Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho duas placas mães IPMH61-R3 com BIOS ECS H61H2-M12. Uma eu uso i5-3330 com a placa de vídeo RTX 3050 ZOTAC. Na outra placa-mãe eu uso um XEON E3 1270, porém a placa RTX 3050 não dá vídeo com o XEON, só na placa-mãe que tem o I5. 

Ambas são mesmo modelo, porém, a placa do I5 é 4mb e a do Xeon é 8mb. 

O Xeon funciona com placa de vídeo mais antiga. 

Alguém pode me ajudar? 

Postado

@Marcos Cledson Os Xeon que encontra no mercado são descartes de servidores então podem apresentar problemas .

Se pegar uma ficha técnica dos processadores o  i5-3330 trabalha com PCI-ex 3.0 e o XEON E3 1270 trabalha com PCI-ex 2.0 mas isso não evita de dar vídeo.

Postado

voce verificou se a BIOS das duas placa-mãe estão atualizadas e na mesma versão? 
Essa incompatibilidade costuma ser com a placa-mãe pois essa placa de vídeo é do tipo "uefi only", ou seja ela só funciona em placa-mãe que utiliza interface UEFI. Se a interface for de BIOS tradicional, a placa de vídeo não irá funcionar.

Mas se ambas as placa-mãe já estão atualizadas, então realmente fica a hipótese de ser o PCIe 2.0 que para mim seria novidade pois eu nunca tinha ouvido falar que as placas RTX não funcionam em PCIe 2.0

Postado

@gutopereira Engraçado que a placa de vídeo funciona na BIOS ECS H61H2-M12 (aquela do fundo cinza) com o i5, mas não dá vídeo com o Xeon. Eu já até corrompi a BIOS da placa de 8mb tentando colocar outra BIOS, tive que regravar na epron. 

Postado

Só um detalhe, essa RTX 3050 funciona em PCIe x8 e não em x16. Então mesmo que voce conseguisse fazer ela funcionar com esse Xeon, o fato do PCIe ser na versã0 2.0 eu penso que isso iria capar muito o desempenho da placa! Na prática é como se voce estivesse utilizando uma RTX num slot PCIe 1.0 x16

Obs: voce não precisa pegar o i7 3770 para conseguir PCIe 3.0 eu acho que os Xeon V2 como por exemplo o E3 1230 V2 já fornece esse suporte(e ele custa bem mais barato que o i7)

Postado

@gutopereira Na verdade, minha intenção era comprar o E3 1270 V2, por recomendação do pessoal do próprio forum, porém eu peguei o E3 1270 sem saber, só quando chegou que percebi... kkk vou comprar o correto agora, vamos ver. Logo menos faço um upgrade para uma plataforma mais atual, por enquanto vai quebrando o galho esse 1155

Postado

Esse E3 1270 V2 costuma ter custo-beneficio pior do que E3 1230 V2. Por exemplo, ele custa 20% mais caro mas entrega apenas 8% a mais de performance. Tem tambem o E3 1240 V2, ele costuma ter custo beneficio melhor...

• Curtir 1
  • mês depois...
Postado

Em 17/03/2022 às 16:41, Marcos Cledson disse:

@gutopereira Obrigado pela dica. Vou passar esse E3 1270 e pegar esse que você em indicou. 

Salve mestre, tudo certo?

Eu tenho um E3 1230v2 com uma placa-mãe ASUS com suporte PCIe gen 3, e to super afim de pegar a RTX 3050, caso possa dar alguma atualização sobre o seu caso ficaria imensuravelmente agradecido.

Sobre o que o colega citou acerca do capamento da placa em relação ao processador, isso se confirma nesse site: https://www.cpuagent.com/cpu/intel-xeon-e3-1230-v2/bottleneck/nvidia-GeForce-RTX-3050-ti?res=1&quality=ultra

A GPU aparenta usar somente 57% da sua capacidade (ainda assim é mais do que eu consigo usar do meu cérebro)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...