Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fluxo de ar Carbide spec omega


Ir à solução Resolvido por Shelby_,

Posts recomendados

Bom dia, recentemente montei um setup novo,  estou com algumas dúvidas sobre como otimizar o máximo o fluxo de ar dentro do gabinete. Segundo vários estudos que vi, a melhor forma de construir isso é com o ar entrando por baixo e saindo por cima, hoje encontra-se o contrário disso, com o ar entrando por trás e por cima e saindo pela frente em baixo.

Conversando com alguns amigos, cheguei a conclusão que preciso mudar isso e gostaria de saber como posso melhorar isso da forma que seja mais eficiente. Algumas ideias que surgiram foram as seguintes:

1- inverter o lado dos fans do radiador para puxar ar da frente passando pelo radiador e empurrando ar por cima e por trás, mas como desta forma eu estaria também jogando ar quente para cima da gpu e dos outros componentes, fiquei em dúvida se posso fazer assim;

2- aumentar a quantidade de fans na parte de cima (atualmente conta com apenas 1 de 120 em cima e 1 atrás empurrando ar frio para dentro do gabinete), colocando 2 fans de 140;

3- a forma que acredito ser mais efetiva mas tenho uma dúvida muito grande em relação a uma parte, colocar 3 fans de 120 na frente puxando ar para dentro e colocar o radiador na parte de cima, mas desta forma, tendo em vista que o radiador com os fans não cabem em cima da maneira convencional pois tem conflito de espaço com as memórias, eu teria que colocar o radiador para baixo da grade de sustentação do gabinete e os fans para o lado de cima dela, não sei se isto funcionaria, mas é uma ideia (segue uma imagem ilustrativa de como ficaria para melhor entendimento).

 

Setup:

- z690 gaming x DDR4

- i5 12600k

- 16x2 DDR4 corsair vengeance

- RTX 3070ti evga ftw3

- core reactor 850w

- corsair h115i pro xt (radiador 280)

- m2 wd sn 850 500gb

- gabinete corsair Carbide spec omega

 

Estou aceitando quaisquer ideias e sugestões do que fazer, muito obrigado desde já!

5C2F2A70-BCD5-42E1-A966-8B0BF72571A4.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Vamos lá.

AR QUENTE tende a subir e AR FRIO a descer, pois o AR FRIO é mais denso - Física Básica.

Então você colocando Fans no topo e/ou traseira jogando o AR pra DENTRO, só estará impedindo a exaustão do ar quente... Assim elevando a temperatura interna do gabinete.

 

Esse gabinete tem a parte frontal e superior um pouco fechada (mesmo tendo uma pequena parte em MESH), assim não tendo um melhor Air Flow.

 

O que eu recomendo é:

3x Fans na parte Frontal jogando o AR para DENTRO.

2x Fans na parte Superior jogando o AR para FORA.

1x Fan na parte Traseira jogando o AR para FORA.

 

E sobre o radiador do WC, a melhor posição a ser instalado é na parte superior do gabinete... mas também pode optar em instala-lo na parte frontal.

Caso venha a instalar o radiador na parte superior, você terá que instalar os Fans jogando o ar para FORA do gabinete, caso venha a instalar na parte frontal será ao contrário, jogando o ar para DENTRO do gabinete.

 

Como mencionou que ao instalar o WC na parte superior, os Fans do radiador "batem" nos pentes de memória, então pode optar em instala-lo na parte frontal mesmo.

 

* E lembrando, instale sempre da forma que a BOMBA esteja abaixo do nível do radiador, para evitar que acumulem bolhas na bomba, assim diminuindo a vida útil da mesma.

 

Dê uma olhada na foto abaixo, para melhor entendimento

O topo do radiador está acima da bomba, assim as bolhas irão se acumular por ali e não dentro da bomba.

Dizem que o ideal é a mangueira para baixo (conforme foto), mas o Emerson do canal EmersonBR, que é muito conhecido pelo seu conhecimento na área e por montar os PCs de Streamers e Youtuber a vários anos, já informou que monta WC a mais de 10 anos e nunca teve problema ao instalar c/ as mangueiras para cima.

 

 

 

e3MLdPs.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shelby_ opa, muito obrigado por todas as informações! O Water cooler encontra-se da forma como está na foto, mas está puxando ar  de dentro do gabinete para fora.

Mas continua com a dúvida sobre colocar o radiador em cima, mas com os fans do lado de cima do radiador, ou seja, os fans iria puxar ar pelo radiador e jogar para fora. Sabe me dizer se isto funcionária bem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shelby_ Entendi, então a melhor e mais eficiente forma que posso fazer neste caso onde o radiador fica na parte da frente seria mais ou menos assim?

Vi também algumas pessoas que retiravam o vidro temperado da frente do gabinete, eu deveria fazer isto também? Vi que ficava 15 graus mais frios em alguns casos.

airflow.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza, precisarei comprar mais 4 fans de 140 então, sabe me dizer se este kit de fans é bom?

https://www.kabum.com.br/produto/85541/cooler-fan-corsair-ml140-140mm-pack-com-2-unidades-co-9050044

Na parte frontal, segundo o site da corsair cabe até 3 de 120, seria melhor deixar os 2 de 140 na frente do radiador e 3 de 120 atras colados no gabinete mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!