Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Uso de GPU instável


Posts recomendados

Bem, eu não sei nem como explicar isso pois eu encaro isso com uma estranheza muito grande e só vocês para me ajudarem com isso

Então, faz alguns meses que eu venho percebendo isso e eu não sei o motivo mas de lá para cá minha GPU vem passando por uns problemas de uso de GPU que para mim não faz sentido, lembrando que eu uso como monitor uma TV da LG. Tudo começou quando eu estava jogando Genshin Impact, eu sempre uso rotineiramente o Afterburner para ver tudo o que estava acontecendo no meu PC desde sempre e eu nunca via nenhum problema até que um dia o consumo de GPU foi de 60% para 90-95% e eu comecei a ter problemas com FPS, tentei formatar o PC, reinstalar drive e nada solucionava, até que eu desliguei e liguei novamente a opção de HDR do próprio Windows (sendo que já estava ativo, apenas desliguei, reiniciei e liguei de volta) e então voltou ao normal. Tempos depois esse problema voltou e esse método do HDR não funcionou dessa vez. Pensei que poderia ser a temperatura do processador mas claramente não era pois estava bem fria, mas ainda sim abri o computador para passar pasta térmica, tirei os componentes e a memória RAM incluso, coloquei tudo no lugar e minha memória RAM entrou em curto, tive que levar para o técnico para limpar a memória RAM, fiquei vários dias sem ligar meu computador por conta disso e nada de resolver o problema do alto uso de GPU. Quando meu computador voltou para casa e liguei direto na tomada por acaso (eu usava antes Nobreak para ligar o computador) eu vi que magicamente o problema se solucionou porém ele não voltou ao que era (que era 60%), ele teve uma redução de uso de GPU, antes o jogo que normalmente usava 60% da GPU reduziu e foi para 40%, eu fiquei muito feliz por deixar mais folgado minha GPU, eu fiquei teorizando que poderia ser o fato de eu ligar direto na tomada e/ou as peças do meu computador ter descarregado já que antes minha memória RAM entrou em curto porque eu carreguei ela já que eu peguei ela sem descarregar meu corpo, pensei que também poderia ser o fato de eu ter deixado meu computador desligado por muitos dias, mas nenhuma conclusão. Dias atrás o uso da GPU voltou a 60% de novo, eu fiquei aliviado porque ainda bem que não voltou para 90-95% como era quando estava dando esse problema porém eu não consigo entender porque o uso da GPU está variando tanto assim de tempos em tempos no mesmo jogo. Se possível, gostaria que alguém pudesse me ajudar a voltar aos 40% de novo quando o computador voltou do conserto

Agradeço desde já a colaboração de todos

Especificações:

Processor: Intel(R) Core(TM) i5-9600KF CPU @ 3.70GHz
vídeo Card: NVIDIA GeForce GTX 1660
Operating System: Windows 10
RAM: 16GM
DirectX 11.0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual o modelo de No-Break que você estava utilizando? Provavelmente ele era na verdade um estabilizador de ondas quadradas e por isso a GPU estava tendo problemas de tensão, é uma teoria mas pode ser isso.

Outra coisa, quando o seu PC voltou do técnico, ele estava formatado? Pode ser coisa consumindo a GPU, inclusive, sua casa tem aterramento? Se puder, compre um iClamper 5.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pepse melhorar, melhora, só que não chega a voltar até os 40% depois de sair do conserto. Eles n mexeram em mais nada além de limpar a memória RAM

@Pepse tem certos trechos do jogo que eu sinto queda de FPS que antes não acontecia, coisa leve mas preocupante

@Pepse algumas pessoas me informaram que algumas pessoas estão reclamando sobre isso do jogo, alto uso de GPU, o problema é que esse problema quando acontece não se limita apenas nesse jogo, tudo que envolve GPU é afetado, não apenas jogo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Senha disse:

antes o jogo que normalmente usava 60% da GPU reduziu e foi para 40%, eu fiquei muito feliz por deixar mais folgado minha GPU,

 

29 minutos atrás, Senha disse:

Dias atrás o uso da GPU voltou a 60% de novo, eu fiquei aliviado porque ainda bem que não voltou para 90-95% como era quando estava dando esse problema porém eu não consigo entender porque o uso da GPU

tá, mas você só olha o uso% ?  e quanto a taxa de fps?   Temperatura?

Entenda que baixo % de gpu não significa economia, mas sim que o conjunto só está conseguindo extrair isso dela.  Ou o processador está sobrecarregado que não consegue puxar ela, ou falta energia, ou seus gráficos estão muito baixos fazendo com que o jogo não exija tanto da Gpu.  

 

Tem mais coisa pra ver aí, não só uso % de Gpu meu camarada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mano, vamos lá, eu estou com esse problema, tem queda de FPS coisa que não acontecia antes, eu estou explicando aqui que é um problema que está existindo não só nesse jogo como também em qualquer coisa que envolve GPU (até compartilhamento de tela), quero AJUDA, n quero discussão em quem tá errado ou quem tá certo

@Alex Weiss Mano, antes era 60 FPS e agora é 60 FPS também, eu estou falando de trechos, tem trechos que de 60% vai para 80% em um pulo e tinha queda de FPS, coisa que antes era 40% e subia para no máximo 47% e não variava FPS

É simples de entender

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Senha disse:

@Alex Weiss eu n mudei em nada dos gráficos do jogo

ok

 

3 minutos atrás, Senha disse:

antes era 60 FPS e agora é 60 FPS também, eu estou falando de trechos, tem trechos que de 60% vai para 80% em um pulo e tinha queda de FPS, coisa que antes era 40% e subia para no máximo 47% e não variava FPS

exato, por isso peço mais informações como as que pedi.   Pode ser tanto mal otimização do jogo, como algum thermal throtlin vindo do processador.   Mas não tem como adivinhar.    

Se os FPS sempre estão na casa dos 60.  não se preocupe com uso % de GPU. 

 Olhe para temperatura da Gpu e Cpu, e o uso % do CPU.  Nesse senário % de uso na gpu é quase irrelevante sem as demais informações.     Por isso cobrei elas , também não quero discussões rsrsr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alex Weiss como mal otimização do jogo se isso está acontecendo com tudo que se utiliza GPU, até vídeo de youtube?

@Alex Weiss Cara, mas ele ta 60 FPS em um trecho normal, em trechos que exigem mais tem queda, antes não tinha essa queda em trechos que exigiam mais, eu estou repetindo a mesma coisa de novo pra você

O que você n tá entendendo nisso? porque tipo, eu estou repetindo a mesma coisa 300 vezes

Eu vou repetir DE NOVO: Meu joguinho tá la bonitinho jogando com 60 FPS e 40% de uso, 60 FPS e 40% de uso, eu vou lá soltar magia pra *****, pra ficar entupido a tela de partícula e efeito, não muda nada de FPS, NADA NADAAAAA


Agora o jogo tá com 60 FPS e 60% de uso de GPU, vou lá fazer a mesma coisa, jogo magia, purpurina pra ***** pra ficar entupido, aí DESSA VEZ tem queda de FPS

ALGUMA COISA ESTÁ ACONTECENDO, deu pra entender agora ou eu tenho que desenhar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!