faça ele iniciar de onde parou? Se tiver muitos aplicativos que iniciam junto com o Windows pode influenciar também, e seria legal fazer um teste de temperatura. Se puder instalar o HWMonitor, testar e enviar um print aqui ajudaria bastante.

1 hora atrás, Pedro Luiz22 disse:

O que poderia ser? Todas as configurações como fast boot etc estão ativadas, desde que comprei.

Recomendo que tire o fast boot.

Postado

Tem certeza que instalou o windows no SSD e não no HD? Se o SSD ficar muito cheio ele tende a perder desempenho e se tornar mais lento que o HD.

Postado
11 horas atrás, Pedro Luiz22 disse:

Formatei o pc umas 5 vezes nesses 2 anos, última vez a 1 semana.

Boa noite, informe a origem desse Windows 10 que está instalado(aliás, qual a versão?).

Diga também se o HD convencional fica desconectado(ou o cabo de força ou o cabo lógico) durante as instalações.

Minha sugestão é baixar uma versão do Windows direto do site da Microsoft. Aí reinstale o SSD(faça os backups que tiver q fazer). Aí teste.

Pode ter algum tipo de aplicação de aumenta o consumo da CPU, e cuidado que pode ser worm(vírus) em algum arquivo que você abre constantemente.

Desconecte o cabo lógico do HD  na instalação do Windows.

Postado

Olá obrigado pelas respostas,

Respondendo em ordem:

Drivers e Windows update em dia, sempre. Fonte Cooler Master MWE 450 White 80Plus, MPE-4501-ACAAW-BR

Temperaturas ok, troquei pasta termica recentemente,  tem 2fans com bom airflow.

Não, ele não inicia de onde parou, hibernação desativada por cmd.

Sim está no SSD, ele está com 40% de armazenamento cheio.

Uso uma versão modificada do Windows chamada ReviOS, 21h1, uso desde que comprei o pc, afinal a ideia é ser uma versão sem lixo e bloatware do Windows oficial. Os 9s de boot que falo já era com esse Windows.

Esse ponto de desconectar o HDD não sabia, mas tenho certeza que está no SSD, pois ele tem 240gb somente. 

Outro ponto é que meu SSD é um CRUCIAL CX500, li em fóruns que ele não tem cache, e costuma ficar lento com o tempo. Isso é crônico da peça, mas pular de 9s para 45s é bastante.

Postado
2 horas atrás, Pedro Luiz22 disse:

Olá obrigado pelas respostas,

Respondendo em ordem:

Drivers e Windows update em dia, sempre. Fonte Cooler Master MWE 450 White 80Plus, MPE-4501-ACAAW-BR

Temperaturas ok, troquei pasta termica recentemente,  tem 2fans com bom airflow.

Não, ele não inicia de onde parou, hibernação desativada por cmd.

Sim está no SSD, ele está com 40% de armazenamento cheio.

Uso uma versão modificada do Windows chamada ReviOS, 21h1, uso desde que comprei o pc, afinal a ideia é ser uma versão sem lixo e bloatware do Windows oficial. Os 9s de boot que falo já era com esse Windows.

Esse ponto de desconectar o HDD não sabia, mas tenho certeza que está no SSD, pois ele tem 240gb somente. 

Outro ponto é que meu SSD é um CRUCIAL CX500, li em fóruns que ele não tem cache, e costuma ficar lento com o tempo. Isso é crônico da peça, mas pular de 9s para 45s é bastante.

Perdão,  é o SSD BX500 , o que falei possui cache e seria a compra ideal. Mas ganhei esse SSD seminovo do meu pai, ele era ótimo, depois de 2 anos vemos os corta custos. Vou deixar como resolvido, como problema a má qualidade do SSD.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!