Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Config do PC:
- placa-mãe: ASRock A320 HD e Gigabyte B350M Gaming 3 (Esse é extra)
- CPU: Ryzen 5 2400g (stock e cooler base)
- GPU: RX 580 4gb Gigabyte
- RAM: Crucial Ballistix Sport LT 16GB 2666mhz
- Fonte: Corsair CX450w
- HD: Seagate Baracuda 1TB

O que eu já fiz :
- Clear CMOS
- Troquei de tomada
- Inverter os pentes de RAM
- Limpar os pentes de RAM
- Utilizei RAM de outra pessoa
- Troquei de placa-mãe (da ASRock para a Gigabyte e vice versa)

Fala galera, problema chato aqui. O título é autoexplicativo, PC "liga" mas os periféricos não (e não dá vídeo).

Contextualizando um pouco, vez ou outra isso ocorreu nos últimos anos mas há quase 2 anos não ocorria e ontem aconteceu algo extremamente estranho. Eu estava jogando e fui testar uma GPU de um brother e ao fazer isso o problema apareceu, simplesmente isso, nada demais. Depois coloquei a GPU de volta, tentei a placa integrada, mas nada, claramente não é problema de placa gráfica. Eu não fiz nada de errado nesse processo, foi algo totalmente simples e que sempre estou fazendo em PCs diferentes. O que eu sinto é que o problema estava ali esperando que eu mexesse no PC para ele voltar a encher o saco  .

Continuando...depois de fazer todos os procedimentos citados, eu peguei a Gigabyte B350M Gaming 3, que não uso há anos (pois o PCIx16 está queimado, mas o x4 funciona e me serviu para esse caso e também por ter placa integrada no Ryzen 2400g) e mudei todos os componentes para a mesma e....o mesmo problema se manteve. Porém, depois de continuar tentando e tentando tudo que eu já tinha tentado na ASRock, num passe de mágica ela ligou com apenas 1 memória no slot (estranho que eu tinha tentado 1 vez com essa combinação já e não tinha dado certo).

Depois disso, tudo ficou tranquilo, fiz os testes com a GPU (mesmo no x4, era só pra ligar mesmo), fiz teste apenas com APU, fiz teste com a gpu antiga, coloquei a outra memória e liguei com 16gb, depois liguei só com 1 de 8 ( a outra), enfim, o PC estava de volta a vida, digamos assim, em todas as situações.

Até aí, achei que tinha achado o problema, que era a placa-mãe...mas hoje pela tarde, quando fui ligar o PC novamente, o problema retornou e tô de saco cheio desse problema em si, pois parece que a qualquer ele vai voltar e quero ver de descubro a peça ou as peças que podem tá me causando isso anos pós ano. Obviamente quero que o PC volte a funcionar mas irei me preparar para uma mudança ao descobrir a peça em breve.

O que sinto é que fico fazendo vários testes, tentando e tentando ligar, e uma hora ele dá partida e já era, ressuscita, e depois de um tempo o problema volta. O problema maior agora é que parece independente da placa-mãe e isso até meio que me faz achar que o problema nunca foi a placa-mãe. Por algum motivo acho que pode ser a fonte ou problema de umidade (moro em cidade litorânea). Mas não descarto as outras opções, porém, visto que o mesmo problema ocorre durante ano pós ano e agora com 2 placas-mãe diferentes, desconfio que o problema não é com elas (só se eu der azar com 2 placas-mãe com o MESMO problema, seria o azar do azar).

Ressaltando que nunca tive NENHUM problema com o PC, com exceção desse. Nunca tive tela azul, queda de clock, problema de performance, realmente o PC é "Perfeito", dentro das suas limitações de hardware, o único problema é o citado que ocorre de tempos em tempos e depois de eu repetir os procedimentos citados, ele volta a funcionar e enche o saco.

Enfim, conto com a ajuda de vocês.

Postado

@Gabriel Torres Eu realmente já tentei tudo isso, mas não deu certo. Um amigo comprou um PC novo e já que eu irei montar o PC dele, vou aproveitar para testar todas as peças e combinações.

Além disso comprei um speaker, para testar antes das peças chegarem.

O mais estranho disso tudo, é que o PC funciona perfeitamente quando "ressuscita", por meses e até ano, mas quando morre, fica nessa coisa por dias, até ligar novamente num passe de mágica e o ciclo começar novamente. Quando troquei para outra placa-mãe que eu tinha guardada, achei que fosse o problema tivesse sido resolvido de fato, mas persiste.

Minhas apostas principais estão para memórias e fonte. É muito possível que seja problema em CPU ou memórias mesmo sem eu NUNCA ter uma tela azul ?! Ou isso não significa de fato nada ?

Postado

@Gabriel Torres Meus speakers chegaram e nenhum deles está bipando, estou ligando sem HD e também liguei sem memórias(visto que seria obrigado a bipar).
As suspeitas praticamente ficaram pra CPU, placa-mãe e Fonte. Devo tá esperando novas peças chegarem pra testar, como eu falei antes.

Geralmente quando rola esse problema, de não bipar até sem memória, tende a ser o que na maioria das vezes ?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!