Ir ao conteúdo

C Código em C só funciona em uma ordem especifica?

Ir à solução Resolvido por devair1010,

Posts recomendados

Postado

Então gente, estou aprendendo linguagem c.

Chegando no capitulo de "Tipos definidos pelo programador" onde aprendemos a utilizar o STRUCT, notei um erro bem incomum (pelo menos para mim, que sou iniciante). Se eu rodar esse programa assim do jeito que está, na hora de fazer a leitura da variável rua (bloco 3) contida dentro de STRUCT, ela simplesmente não lê e pula para o próximo bloco para fazer a leitura do número (bloco 4), vide anexo .png (imagem de "erro"). porém se eu mudar o bloco 3 e coloca-lo entre o bloco 1 e 2 ele funciona perfeitamente. testei tanto no visual studio code quanto no code::blocks e em ambos o erro permanece. Lembrando que no livro a ordem é exatamente essa. Alguém poderia me explicar o por quê disso? Seria algum tipo de ordem de procedência, onde o que for char tem de vir primeiro?

Obs: Fiz os teste e, nem o código de exemplo do livro funcionou como deveria.

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

struct cadastro{
    char nome[50];
    int idade;
    char rua[50];
    int numero;
};

int main(){

//bloco 1
    struct cadastro cad1;
    printf("Digite seu nome: ");
    fgets(cad1.nome, 50, stdin);

//bloco 2
    printf("Digite sua idade: ");
    scanf("%d",&cad1.idade);

//bloco 3
    printf("Digite sua rua: ");
    fgets(cad1.rua, 50, stdin);

//bloco 4
    printf("Digite o número: ");
    scanf("%d",&cad1.numero);

printf("\n");
    return 0;
}

teste.png

• Obrigado 1
  • Solução
Postado

@beggarjs    esse erro é comum ,  quando usa scanf ,   pois ele não pega o newLine , tecla Enter do teclado , e quando o fgets vai pegar ,  o newLine está lá no buffer do teclado , e ele pega o newLine , e nem espera que seja digitado qq coisa ,

//bloco 2
scanf("%d",&cad1.idade);
//bloco 3

e uma solução poderia ser não usar o scanf e apenas o fgets ,  e converter para inteiro usando a função atoi 

//bloco 2