Ir ao conteúdo

Sugestões de placa-mãe para usar com o Ryzen 7 5700G + RTX 3060 Ti

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Boa noite!
Estou escolhendo as peças para montar um PC novo e estou em dúvida na placa-mãe.

O processador que eu quero é um Ryzen 7 5700G, eu pensei em pegar a B450M Steel Legend pelo preço mais em conta e porque as pessoas falam bem dela, mas já vi pessoas também falando que ela esquenta muito com configurações mais potentes como R7, R9, etc., e com não tenho muito entendimento sobre como fazer a melhor escolha de placa-mãe preferi perguntar no fórum.

Teriam sugestões de placa-mãe de melhor relação custo/benefício pra essa config de R7 5700G e RTX 3060TI?

Postado

Por qual motivo você quer combinar um 5700G com uma RTX 3060 Ti? Você sabe que o 5700G é uma APU? É um processador focado para quem não pode comprar uma placa de vídeo, vem um vídeo integrado no mesmo chip, o que gera cortes na parte de processador, o que também afeta diretamente os jogos. Você terá um resultado muito melhor com um Ryzen 5 5600 do que com um 5700G. A placa-mãe também pode esquecer a Steel Legends, ela já foi uma opção legal no passado, mas hoje tem muitos bugs e ainda tem um preço salgado, dá quase pra pegar uma B550 pelo preço dela. Para o 5600 uma A520 é mais que suficiente.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB Eu queria colocar o R7 5700G no setup porque eu gostaria de colocar 3 monitores no meu PC, mas não sabia se isso afetaria a performance da placa de vídeo, então eu queria tentar ligar o monitor principal na placa de vídeo e os outros 2 monitores no vídeo integrado do processador. Só que pesquisando melhor parece que isso não é uma boa ideia e nem é tão eficiente quanto eu achei que seria, parece que ter mais monitores não afeta tanto a performance da placa.
Talvez de fato seja bem mais vantajoso investir em uma CPU sem vídeo e mais potente, como o R5 5600 que você comentou, ou superior.
Você teria alguma sugestão de marca e modelo de placa-mãe para rodar pelo menos o R5 5600 e passível de um futuro upgrade?

• Solução
Postado

@Victor Real não é que o processador vai afetar o desempenho da placa, ele será mais um problema quando você estiver rodando games competitivos que dependem mais de processador do que placa de vídeo, nesses casos o 5700G poderá se sair bem abaixo de um 5600 mesmo custando mais caro.

Não tem razão para querer usar outros monitores na placa-mãe, todas as placas hj vem com no mínimo 3 conexões de vídeo, algumas até mais. Você pode ligar todos os monitores sem problema na sua 3060 Ti.

A placa-mãe depende até quanto quer pagar. Para opcões mais simples que ainda vão ser suficientes, tem Gigabyte A520M H e A520M DS3H. Se estiver disposto a pagar um pouco mais, aí já entram os modelos B550, como a MSI MAG B550M Bazooka, Gigabyte B550M Aorus Elite e ASUS TUF Gamimg B550M-Plus.

• Obrigado 1
Postado

@GuilhermeGB Sim, é que eu inicialmente imaginei que ao ligar mais monitores o trabalho da placa de vídeo no monitor "principal" (Onde rodariam os jogos) seria afetado por ter 3 trabalhos ao invés de um único, mas vi que de fato isso não tem muita influência, então pegar um Ryzen G não faria sentido mesmo.

Vou olhar estas placas que sugeriu, eu estava de olho na Aorus Elite mas vou começar a acompanhar os preços desses outros modelos também.

Obrigado

Postado
2 minutos atrás, Victor Real disse:

@GuilhermeGB Sim, é que eu inicialmente imaginei que ao ligar mais monitores o trabalho da placa de vídeo no monitor "principal" (Onde rodariam os jogos) seria afetado por ter 3 trabalhos ao invés de um único, mas vi que de fato isso não tem muita influência, então pegar um Ryzen G não faria sentido mesmo.

Vou olhar estas placas que sugeriu, eu estava de olho na Aorus Elite mas vou começar a acompanhar os preços desses outros modelos também.

Obrigado

Entendi, dê uma analisada aí. Na ordem da melhor placa-mãe para a "pior", ficaria:

ASUS TUF Gaming B550M-Plus > MSI MAG B550M Bazooka > Gigabyte B550M Aorus Elite

A ordem que coloquei foi baseda na construção do circuito VRM do processador, não que isso vá fazer alguma diferença para um "simples" Ryzen 5, e todas aguentariam rodar até um Ryzen 9 tranquilamente. O VRM da ASUS está mais no nível de uma X570, porém você irá notar que ela custa mais ou menos a mesma coisa que a Gigabyte, também há quem diga que a BIOS da ASUS é melhor que da Gigabyte. O modelo da MSI é um pouco mais barata que as duas, e apresenta um VRM um pouco mais robusto que do modelo da Gigabyte, portanto acho que a Gigabyte não está valendo tanto a pena assim pelo preço que está. Links:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/13983/placa-mãe-ASUS-tuf-gaming-b550m-plus-chipset-b550-amd-am4-matx-DDR4

https://www.terabyteshop.com.br/produto/16145/placa-mãe-gigabyte-b550m-aorus-elite-chipset-b550-amd-am4-atx-DDR4

https://www.kabum.com.br/produto/114337/placa-mãe-msi-mag-b550m-bazooka-amd-am4-matx

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Matheus1778 disse:

@GuilhermeGB posso usar as fans do gabinete em vez de usar um cooler pro processador??

Como assim, amigo? Você pretente colocar um fan de gabinete no lugar do cooler do processador? E como faria isso? Não entendi a dúvida.

Postado
3 minutos atrás, Matheus1778 disse:

@GuilhermeGB tipo assim o gabinete tem 4 fans nele só que eu não tava querendo comprar um cooler para botar em cima do processador , deixar só as 4 fans que fica no gabinete

Você está dizendo que não quer substituir o cooler original do processador? Se ele não está fazendo o processador esquentar demais, não tem motivo pra trocá-lo mesmo.

Postado
Em 23/04/2022 às 03:12, Victor Real disse:

Você teria alguma sugestão de marca e modelo de placa-mãe para rodar pelo menos o R5 5600 e passível de um futuro upgrade?

Se voce pensa em futuro upgrade, então já deveria desistir de AMD pois o AM4 é plataforma morta, não terá mais upgrades. 

A AMD já anunciou para o segundo semestre os Ryzen 7000 com o novo socket AM5.

No seu lugar, hoje eu montaria um Setup Intel 12° geração, como por exemplo um i5 12400F que esses dias estava por 1.149 reais na Terabyte, e a placa-mãe pode ser essa ASUS H610M-A com dissipador no VRM por 649 reais. Neste setup voce terá possibilidade de upgrades até a 13° geração que será lançada em 2023...

• Curtir 1
Postado

@gutopereira Acredito que o maior upgrade que eu queira dar seja colocar um R9 5000, depois só daqui 10 anos de novo. Ai nesse caso acho que até o socket AM5 vai ter rodado também kkkk.

Ainda vou demorar um pouco para comprar o novo PC por conta de toda essa situação que estamos atualmente, então vamos ver o que vai acontecer nos próximos meses, vai que de fato é mais viável pegar Intel ou se os AM5 vão chegar em um valor acessível 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!