Ir ao conteúdo

CPU do Notebook com temperaturas altas constantes

Ir à solução Resolvido por RonaldoDuarte11,

Posts recomendados

Postado

Ola pessoal do Clube do Hardware.

Bom meu pc começou a apresentar desempenho muito ruim em alguns jogos leves que eu uso e isso logo apos fazer upgrade para um SSD alem de trocar a memoria que provavelmente corrompeu. Aparentemente ele esta ok mas ao iniciar um jogo apresenta fps muito abaixo de como era anteriormente.

Baixei o afterburner e descobri que a temperatura da CPU fica entre 99° e 100° quando o jogo esta em execuçao e acho q o pc automaticamente faz as limitaçoes pra ele não subir mais e o fps fica constantemente oscilando.

Essa temperatura do processador também fica constantemente oscilando. Mesmo usando apenas o navegador da internet a temperatura vai de 56° pra 63, pra 79, 82 etc a cada segundo fica subindo e descendo e quando executa um jogo fica nesses 99+ constantes. Gostaria de saber quais podem ser as causas disso. O cooler dele esta limpo e funcionando bem, pasta termina e limpeza tambem estão em dia.

Ao abrir o gerenciador de tarefas e ir em monitor de recursos o uso da cpu oscila bastante mas não passa de 30%, mesmo com o jogo aberto também não chega a passar de 70% mas ainda assim a temperatura fica nas alturas. Me chamou atençao que no monitor de recursos aparece 120% de FREQUENCIA MAXIMA sera que isso tem alguma relação? alguém pode me explicar o que isso significa?

Segue algumas fotos abaixo, a do monitor de recursos, do afterburner e as do speecy tiradas simultaneamente pra ver a oscilação de temperatura brusca a cada segundo, as temperaturas da GPU e SSD seguem normais e estáveis, so as do processador que estão desse jeito...

Meu notebook é um modelo Acer E15 E5-573g i7-5500u, GeForce 920M(offboard) e Intel HD Graphics 5500(onboard), 8gb ram, 720gb SSD.

01.png

02.jpeg

03.png

04.png

• Solução
Postado
1 hora atrás, YT PM disse:

Ola pessoal do Clube do Hardware.

Bom meu pc começou a apresentar desempenho muito ruim em alguns jogos leves que eu uso e isso logo apos fazer upgrade para um SSD alem de trocar a memoria que provavelmente corrompeu. Aparentemente ele esta ok mas ao iniciar um jogo apresenta fps muito abaixo de como era anteriormente.

Baixei o afterburner e descobri que a temperatura da CPU fica entre 99° e 100° quando o jogo esta em execuçao e acho q o pc automaticamente faz as limitaçoes pra ele não subir mais e o fps fica constantemente oscilando.

Essa temperatura do processador também fica constantemente oscilando. Mesmo usando apenas o navegador da internet a temperatura vai de 56° pra 63, pra 79, 82 etc a cada segundo fica subindo e descendo e quando executa um jogo fica nesses 99+ constantes. Gostaria de saber quais podem ser as causas disso. O cooler dele esta limpo e funcionando bem, pasta termina e limpeza tambem estão em dia.

Ao abrir o gerenciador de tarefas e ir em monitor de recursos o uso da cpu oscila bastante mas não passa de 30%, mesmo com o jogo aberto também não chega a passar de 70% mas ainda assim a temperatura fica nas alturas. Me chamou atençao que no monitor de recursos aparece 120% de FREQUENCIA MAXIMA sera que isso tem alguma relação? alguém pode me explicar o que isso significa?

Segue algumas fotos abaixo, a do monitor de recursos, do afterburner e as do speecy tiradas simultaneamente pra ver a oscilação de temperatura brusca a cada segundo, as temperaturas da GPU e SSD seguem normais e estáveis, so as do processador que estão desse jeito...

Meu notebook é um modelo Acer E15 E5-573g i7-5500u, GeForce 920M(offboard) e Intel HD Graphics 5500(onboard), 8gb ram, 720gb SSD.

01.png

02.jpeg

03.png

04.png

Como anda de pasta térmica e coolers? Você já efetuou alguma troca de pasta térmica no processador e/ou limpou os coolers alguma vez? Se não, recomendo realizar este procedimento. Se não sabe como fazer, leve a um profissional.

Aqui no fórum nós recomendamos a Cooler Master Gel, pasta térmica com condutividade térmica de 11 w/mK.

Depois disso, monitore as temperaturas do processador em modo ocioso usando o HWMonitor e, depois, faça um teste de stress nele usando o AIDA64. O ideal é que, em estresse máximo, a temperatura dele não exceda os 75°C. 

Faça os mesmos procedimentos acima na GPU, já que 92°C em uma NVIDIA de desktop é uma temperatura muito alta.

Postado

@RonaldoDuarte11 Entao sim levei a um tecnico para fazer a limpeza e troca da pasta no ano passado e recentemente levei para instalar o SSD e trocar a memoria e ele falou que o cooler esta limpo e funcionando normalmente e tal mas vou seguir sua dica e ja fiz pedido de uma pasta termica (essa mesmo q você mencionou) e tambem de um thermalpad para estar efetuando a troca conforme vi o procedimento em um vídeo. Tambem pedi um cooler do modelo do meu notebook so por precaução. Nas próximas semanas volto para dar um feedeback se funcionou!

Postado
2 horas atrás, YT PM disse:

@RonaldoDuarte11 Entao sim levei a um tecnico para fazer a limpeza e troca da pasta no ano passado e recentemente levei para instalar o SSD e trocar a memoria e ele falou que o cooler esta limpo e funcionando normalmente e tal mas vou seguir sua dica e ja fiz pedido de uma pasta termica (essa mesmo q você mencionou) e tambem de um thermalpad para estar efetuando a troca conforme vi o procedimento em um vídeo. Tambem pedi um cooler do modelo do meu notebook so por precaução. Nas próximas semanas volto para dar um feedeback se funcionou!

É notebook?

Bom, no caso de notebooks é difícil achar diferentes marcas e modelos de cooler para eles, com diferentes CFMs e tamanhos. Geralmente, os coolers que são vendidos são do mesmo modelo do fabricante do CPU mesmo. De resto, só bases cooler e coolers exaustores como o Warrior AC268.

No caso de notebooks, uma base cooler se faz necessária. As bases Multilaser AC327 e Husky Ice são bem recomendáveis. No primeiro modelo, tem-se uma menor rotação das fans (1400 rpm) mas um alto fluxo de ar (110 CFM). Já na Husky Ice temos 2400 rpm de rotação nas fans, mas o CFM não é informado. E o Warrior AC268 tem coolers de até 3500 RPM, com um fluxo de ar de 75 CFM.

Uma base cooler com um alto CFM, somada de um cooler exaustor, podem ajudar muito, juntamente com a troca de pasta térmica e limpeza periódicas dos coolers de CPU e GPU.

Postado

Opa! Hoje chegou minha pasta termica e fiz a aplicação, a pasta do processador ja estava seca de fato e apos a troca tive a queda de 95° pra 35° na cpu e a placa de vídeo também abaixou uns nos 5°!

Realmente não achei que fosse pasta termica o problema pois como disse mandei pra assistencia trocar no ano passado e acho que não fazia nem 1 ano completo ainda da troca, provavelmente a qualidade da pasta não era das melhoes... o problema do cooler se resolveu também, provavel que era  a temperatudo do cpu mesmo fazendo ele trabalhar na maxima!

Agradeço pela ajuda!

Sem título.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!