Ir ao conteúdo

Memórias RAM e Frequência Diferentes em Pentes Iguais e D.O.C.P. (XMP)

Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Postado

Bom dia, pessoal.

Fui montar um PC semana passada (Ryzen 5600g), e ao tentar fazer o  D.O.C.P. o sistema não iniciava mais. Travava e tinha que resetar a BIOS toda vez.

Lendo aqui, vi orientação para fazer testes com os pentes separados, um de cada vez. Foi aí que fui prestar atenção na BIOS e notei que um dos pentes indicava 2133MHz no slot 2 e 2666MHz no slot 4. Estranhei pois comprei as memórias juntas para evitar problemas de lotes, incompatibilidade, etc.

Coloquei o pente de 2666MHz no slot 2 (inverti a ordem e tirei a de clock menor), e ativei o D.O.C.P.  e dessa vez funcionou normal.

Inseri o pente de 2133MHz no slot 4, e também reiniciou, funcionou agora ambos os pentes. Mas aquela imagem na BIOS continua apresentando aqueles clocks. Vide abaixo:

36747261_20220406_101555-Cpia.thumb.jpg.f28014ae46b48cb8bd9b2637e86fb94d.jpg

Já no Windows, rodei o CPU-z. Veja que curioso:

1315827130_MemriasRAMCPU-Z.jpg.d2cfbc9a4ccbc04f9687c16d12aa2183.jpg

Como disse, comprei juntos os pentes, mas notem que o fabricante (acho que seria do chip) de um é a SK Hynix e a outra Samsung. Isso é normal? Pode ocorrer?

Agora o que me chamou a atenção foram nas linhas Frequency. O do pente de 2666MHz indica 1300 MHz e 1333 MHz nas colunas JEDEC #9 e # 10. Já o pente de 2133MHz indica 1000 MHz e 1066 MHz nas colunas JEDEC #9 e # 10. O que representa esses números? Isso é normal? Um dos pentes é inferior ao outro? Estou perdendo desempenho? Devo tentar trocar na loja?

Qualquer ajuda ou orientação será bem-vinda!

• Solução
Postado
22 minutos atrás, James Ok disse:

Como disse, comprei juntos os pentes, mas notem que o fabricante (acho que seria do chip) de um é a SK Hynix e a outra Samsung. Isso é normal? Pode ocorrer?

O fabricante não vende a RAM pelo chip que ele enfiou no pente, ele vende pela frequência em xmp e timings primários. Em tese, não tem nada de errado ele mandar pentes com chips e perfis padrões diferentes... mas realmente não é algo muito comum, embora faça sentido para essas ram geil baixo custo.

22 minutos atrás, James Ok disse:

Agora o que me chamou a atenção foram nas linhas Frequency. O do pente de 2666MHz indica 1300 MHz e 1333 MHz nas colunas JEDEC #9 e # 10. Já o pente de 2133MHz indica 1000 MHz e 1066 MHz nas colunas JEDEC #9 e # 10. O que representa esses números? Isso é normal? Um dos pentes é inferior ao outro? Estou perdendo desempenho? Devo tentar trocar na loja?

A RAM tem vários perfis de configurações para a placa-mãe acessar e fazer uso, dependendo da situação. Esses vários timings da JEDEC são todos diferentes padrões pre-estabelecidos (que são bem ruins, diga-se de passagem) que o fabricante validou e garantiu que de fato estão funcionando como deveriam.

Mas na prática, você não precisa se preocupar com nenhum deles, a final você nunca vai querer rodar nos valores da JEDEC e sim no melhor overclock que você conseguir.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...