Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC "liga" mas não liga os periféricos (e não dá vídeo)


Posts recomendados

Config do PC:
- placa-mãe: ASRock A320 HD e Gigabyte B350M Gaming 3 (Esse é extra)
- CPU: Ryzen 5 2400g (stock e cooler base)
- GPU: RX 580 4gb Gigabyte
- RAM: Crucial Ballistix Sport LT 16GB 2666mhz
- Fonte: Corsair CX450w
- HD: Seagate Baracuda 1TB

O que eu já fiz :
- Clear CMOS
- Troquei de tomada
- Inverter os pentes de RAM
- Limpar os pentes de RAM
- Utilizei RAM de outra pessoa
- Troquei de placa-mãe (da ASRock para a Gigabyte e vice versa)

Fala galera, problema chato aqui. O título é autoexplicativo, PC "liga" mas os periféricos não (e não dá vídeo).

Contextualizando um pouco, vez ou outra isso ocorreu nos últimos anos mas há quase 2 anos não ocorria e ontem aconteceu algo extremamente estranho. Eu estava jogando e fui testar uma GPU de um brother e ao fazer isso o problema apareceu, simplesmente isso, nada demais. Depois coloquei a GPU de volta, tentei a placa integrada, mas nada, claramente não é problema de placa gráfica. Eu não fiz nada de errado nesse processo, foi algo totalmente simples e que sempre estou fazendo em PCs diferentes. O que eu sinto é que o problema estava ali esperando que eu mexesse no PC para ele voltar a encher o saco  .

Continuando...depois de fazer todos os procedimentos citados, eu peguei a Gigabyte B350M Gaming 3, que não uso há anos (pois o PCIx16 está queimado, mas o x4 funciona e me serviu para esse caso e também por ter placa integrada no Ryzen 2400g) e mudei todos os componentes para a mesma e....o mesmo problema se manteve. Porém, depois de continuar tentando e tentando tudo que eu já tinha tentado na ASRock, num passe de mágica ela ligou com apenas 1 memória no slot (estranho que eu tinha tentado 1 vez com essa combinação já e não tinha dado certo).

Depois disso, tudo ficou tranquilo, fiz os testes com a GPU (mesmo no x4, era só pra ligar mesmo), fiz teste apenas com APU, fiz teste com a gpu antiga, coloquei a outra memória e liguei com 16gb, depois liguei só com 1 de 8 ( a outra), enfim, o PC estava de volta a vida, digamos assim, em todas as situações.

Até aí, achei que tinha achado o problema, que era a placa-mãe...mas hoje pela tarde, quando fui ligar o PC novamente, o problema retornou e tô de saco cheio desse problema em si, pois parece que a qualquer ele vai voltar e quero ver de descubro a peça ou as peças que podem tá me causando isso anos pós ano. Obviamente quero que o PC volte a funcionar mas irei me preparar para uma mudança ao descobrir a peça em breve.

O que sinto é que fico fazendo vários testes, tentando e tentando ligar, e uma hora ele dá partida e já era, ressuscita, e depois de um tempo o problema volta. O problema maior agora é que parece independente da placa-mãe e isso até meio que me faz achar que o problema nunca foi a placa-mãe. Por algum motivo acho que pode ser a fonte ou problema de umidade (moro em cidade litorânea). Mas não descarto as outras opções, porém, visto que o mesmo problema ocorre durante ano pós ano e agora com 2 placas-mãe diferentes, desconfio que o problema não é com elas (só se eu der azar com 2 placas-mãe com o MESMO problema, seria o azar do azar).

Ressaltando que nunca tive NENHUM problema com o PC, com exceção desse. Nunca tive tela azul, queda de clock, problema de performance, realmente o PC é "Perfeito", dentro das suas limitações de hardware, o único problema é o citado que ocorre de tempos em tempos e depois de eu repetir os procedimentos citados, ele volta a funcionar e enche o saco.

Enfim, conto com a ajuda de vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedro Anderson Sempre que se troca de placa-mãe você precisa formatar o PC para ter certeza de que o mesmo não apresente erros devido a drivers conflitantes. Se for o teste de uma GPU até daria para usar um DDU para apagar todo rastro de drivers de vídeo diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MrNobody Meus speakers chegaram e nenhum deles está bipando, estou ligando sem HD e também liguei sem memórias(visto que seria obrigado a bipar).
As suspeitas praticamente ficaram pra CPU, placa-mãe e Fonte. Devo tá esperando novas peças chegarem pra testar, como eu falei antes.

Geralmente quando rola esse problema, de não bipar até sem memória, tende a ser o que na maioria das vezes ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedro Anderson Possivelmente o problema foi o PCIe x16 que quando queimou talvez tenha danificado o processador junto e eu chutaria que as vezes o PC tem dificuldade para reconhecer o processador. Talvez quando ele esquenta algo nele expanda e e você consiga ligar se problemas.

 

Acho que o MW do MW Informatica queimou um Ryzen 5 junto com um slot PCIe - o primeiro slot x16 é ligado diretamente ao processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedro Anderson

 

Rapaz, isso pode ser algum tipo de curto do hardware com o gabinete

que deixa o PC desse jeito, meio doido de veneta. Monta teu PC fora do gabinete e verifica se ele roda normal, é o chamado teste de bancada. Se funcionar normal, você poderá voltar para o gabinete mas terá que tentar isolar os pontos de contato com ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MrNobody Acho que irei voltar para a placa-mãe antiga, depois desses testes pode ser que não seja a placa-mãe. Quando queimei o PCI x16, meu processador continuou intacto e ainda utilizei o mesmo por muito tempo (com a gpu na x4).

 

@Henrique - RJ Estava pensando isso hoje mais cedo amigo, a última vez que liguei, foi em teste de bancada. Depois disso, liguei novamente no gabinete e funcionou, depois parou de funcionar no dia seguinte.

Uma dúvida, caso seja isso, como faço para isolar esses pontos de contato de uma maneira segura ?

 

Porém, esse problema ocorreu outras vezes, como expliquei, sempre que eu ficava mexendo nele (trocando memória, desmontando e montando de novo, etc), ele voltava a funcionar de alguma maneira "mágica".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Pedro Anderson disse:

Acho que irei voltar para a placa-mãe antiga, depois desses testes pode ser que não seja a placa-mãe. Quando queimei o PCI x16, meu processador continuou intacto e ainda utilizei o mesmo por muito tempo (com a gpu na x4).

 

Ter um problema no CPU, não significa que todo processador necessariamente queimou, pode ter só queimado alguns pinos relacionados ao PCIe. E quando você liga a placa-mãe em um conector x4 - esse normalmente se liga ao PCIe do chipset da placa-mãe, isso é uma informação que você encontra no manual da placa-mãe.

 

O Ryzen do MW Informatica só estava com problema para ler o PCIe x16 - ligado diretamente com o processador, sem vídeo, sem som. Enquanto no slot x1 ligado ao chipset o computador funcionava corretamente.

 

Edit: e o slot x16 com a marca do queimado estava funcionando corretamente em outro CPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ Se eu chegar cedo em casa vou montar fora do gabinete novamente, para ver se liga. Um fato, é que da última vez que montei no gabinete, tive uma grande dificuldade para encaixar tudo, inclusive com o espelho. Se eu confirmar isso, irei ver o que posso comprar, de acordo com o que você falou.

 

@MrNobody Show, entendi. De fato, acho muito difícil ter queimado algo, nunca tive indício de NADA, tela azul, PC desligando do nada, literalmente o PC está perfeito.

O único problema que tive sempre foi esse e na maioria das vezes, quando eu ficava uns 2 dias sem ligar o PC. Eu só mudei para essa placa-mãe, pois achava que o problema era placa-mãe, mas aparentemente, não é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedro Anderson Então, um processador tem vários pinos. Dependendo de quais pinos são afetados com um curto o problema vai ser diferente. Existem pinos que podem ser afetados e que não interferem em nada no funcionamento da CPU.

 

Agora se um pino que é ligado a memória RAM é afetada muito provavelmente em algum momento você teria alguma tela azul - ou talvez não se a sua placa-mãe tem 4 slots e os slots afetados são justamente os slots que não tem RAM instalada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MrNobody Você acha que só de eu ter inserido o Ryzen 2400g no soquete, pode ter dado algo ?

Lembrando que usei um Ryzen 1600 por meses nessa placa-mãe já queimada e nunca tive esse problema, vendi o Ryzen 1600 e ele continua funcionando com o outro usuário. A diferença é que eu usava em outro gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedro Anderson O dano ao PCIe ocorreu quando outro processador estava conectado? Se sim, então é pouco provável que o seu processador atual tenha danificado. Seria mais provável algum possível problema de fabrica.

 

Mas também seria possível danificar a placa-me se o processador estivesse em curto.

 

Como exatamente aconteceu a queima do slot do PCIe? Muito provavelmente nesse caso seja a fonte causando estragos ao PC atual.


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, @Pedro Andersoncara estou com o mesmo problema que você e fiz tudo o que você fez, inclusive testei outra fonte, com as duas fontes está ok. Mas aconteceu um pouco diferente comigo, vamos lá.

Do nada meu pc não ligou mais, lá vai eu fazer uma geral, fiz tudo que era possível, porém quando peguei minha Ram e GPU e liguei no pc do meu irmão, cara o dele não liga mais, mesmo problema que o meu. Suspeitei que fosse um desses dois componentes, contudo ao ligar  minha placas sem nenhum acessório, A ponte sul é a único lugar onde esquenta o restante parece que nem estar ligado. O problema não é a placa de vídeo, ela esta funcionando em pc agora, creio que seja em um ou os dois pentes de memória que danificados acabou prejudicando a minha placa e a do meu irmão. 

Sinceramente eu estou sem esperanças nessas duas placas, até comprei uma x79 pra quebrar o galho. Vou testar com pentes de memória novos em uma placa nova. Vamos ver. Amanhã eu voltou aqui. 

 

 

(edit) 

Suspeitei da fonte, porém certeza que não é ela, Ela passa a mesma tensão de uma zera. Testei agora com duas fontes, a minha e outra do trabalho que esta funcionando todo o conjunto. 

 

Detalhe importante, Minha placa, no slot do processador deixei acidentalmente cair uma chave de fenda e foi bem em cima dele, e dois pinos entortaram, com toda precisão consegui deixar mais próximo do normal, porém visível que aconteceu algo ali, funcionou por a alguns meses e agora deu isso de não dar vídeo. 

 

Como falei hoje vou pegar uma ram funcional e ligar em uma placa que já foi corrompida, e vamos ver se volta a funcionar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MrNobody Eu esqueci de tirar o "papel" da área de contato do air cooler com o processador, foi há alguns anos. Na hora o PC não ligou mais e só quando liguei no PCI x4, mas ficou funcionando normal, utilizei por meses o kit completo na época, com 0 problemas, apenas o PCI x16 parou de funcionar, nada além.

 

A Fonte ainda acho difícil ser, pois nunca tive nenhum problema e muito menos queda de energia ou algo do gênero, além de ser uma CX450w, mas não descarto a possibilidade, até porque no momento, tudo tende para CPU, placa-mãe ou Fonte. 

 

As memórias não são, pois testei com 4 memórias diferentes, todas novas, zeradas e funcionais.

Pode ser o caso do gabinete dando curto com a placa-mãe.

 

E o speaker não bipar ao ligar o PC sem memória, não deixou muitas dúvidas que o problema ocorre nesses 3 locais que citei (ou algo externo, como o gabinete dando curto).

 

 

@Luigi Fernandes Dos Santos Estranho esse seu caso principalmente por dar pau no do seu irmão. Ele não liga mais nem como setup original dele ?Pode ser que sua memória esteja queimando tudo ae, pois de fato, foi muito estranho. Apesar que não lembro de ter ouvido sobre isso.

Dê algum retorno depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!