Ir ao conteúdo

Computador novo congelando e dando tela azul

Ir à solução Resolvido por Luiz Salerno Maciel,

Posts recomendados

Postado

Recentemente montei um computador da seguinte configuração:

placa-mãe: PRIME A320M-K

Processador: Ryzen 5 2400g

Memória: 8GB 3200mhz

Fonte: EVGA 500W

Estou enfrentando o seguinte problema, muita das vezes o computador congela a imagem, da tela azul ou se reinicia sozinho mesmo em tarefas básicas, as vezes ele mostra uns ruídos em azul no monitor e outras vezes simplesmente só congela tudo e acabo tendo que reiniciar o computador por completo para poder usar novamente, porém ele não dura mais do que 15:00 minutos sem ocorrer o problema, já estou surtando procurando uma possível solução, desconfio que seja curto na placa-mãe.

Ja fiz os seguintes testes:

- Formatei o PC diversas vezes

- Já fiz testes com três HDs diferentes

-Troquei slot de memória RAM

- Limpei memória RAM 

- Passei o memtest e não mostrou nenhum erro

- Retirei e posicionei o processador novamente

- Verifiquei temperatura dos componentes

- Troquei pasta térmica

- Fiz teste de stress pelo cpu-z

Postado
1 hora atrás, Luiz Salerno Maciel disse:

Fonte: EVGA 500W

Essa fonte da EVGA é ruim, recomendo que troque-a por uma com step down converter, essas sim são mais adequadas para usar com processadores modernos.

Postado
35 minutos atrás, Daniel Lee disse:

Essas memórias chinesas costumam dar muito problema, é bom testar com uma de marca boa.

Assim que puder vou fazer o teste com outro pente de memória

28 minutos atrás, Tiberio disse:

Essa fonte da EVGA é ruim, recomendo que troque-a por uma com step down converter, essas sim são mais adequadas para usar com processadores modernos.

Qual marca você recomendaria?

Postado

@Luiz Salerno Maciel como já foi dito, teste com outra memória, isso esta com cara de incompatibilidade com a placa-mãe, se fosse  problema com a memória, não funcionaria em outro pc, uso as memórias da marca chinesa JUHOR no meu pc, e no pc que montei para o meu sobrinho, placa-mãe é a mesma A320,  e funciona perfeitamente.

@Luiz Salerno Maciel em relação a fonte, espere, começe por tentar solucionar com medidas mais simples, mesmo porque mesmo a EVGA não sendo uma maravilha, pode não ser ela o problema.

Postado
8 minutos atrás, marcelo-kayo disse:

@Luiz Salerno Maciel como já foi dito, teste com outra memória, isso esta com cara de incompatibilidade com a placa-mãe, se fosse  problema com a memória, não funcionaria em outro pc, uso as memórias da marca chinesa JUHOR no meu pc, e no pc que montei para o meu sobrinho, placa-mãe é a mesma A320,  e funciona perfeitamente.

@Luiz Salerno Maciel em relação a fonte, espere, começe por tentar solucionar com medidas mais simples, mesmo porque mesmo a EVGA não sendo uma maravilha, pode não ser ela o problema.

Vi aqui no fórum que a placa-mãe é compatível com o meu processador, aliás eu atualizei a BIOS para ver se resolveria o problema mas persistiu, nessa altura do campeonato já não sei mais o que fazer 

Postado
1 minuto atrás, marcelo-kayo disse:

@Luiz Salerno Maciel sim jovem, eu disse incompatibilidade da placa-mãe com a memória e não com o processador, se não tem memórias para testar, leve a um bom técnico e peça para ele testar com outras memórias.

Vou testar com um pente da hyper-x que tenho disponível em outro computador, mas só poderei fazer esse teste amanhã se tudo se resolver trarei notícias

• Curtir 1
  • Solução
Postado
Em 09/05/2022 às 10:34, marcelo-kayo disse:

@Luiz Salerno Maciel volte com o feedback , e após resolver, caso você só tenha um módulo de memória no pc, tente instalar 2, processadores com vídeo integrado se saem melhor em dual chanell.

Resolvido!!! O problema se tratava de incompatibilidade das memórias com a placa-mãe, a memória que eu estava usando era uma da marca Gloway. computador funcionou perfeitamente quando efetuei a troca e passei a usar as memórias Fury Hyper-X. Obrigado a todos pelas dicas 👊!

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...