Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, estou tendo problemas de superaquecimento no meu processador (i3 10100f).

Ele está chegando a 97 graus quando eu começo a exportar um vídeo no meu editor, será que eu posso fazer algo pra resolver?

Lembrando que ele fica em 100% de uso quando começa a exportar e quando termina ele volta pra sua temperatura normal, ele nunca chegou a desligar, mas isso acaba me preocupando.

obs: mandei uma foto com msi afterburner ligado

imagem_2022-03-29_130012943.png

Postado

Tem coisa errada nessa temperatura aí, quando chega aos 90 graus o computador desliga ou reinicia para não queimar o processador. A melhor maneira de ver a temperatura correta é rodar uma aplicação pesada e depois ir na BIOS e verificar a temperatura por lá.

Postado

@RBMA A maioria das CPUs começará a acelerar (diminuir sua velocidade de clock para reduzir o calor) quando atingirem de 95 a 105°C. Se as temperaturas aumentarem ainda mais, a CPU se desligará, para evitar danos permanentes.

Então abaixo de 100°C, creio que não desligará... mas é extremamente prejudicial para a CPU utiliza-las em temperaturas altas.

@harr_07 Como foi informado acima, recomendo:

- Verificar se a Pasta Térmica está bem aplica (e se foi utilizada uma de boa qualidade).

- Verificar se o Cooler está instalado corretamente. (Se utiliza CoolerBox, faça a troca o quanto antes).

- Se o AirFlow do gabinete está bom. (Gabinete com boa ventilação, mínimo 4 fans instaladas e de forma correta).

FANS:

O posicionamento das fans devem estar da seguinte forma:

Frontal - Puxando o AR pra DENTRO do gabinete.

Superior - Empurrando o AR pra FORA do gabinete

Traseiro - Empurrando o AR para FORA do gabinete.

COOLER:

Invista em um bom Air Cooler, minhas recomendações são:

- CM Hyper 212 Black Edition - 158,8mm
- CM Hyper 212 Turbo - 163mm
- CM MasterAir MA410P - 158,5mm
- CM MasterAir MA410M - 165,1mm
- CM MasterAir MA620P - 165mm
- DeepCool NEPTWIN V2 - 158mm
- Scythe Fuma 2 - 154,5 mm
- Scythe Ninja 5 - 155 mm
- Scythe Kotetsu Mark II - 154 mm
- Scythe Mugen 5 - 154,5 mm

Mas recomendo dar uma atenção maior nos Scythe Fuma 2 e Ninja 5.

Obs: Verificar se o AC que escolheu tem suporte pro socket da CPU/MB e se cabe dentro do seu gabinete (coloquei a altura, para lhe auxiliar).

GABINETE:

Invista em gabinete com frente em MESH, para obter um melhor AirFlow no sistema.

Minhas recomendações são:

- GALAX Nebulosa

- Silverstone Fara R1 Pro

- Mancer Anubis

Postado

@Shelby_Acima dos 90 graus começa a ter diminuição do clock para diminuir a temperatura quando chega aos 100ºc é que desliga. Mesmo com cooler box não era para chegar nessa temperatura por isso estou pedindo antes do cara abrir o computador verificar a temperatura pela BIOS.

https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/products/sku/134584/intel-core-i312100-processor-12m-cache-up-to-4-30-GHz/specifications.html

Postado

O MSI Afterburner é confiável, creio que essas temperaturas sejam sim reais.

Ao meu ver, isso é cooler mal encaixado e/ou pasta térmica mal aplicada.

Mas, se ele quiser fazer teste, antes de abrir o PC... pode utilizar o CPU-Z e/ou AIDA64 para stressar a CPU e utilizar o HWMonitor para ver as temperaturas que a CPU está chegando durante o stress.

Postado
45 minutos atrás, Shelby_ disse:

O MSI Afterburner é confiável, creio que essas temperaturas sejam sim reais.

Ao meu ver, isso é cooler mal encaixado e/ou pasta térmica mal aplicada.

Mas, se ele quiser fazer teste, antes de abrir o PC... pode utilizar o CPU-Z e/ou AIDA64 para stressar a CPU e utilizar o HWMonitor para ver as temperaturas que a CPU está chegando durante o stress.

eu li todas as ajudas, vou dar uma pesquisada nesses itens para melhorar a circulação de ar do pc, e referente ao teste de stress, ele não passa de 76~80, só quando eu vou exportar ou renderizar um vídeo que a temperatura vai pras alturas, muito estranho isso

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!