Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena usar quatro módulos de memória com um Ryzen 5 5600G?


Posts recomendados

Boa tarde meus amigos!

Recentemente adquiri (ainda está pra chegar) um kit Ryzen 5 5600G + Tuf Gaming B550M-e Wi-fi + 4x8GB de RAM com a velocidade de 3200mhz.

Minha dúvida é... Tranquilo esses 4 pentes de memória com esse processador ou perca de tempo melhor trabalhar em Dual Chanel e tentar vender os outros 2 pentes?

Não pretendo fazer overclocking.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, teixeira2 disse:

@Allan Diniz é tranquilo.

mas você vai precisar dos 32gb? (se for para jogar, já adianto que não é necessário)

talvez valha a pena vender para pegar a grana.

Então comprei na intenção de disponibilizar uma quantia para gráfico pela BIOS e utilizar o restante pra jogos e estudar, até porque vou demorar um pouco pra pegar uma placa de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Allan Diniz Entendi, não sei muito como funciona a utilização de RAM para usar de "VRAM", só sei que é bom ter bastante kkkkkkk

Então talvez a melhor opção seja manter os 32gb mesmo, embora eu não ache que uma quantia muito grande vai ser bem aproveitada (acredito que deve haver um limite), e vender posteriormente para inteirar numa placa de vídeo.

 

17 minutos atrás, Allan Diniz disse:

Não pretendo fazer overclocking.

Visto que vai utilizar para jogar, recomendo que pesquise sobre overclock na placa de vídeo integrada do 5600G, quem sabe valha a pena para seu uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, teixeira2 disse:

@Allan Diniz Entendi, não sei muito como funciona a utilização de RAM para usar de "VRAM", só sei que é bom ter bastante kkkkkkk

Então talvez a melhor opção seja manter os 32gb mesmo, embora eu não ache que uma quantia muito grande vai ser bem aproveitada (acredito que deve haver um limite), e vender posteriormente para inteirar numa placa de vídeo.

 

Visto que vai utilizar para jogar, recomendo que pesquise sobre overclock na placa de vídeo integrada do 5600G, quem sabe valha a pena para seu uso.

Então vou tentar fazer esse teste de deixar uma quantidade para vídeo.

Logo mais se baixar um pouco mais os preços pego uma GPU legal.

Outra questão é que visto em um grupo informaram que a combinação não era uma boa porque ficará instável com os 4 pentes e não irei usar as frequências da memórias por estar nos 4 canais.

Será que isso realmente é verdade?

 

Vou dar uma analisada no overclocking, mas não queria colocar em risco a vida útil do processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Allan Diniz disse:

Outra questão é que visto em um grupo informaram que a combinação não era uma boa porque ficará instável com os 4 pentes e não irei usar as frequências da memórias por estar nos 4 canais.

Lendo o site da fabricante não vejo motivo para instabilidade. Acredito que trabalhando nos 3200Mhz ficará estável sim, não é como se você fosse fazer overclock na memória para 3600Mhz, ou algo do tipo.image.png.105e02155104cfc493dda39c0509aec9.png

 

6 minutos atrás, Allan Diniz disse:

mas não queria colocar em risco a vida útil do processador.

Não sou muito experiente com OC, mas até onde eu sei, desde que o processador trabalhe com uma temperatura boa, não há grande risco à vida útil dele (até por que não seria um overclock muito agressivo).

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, teixeira2 disse:

Lendo o site da fabricante não vejo motivo para instabilidade. Acredito que trabalhando nos 3200Mhz ficará estável sim, não é como se você fosse fazer overclock na memória para 3600Mhz, ou algo do tipo.image.png.105e02155104cfc493dda39c0509aec9.png

 

Não sou muito experiente com OC, mas até onde eu sei, desde que o processador trabalhe com uma temperatura boa, não há grande risco à vida útil dele (até por que não seria um overclock muito agressivo).

Muito bom! Obrigado pela orientação meu querido.

Agora é só esperar as peças chegar e começar fazer os testes 🤩.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Em 10/04/2022 às 13:54, Allan Diniz disse:

Muito bom! Obrigado pela orientação meu querido.

Agora é só esperar as peças chegar e começar fazer os testes 🤩.

 

Tenho a mesma dúvida. No meu caso já estou utilizando com 2x8GB de 3600mhz e acabei comprando mais 2 pendtes de 8GB numa promoção da china. Suas peças já chegaram? Teve algum problema ou diferença de performance utilizando 2 ou 4 pentes?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!