Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Prezados, como vai?

Normalmente, meu PC fica com a temperatura entre 30 a 36 graus. Ele não costuma esquentar muito. Tenho um Processador Intel Core i5-4460, 8GB de RAM, e placa de vídeo GTX 770. No geral, quando rodo jogos como Skyrim, a temperatura fica entre 36 a 42, não subindo disso. Quando coloquei GTA V, ficou entre 44-50. Em todos esses jogos, o FPS nunca fica acima de 60 (embora fique, em regra, cravado). Entretanto, algo me chamou extremamente a atenção e, por isso, decidi vir até aqui para ver se alguém saberia explicar esse fenômeno. Eu decidi jogar um game que recebi grátis, o Lego Batman 3. Por ser um jogo lego, naturalmente, os requisitos não são lá tão elevados. Ao abrir o jogo, meus FPS ficaram acima de 200 (algo muito raro). Entretanto, assustei-me quando decidi olhar para a temperatura do PC: cerca de 50 graus. Como é possível que meu FPS esteja acima de 200, rodando o jogo de forma extremamente lisa, mas, ao mesmo tempo, esquente tanto se, quando jogo Skyrim, GTA V, o FPS não fica tão alto, porém não chega nem perto disso? Alguém tem um palpite? Fica muito quente com Batman Lego 3 - e isso não faz sentido na minha cabeça.

• Solução
Postado
13 minutos atrás, LBCdones disse:

meu PC fica com a temperatura entre 30 a 36 graus

Seu PC tem várias temperaturas. Do processador, da placa de vídeo, do sistema, chipset, HD e por aí vai. O que exatamente fica nessa temperatura?

14 minutos atrás, LBCdones disse:

Em todos esses jogos, o FPS nunca fica acima de 60 (embora fique, em regra, cravado).

O Vsync tá ligado. Essa opção sincroniza a taxa de quadros à taxa de atualização do monitor.

14 minutos atrás, LBCdones disse:

Como é possível que meu FPS esteja acima de 200, rodando o jogo de forma extremamente lisa, mas, ao mesmo tempo, esquente tanto

O Vsync está desligado. O processador e placa de vídeo geram o maior número de quadros possível e por isso esquenta.

Postado

Genial, @Shaman93!

De fato, o problema que ocasionou o fenômeno que mencionei foi justamente a falta de sincronização vertical. Acredita que eu não sabia disso? Achava que, quanto maior o FPS, mais "liso" era (e liso, então, não é sinônimo de "esforço", pois, quanto mais FPS, mais vai esquentar). Assim que marquei, cravou nos 60 e não saiu mais de 36 graus. Muito obrigado! Você realmente resolveu meu problema.

Obrigado, @Goku_Black! Na verdade, como disse o Shaman, eu não fui muito específico. Os 50 graus é a temperatura "geral" do PC, que aparece no visor (modelo aerocool). Não sei especificar ao certo qual seria a temperatura do processador em si, mas posso dizer que, definitivamente, não estava frio. Porém, ao marcar o limitador de FPS, tudo se resolveu. 

• Curtir 1
Postado

Recomendo utilizar o HWMonitor para monitorar as temperaturas dos componentes do seu PC.

Pra saber a real temperatura da sua CPU, GPU, MB, HD e etc.

Creio que não seja uma boa ideia você apenas monitorar a temperatura ''geral'' do PC.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...