Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Caros, bom dia / tarde / noite!

Estou passando por um problema extremamente chato no funcionamento do meu computador. Possuo um processador relativamente novo ( i5 10600kf ) que durante a utilização em jogos que exigem mais do processador tem um rendimento extremamente ruim e gerando picos de travamentos que não deveriam ocorrer para esse processador. Realizei testes utilizando o Intel Extreme Tuning Utility para fazer o teste do meu processador e reparo que ao chegar em 75c ( Sem overclock ou algo do tipo ) o processador recebe um Thermal Throttling sendo que a temperatura de trabalho normal do processador seria de ate 105c. Ja realizei o update da BIOS para ultima versão de 2022, desativei funções que poderiam limitar a temperatura, clock ou energia do processador mas mesmo assim continuo com o mesmo problema. Gostaria de solicitar a ajuda do pessoal para tentar identificar o que está ruim e o que fazer para conseguir utilizar meu processador sem que ele pareça um serie 4

Dados do PC:

Processador: i5 10600kf

placa-mãe: Gigabyte H410M H v1.0, Intel LGA1200, Micro ATX, DDR4

memória RAM: 2x 8gb DDR4 3200Mhz ASGARD

Placa de vídeo: NVIDIA RTX 3060ti - PALIT

Water cooler: Corsair Hydro Series High Performance H45 - CW-9060028-WW

Fonte: EVGA 600W 80 Plus White 100-W1-0600-K

INTEL.jpg

MonitorLog2022-05-01_16-56-18-087.csv

Postado

@lipehh00 Parece ser não um problema mas uma limitação da placa-mãe Gigabyte H410M H v1.0 ela esta com dificuldade de manter o processador que tem um TDP 125w , os componentes devem estar esquentado demais e ela reduz as frequências.

Para ver se a placa-mãe esta limitando teria de testar com outra placa-mãe  como a ASUS Tuf Gaming B460m-Plus.

Postado
21 minutos atrás, lipehh00 disse:

@EDrosso Nirvana obrigado pela ajuda, porém, essa placa-mãe indicada não acho com estoque nas lojas, uma dessa serviria?

https://www.kabum.com.br/produto/173461/placa-mãe-gigabyte-b560m-gaming-HD-rev-1-0-intel-lga1200-micro-atx-led-RGB-b560m-gaming-HD

A placa Gigabyte B560M Gaming HD não tem dissipador no VRMs, seria uma escolha ruim para quem usa water cooler, as ventoinhas dos water cooler não ventila os VRMs ,que faz a placa-mãe aquecer , eu achei na loja Submarino a placa-mãe ASUS Tuf Gaming B460m-Plus

• Solução
Postado
8 minutos atrás, lipehh00 disse:

@EDrosso Nirvana Achei uma na kabum com dissipador de calor no VRM acho que esse é uma boa escolha, pode ser?

https://www.kabum.com.br/produto/151567/placa-mãe-ASUS-tuf-gaming-b560m-plus-wifi-intel-lga1200-microatx-DDR4-90mb1770-m0eay0

Meu problema com aquele anuncio do submarino é que é marketplace o que pode me gerar problemas em caso de devolução

Sim a placa-mãe ASUS TUF GAMING B560M-PLUS WIFI é uma boa escolha , bons dissipadores , como tem 4 slots de memória ram ,as 2 memórias ram devem ser colocadas nos slots cinzas que normalmente é indicado pelo fabricante.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!