Ir ao conteúdo

GTX 1070 precisa baixar alguns MHz do clock para não fechar jogos

Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Postado

Olá, tenho uma placa de vídeo GTX 1070 a cerca de uns 4 anos. Apesar do tempo ela está como nova, limpa e muito bem conservada. Sempre limpo meu gabinete e tenho um cuidado ainda maior com a placa de vídeo. Enfim, de qualquer forma se for fazer a proporção de tempo ligada, eu ligo meu PC cerca de 3 dias por semana. E tem mês do ano que cheguei a usar o PC uns 5 dias. Dar pra perceber que matematicamente usei essa placa nem sequer por um ano inteiro. Pois nesse ano que comecei a perceber esse problema. Estava um tempo sem jogar, quando fui jogar alguns jogos de diversos estilos e pesos gráficos, depois de cerca de uns 5 min o jogo travava e fechava. Depois vinha mensagem do Windows: "O aplicativo foi impedido de acessar o hardware gráfico no Windows 10". Pensei a princípio que fosse problema do sistema, ou de driver, ou sujeira na placa. Mas percebi que o problema se "resolveu" depois que baixei o clock, fui baixando e testando até cerca de -35 MHz e não travou mais até agora. Só que dependendo do jogo estava mantendo antes com -25 MHz. 

Será se a placa de vídeo está perdendo força? Isso existe? Digo, problema de fonte não é. A minha entrega potencia de sobra na linha 12V= 588W. É uma EVGA 600b 600W 

• Solução
Postado

@Ares Brazuka Quando você diz cuidado maior com a placa de vídeo você diz abrir ela e trocar a pasta térmica?

Possivelmente é temperatura alta devido a pasta térmica ressecada que está causando o problema.

Postado
Em 07/05/2022 às 15:17, MrNobody disse:

@Ares Brazuka Quando você diz cuidado maior com a placa de vídeo você diz abrir ela e trocar a pasta térmica?

Possivelmente é temperatura alta devido a pasta térmica ressecada que está causando o problema.

Olá, 

Nunca abrir ela não, tenho apenas cuidado de manter ela sempre limpa por fora e as fans dela. Questão de temperatura sei que não, atinge no máximo 65 graus em jogos, ela é bem fria. Sem jogar ela fica em torno de 45 graus ou até menos.

Postado

@Ares Brazuka Se não há problema de temperatura, então poderia ser sim algum capacitor estufado ou na GPU. Ou poderia ser até mesmo na fonte, não sei quantos anos tem a sua fonte. Mas os componentes de qualquer parte do seu PC podem desgastar com os anos de uso. 

Uma fonte de 600w pode não aguentar entregar os mesmos 600w após 5 anos de uso.

Postado
51 minutos atrás, MrNobody disse:

@Ares Brazuka Se não há problema de temperatura, então poderia ser sim algum capacitor estufado ou na GPU. Ou poderia ser até mesmo na fonte, não sei quantos anos tem a sua fonte. Mas os componentes de qualquer parte do seu PC podem desgastar com os anos de uso. 

Uma fonte de 600w pode não aguentar entregar os mesmos 600w após 5 anos de uso.

É uns 7 anos ou mais, mais ou menos, essa fonte. Mas boa parte desse tempo o PC ficou desligado. Acho q somando o tempo que ficou desligado dia após dia, deve dar até mais de 4 anos. Já teve anos que ficou desligado por dois meses quando eu viajava. E geralmente usava uns 3 dias por semana. Mas por outro lado, essa semana fiquei sabendo que esses ciclos de desliga e religa do PC causa até um maior desgaste das peças pelas tensões de energia e contrações dos circuitos e soldas devidos a mudanças bruscas de temperaturas ao ligar o PC, no qual estava na temperatura ambiente e muda bruscamente para a temperatura operacional.

Enfim, desde ontem, então estou começando a usar a função hibernar e suspender mais frequentemente e só reinicializar. Deixar pra desligar de 3 em 3 dias mais ou menos.

Quanto à fonte, um técnico olhou ela no começo do ano, estava tudo ok, entregando potência normal. 

A minha placa de vídeo tem uns 4 anos, mas é uma Gigabyte GTX 1070 Xtreme Gaming, está, pelo menos aparentemente, em ótimo estado. Se o problema for de capacitor estufado nela ou algum problema de solda fria devido a desgaste de contrações dos inúmeros "ciclos de desliga e religa nos anos de uso", pode ser um problema que pode se agravar ou dar pra administrar ainda por um tempo apenas baixando uns "35MHZ" do clock ao jogar?

Ou com o tempo eu pode ser que eu tenha que baixar mais do que os "35MHZ" de clocks?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...