Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena trocar a TUF Gaming B550M-Plus pela X570-Plus?


Posts recomendados

Olá gente, estou montando um pc com as seguintes configurações:

CPU Ryzen 7 5800x

Air Cooler Mugen 5 plus ARGB

3 pentes de DDR4 3600 MHz da xpg

SSD M.2 NVMe XPG 1TB de 3500 de leitura e 3000 de gravação

GPU: GTX 1060

Comprei a B550m-plus e chegou sexta passada, ou seja, ainda da tempo de eu efetuar a devolucao e pegar uma x570 na terabyte, mas o que eu queria saber mesmo é se vale a pena, ou se fico com a 550 mesmo, ou se a X570 empurra melhor esse processador 5800x, esta com 400 de diferença, mas eu pago a diferença se a x570 compensar bem mais.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Lee Kumiho disse:

Olá gente, estou montando um pc com as seguintes configurações:

CPU Ryzen 7 5800x

Air Cooler Mugen 5 plus ARGB

3 pentes de DDR4 3600 MHz da xpg

SSD M.2 NVMe XPG 1TB de 3500 de leitura e 3000 de gravação

GPU: GTX 1060

Comprei a B550m-plus e chegou sexta passada, ou seja, ainda da tempo de eu efetuar a devolucao e pegar uma x570 na terabyte, mas o que eu queria saber mesmo é se vale a pena, ou se fico com a 550 mesmo, ou se a X570 empurra melhor esse processador 5800x, esta com 400 de diferença, mas eu pago a diferença se a x570 compensar bem mais.

 

Creio eu que não teria necessidade de trocar de placa-mãe pelo fato de ser uma tuf gaming, uma placa parruda

 

Mas algo me deixou curioso... porque 3 pentes de ram???

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
3 minutos atrás, Lee Kumiho disse:

3 pentes

Porque 3?

4 minutos atrás, Lee Kumiho disse:

mas o que eu queria saber mesmo é se vale a pena, ou se fico com a 550 mesmo, ou se a X570 empurra melhor esse processador 5800x, esta com 400 de diferença, mas eu pago a diferença se a x570 compensar bem mais.

Não tem diferença nenhuma com um 5800X entre as duas, se você tem R$ 400 sobrando vale a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lee Kumiho Não é necessário e a B550 vai te atender super bem até pra fazer um e outro OC, o que nem chega ser necessário fazer com um 5800x rsrs.

X570 é voltado para publico entusiasta que planeja fazer OCs loucos e vivem dentro disso, se esse for seu caso então vale a pena, Mas do caso contrário não faz sentido gastar 400R$ a mais... 

 

Pegue os R$400 e coloque algum outro componente que realmente traga benefício. Ou guarde pra juntar e fazer Up de GPU futuramente.

10 minutos atrás, Lee Kumiho disse:

3 pentes de DDR4 3600 MHz da xpg

por que 3? rsrsrs

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Maycow disse:

Creio eu que não teria necessidade de trocar de placa-mãe pelo fato de ser uma tuf gaming, uma placa parruda

 

Mas algo me deixou curioso... porque 3 pentes de ram???

 

@Alex Weiss @Bruno Mendonça Andrade

3 pentes de 8 gb de ram no caso, porque eu trabalho com arquivos muito pesados, minha ultima ilustracao pesada foi para impressao de poster do tamanho A1 pra cima, resolucao acima de 8k e acima de 350dpi e tava travando demais, quando fui olhar nos processos, tava consumindo 14gb de ram so no ps :s entao achei melhor ter essa sobra dessa vez 

16 minutos atrás, Maycow disse:

@Lee Kumiho outra coisa que notei é que não informou a fonte, seria interessante só por garantia mesmo informá-la pro pessoal ver se não é nenhuma bomba (creio que não seja, mas né)

Fonte XPG Core Reactor 750w gold 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Lee Kumiho disse:

3 pentes de 8 gb de ram no caso, porque eu trabalho com arquivos muito pesados, minha ultima ilustracao pesada foi para impressao de poster do tamanho A1 pra cima, resolucao acima de 8k e acima de 350dpi e tava travando demais, quando fui olhar nos processos, tava consumindo 14gb de ram so no ps :s entao achei melhor ter essa sobra dessa vez 

Não seria melhor pegar por exemplo 2 pentes de 16gb então? Assim vai continuar trabalhando em dual Channel e não vai ficar sufocado em quantidade de ram

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Maycow disse:

Não seria melhor pegar por exemplo 2 pentes de 16gb então? Assim vai continuar trabalhando em dual Channel e não vai ficar sufocado em quantidade de ram

 

Então, isso me confundiu agora, o terceiro pente de 8gb vai fazer perder o dual channel das outras duas? é que não achei necessario gastar a mais pra ter 32gb de ram se eu vou usar até 20gb no maximo, ja que o 16gb foi o limite de consumo que faz a maquina travar 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Lee Kumiho disse:

Então, isso me confundiu agora, o terceiro pente de 8gb vai fazer perder o dual channel das outras duas? é que não achei necessario gastar a mais pra ter 32gb de ram se eu vou usar até 20gb no maximo, ja que o 16gb foi o limite de consumo que faz a maquina travar 

A placa-mãe tem dois canais (daí dual channel). Cada canal tem que estar populado por módulos de mesma capacidade para que o dual channel seja ativado. A capacidade tem que ser a mesma em cada par de módulos, pois é assim que a MB vai utilizá-los para obter a velocidade máxima

Não funcionam em dual channel, mas sim em flex mode. As duas idênticas estarão rodando em dual channel, mas a avulsa não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Alex Weiss disse:

A placa-mãe tem dois canais (daí dual channel). Cada canal tem que estar populado por módulos de mesma capacidade para que o dual channel seja ativado. A capacidade tem que ser a mesma em cada par de módulos, pois é assim que a MB vai utilizá-los para obter a velocidade máxima

Não funcionam em dual channel, mas sim em flex mode. As duas idênticas estarão rodando em dual channel, mas a avulsa não.

Sendo assim, entao eu vou ter dois pentes funcionando em dual channel e o terceiro em single ne? Se mais pra frente eu por mais um pente de 8gb igual, vou ter dois dual channels ne? isso seria pior ou melhor que dois pentes em dual de 16gb? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lee Kumiho Exatamente isso.

Se colocar o 4º pente identico terá 2 dual channels, perfeito.   

O desempenho 4x8gb vai ser o mesmo que 2x16gb, porém 4 pentes costumam causar algumas instabilidades no sistema, mas nada preocupante.    Se caso houver alguma instabilidade ainda tem a opção de vender o kit com 4 pentes e investir em 2x16gb ou até 2x32gb caso seu trabalho um dia exija mais capacidade.

Contudo, placa-mãe nova bem difícil você ter algum problema com 4x8 mas já sabe que é possível.

 

Nada impede ainda que continue usando 3x8gb por enquanto... apenas a questão de rodar em Flex-mode.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Maycow disse:

Não seria melhor pegar por exemplo 2 pentes de 16gb então? Assim vai continuar trabalhando em dual Channel e não vai ficar sufocado em quantidade de ram

 

Mesmo que eu quisesse optar por dois pentes de 16gb, eu vi que ta bem mais caro do que pentes de 8gb na kabum, desse modelo que comprei da XPG de 3600mhz, so os de 8gb estão em promocao, saindo cerca de 300 reais cada pente de 8gb e os pentes de 16gb sairiam 670 cada 😕 

3 minutos atrás, Alex Weiss disse:

@Lee Kumiho Exatamente isso.

Se colocar o 4º pente identico terá 2 dual channels, perfeito.   

O desempenho 4x8gb vai ser o mesmo que 2x16gb, porém 4 pentes costumam causar algumas instabilidades no sistema, mas nada preocupante.    Se caso houver alguma instabilidade ainda tem a opção de vender o kit com 4 pentes e investir em 2x16gb ou até 2x32gb caso seu trabalho um dia exija mais capacidade.

@Alex WeissMas ta tudo bem eu usar 3 pentes por enquanto? os dois primeiros pentes continuam em dual channel? o desempenho dele vai ser o mesmo que eu tivesse 2 pentes de 8 em dual channel, mesmo eu colocando um terceiro adicional?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Lee Kumiho disse:

Mesmo que eu quisesse optar por dois pentes de 16gb, eu vi que ta bem mais caro do que pentes de 8gb na kabum, desse modelo que comprei da XPG de 3600mhz, so os de 8gb estão em promocao, saindo cerca de 300 reais cada pente de 8gb e os pentes de 16gb sairiam 670 cada 😕 

@Alex WeissMas ta tudo bem eu usar 3 pentes por enquanto? os dois primeiros pentes continuam em dual channel? o desempenho dele vai ser o mesmo que eu tivesse 2 pentes de 8 em dual channel, mesmo eu colocando um terceiro adicional?

16gb é obviamente mais caro já que um pente equivale a dois de 8gb 🙃 no final você vai acabar pagando o mesmo valor trocando dual Channel por 2x dual Channel (quad Channel só em placa de servidores) seria mais interessante então colocar um pente de 16gb agora e outro futuramente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Maycow disse:

16gb é obviamente mais caro já que um pente equivale a dois de 8gb 🙃 no final você vai acabar pagando o mesmo valor trocando dual Channel por 2x dual Channel (quad Channel só em placa de servidores) seria mais interessante então colocar um pente de 16gb agora e outro futuramente

@Maycow Infelizmente não estão no mesmo valor, se eu pego dois pentes de 8 gb dessa xpg de 3600mhz na kabum sai 600 reais, e o pente de 16gb ta saindo por 670 :s 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Lee Kumiho disse:

Mas ta tudo bem eu usar 3 pentes por enquanto?

Se você só precisa de quantia de memória pra rodar o software de imagem não há problema algum em continuar com 3x8gb por enquanto.  

 

Tem mais opções de 1x16gb 3600mhz, TEAM GROUP T-FORCE VULCAN PICHAU 16GB (1X16) DDR4 3600MHZ R$470,00  caso queira dar uma olhada.

 

É claro que a opção de 2x16gb se torna melhor, mas veja o que cabe no seu orçamento. 

No pior cenário se tiver problemas com 4x8 você vende elas e compra 2x16..

 

Se você estava disposta a dar R$400 a+ por uma x570, vale mais a pena investir em um pente de 16 desses, depois vende 1 pente de 8 e compra outro de 16gb interando um pouco em cima, depois recupera um pouco vendendo as outras 2x8gb..,. ou vice versa..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Alex Weiss disse:

Se você só precisa de quantia de memória pra rodar o software de imagem não há problema algum em continuar com 3x8gb por enquanto.  

 

Tem mais opções de 1x16gb 3600mhz, TEAM GROUP T-FORCE VULCAN PICHAU 16GB (1X16) DDR4 3600MHZ R$470,00  caso queira dar uma olhada.

 

É claro que a opção de 2x16gb se torna melhor, mas veja o que cabe no seu orçamento. 

No pior cenário se tiver problemas com 4x8 você vende elas e compra 2x16..

 

Se você estava disposta a dar R$400 a+ por uma x570, vale mais a pena investir em um pente de 16 desses, depois vende 1 pente de 8 e compra outro de 16gb interando um pouco em cima, depois recupera um pouco vendendo as outras 2x8gb..,. ou vice versa..

Na verdade o dinheiro que ele investiria nos 3 pentes de 8gb + os 500 da placa dariam pra comprar os dois de 16gb (pelo menos foi isso que entendi do orçamento)

Então EU não vejo motivo de optar pelos 3x8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Maycow disse:

Na verdade o dinheiro que ele investiria nos 3 pentes de 8gb + os 500 da placa dariam pra comprar os dois de 16gb (pelo menos foi isso que entendi do orçamento)

Então EU não vejo motivo de optar pelos 3x8

com certeza, minha visão foi pro caso de já estar com os 3x8 em mãos.. 

Mas se ainda for comprar as memórias então ir logo pra 2x16 é a opção mais sensata de fato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Maycow disse:

Na verdade o dinheiro que ele investiria nos 3 pentes de 8gb + os 500 da placa dariam pra comprar os dois de 16gb (pelo menos foi isso que entendi do orçamento)

Então EU não vejo motivo de optar pelos 3x8

 

1 hora atrás, Alex Weiss disse:

com certeza, minha visão foi pro caso de já estar com os 3x8 em mãos.. 

Mas se ainda for comprar as memórias então ir logo pra 2x16 é a opção mais sensata de fato.

Infelizmente eu ja estou com 3x8 gb em maos, e não da pra trocar mais, se desse pra fazer a devolucao eu faria 😕 mas mesmo com um pente de 8gb a mais, ainda vou ter o dual channel dos outros 2x8 ne? é que eu realmente não vi a necessidade de ter 32gb quando eu comprei as memórias, ja que o que estava fazendo travar a maquina antes era o consumo ficar bem proximo dos 16gb, não sei se iria chegar de fato a consumir mais de 20gb de ram em algo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Lee Kumiho disse:

 

Infelizmente eu ja estou com 3x8 gb em maos, e não da pra trocar mais, se desse pra fazer a devolucao eu faria 😕 mas mesmo com um pente de 8gb a mais, ainda vou ter o dual channel dos outros 2x8 ne? é que eu realmente não vi a necessidade de ter 32gb quando eu comprei as memórias, ja que o que estava fazendo travar a maquina antes era o consumo ficar bem proximo dos 16gb, não sei se iria chegar de fato a consumir mais de 20gb de ram em algo

Não é bem questão de ser 32gb, é que pra ter 2x dual Channel de qualquer jeito vão ser 4 pentes de 8gb, então daria no mesmo, porém em dual Channel único

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Lee Kumiho disse:

mas mesmo com um pente de 8gb a mais, ainda vou ter o dual channel dos outros 2x8 ne?

Sim,2x8gb ficarão em dual nos slots A2/B2 e 1x8 em single no Slot A1 ou B1. 

Ficando assim em Flex mode, como já expliquei acima.  

O desempenho geral em velocidade das Rams deve ficar menor do que 2x8 por conta de 1 ficar em single,  mas nada que vá atrapalhar o seu uso no computador.     Apenas é mais interessante estar sempre em dual, então fica a seu critério usar 4x8 ou 2x16, no final da na mesma.  E como já disse, não tem problema em usar o 3x8 por enquanto até decidir o que vai fazer. 

 

Seguindo a ideia que ja dei antes, teste assim com 3x8 e se notar que faz falta ter 100% em dual adicione +1x8 ou venda essas e compre 2x16. 

Sem stress

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!