Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador Intel Core i3-12100F chegando a 100 °C


Posts recomendados

Olá!
Hoje coloquei um SSD M.2 no pc, Formatei e limpei o SSD antigo para utilizar seu espaço para outras coisas, para fazer a instalação do novo eu retirei o cooler (o padrão da intel), ao utilizar o pc reparei um aumento significativo no barulho do cooler, apos algumas reinicializações devido a atualização do SO a mensagem "CPU over temperature error" começou a aparecer, mas o pc ainda funciona ai fui pesquisar sobre as temperaturas do processador e essas são as infos q achei(usando o cooler box assim como eu):Temp. Ocioso: 43, o meu está fazendo 52, Rodando Blender em FHD bateu 78, eu não baixei esse programa pra testar mas bateu 73º fazendo um download e chegou a 100 em alguns núcleos durante uma jogatina de Fortnite, mas n chegou a desligar, com o uso do processador na casa dos 30%. recoloquei o cooler sem maiores problemas, única coisa que não fiz foi trocar a pasta térmica, porque a minha acabou e a primeira instalação da cpu foi dia 28 de março. Atualmente esta quente mas não chegou a passar dos 30º na minha cidade. A Pasta térmica não parecia muito ressecada, o SSD pode estar aquecendo mais o ar dentro do gabinete? e eu estava utilizando sem a tampa lateral. eu to meio perdido no q possa ser. CPU: i3 12100FF, SSD: XPG S70 

+: E Mesmo com o segundo SSD vazio, ele pergunta qual sistema eu quero rodar, Entrei na BIOS pra tirar o outro SSD da lista de boot mas se tirar o PC não liga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shelby_ então, como mencionei, estou utilizando sem tampa lateral, comprei duas fans, vou colocar uma na frente e outra na parte traseira pra tentar fazer um fluxo de entra na frente e sai por trás, mas ainda não chegaram, e antes de colocar  SSD novo o cooler não fazia tanto barulho, e chegar a 100º com funcionamento a 30% é incomum né?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu te recomendaria fazer o seguinte.

 

Invista em um bom Air Cooler, pois esses coolerbox que vem junto com a CPU não são nem um pouco eficiente.

Porém a variedade de Air Cooler para o socket da 12ª geração (LGA 1700) está bem limitada.

Um que posso recomendar é o Cooler Master Hyper 212 Black Edition (Link)

 

Troque esse gabinete o quanto antes, pegue um com frente em MESH.

Recomendo:

- GALAX Nebulosa

- Mancer Anubis

- Silverstone Fara R1 Pro

- Montech X3 Mesh

 

Outra coisa, invista em Fans para ter um melhor AirFlow dentro do gabinete.

Minha recomendação é:

3x Fans na parte frontal empurrando o AR para DENTRO.

2x Fans na parte superior empurrando o AR para FORA.

1x Fan na parte traseira empurrando o AR para FORA.

 

Recomendo XPG Vento, está por apenas R$ 27,90 na Kabum (Link)

Um ótimo Fans para refrigerar todo o sistema.

 

Sua CPU chegar nessas temperaturas altas e/ou ficar próximo dos 100°C é extremamente prejudicial, assim ocasionando um desgaste prematuro e/ou diminuição da vida útil.

Acho valido pensar sobre essas recomendações que deixei acima.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ViniOliveira Então, vi que mencionou que removeu e recolocou o Cooler da CPU, mas não trocou a Pasta Térmica.

Talvez isso esteja ajudando a sua CPU a chegar nessas temperaturas.

 

Pois a Pasta Térmica não deve estar mais cobrindo toda a superfície da CPU... assim impedindo uma boa dissipação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shelby_  realmente estava bem espalhado na superfície quando olhei, mas eu n apliquei, veio no cooler e eu só encaixei.

Sobre os gabinetes recomendados, curti bastante o nebulosa, já que eu estava de olho nos gabinetes pequenos,Acedito que esse se encaixe nas recomendações certo?

 https://www.terabyteshop.com.br/produto/19221/gabinete-gamer-silverstone-fara-h1m-mini-tower-vidro-temperado-white-micro-atx-sem-fonte-com-1-fan-sst-fah1mw-g?utm_medium=email&utm_source=BTG_Indecisos&p=236394

Está um pouco mais em conta também.

Sobre cooler realmente ta tenso achar compatível com soquete, mas com o tempo vem alguns, acho q vou esperar pra pagar um pouco menos, junho talvez. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shelby_ Finalizando,

https://www.kabum.com.br/produto/97223/gabinete-sharkoon-v1000-micro-atx-com-janela-lateral-em-acrilico 
Esse ja resolveria os problemas numa paulada só né? ele ja vem com as fans, 2 usb 3.0 na frente + audio, Filtro na frente em cima e na fonte, aberto em cima também e um respiro na tampa. consegue ver alguma coisa que possa dar problema nele?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shelby_ Opa voltei, Estava dando uma olhada em coolers e não achei nada compatível com o soquete abaixo dos 250, acho um pouco de exagero um liquidcooler pra um i3 msa o mias barato q achei foi esse https://www.kabum.com.br/produto/112645/water-cooler-pcyes-sangue-frio-2-120mm-psf2120h33ptsl

acha q vale a pena?

mas meu foco seria realmente algo em torno dos 100-150 mas ta complexo,

Obrigado pelo apoio, o Processador voltou ao normal depois que dei uma limpada nele e recoloquei o cooler

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!