Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Adquiri uma RTX 2060 super da Galax recentemente e a temperatura estava sempre muito alta em jogos pesados (75°~80°), então decidi fazer um undervolt. Deixei em 0.825 em 1700mhz (sim, tudo bem baixo pois queria diminuir o máximo possível). A minha dúvida é, se eu deixar o afterburner aberto 100% do tempo com essa configuração e a minha placa com essa frequência o tempo todo, poderia de alguma forma danificar a placa? Pois em stock a frequência da placa só sobe em momentos necessários, quando se faz o undervolt ela fica travada na mesma frequência alta o tempo todo, mesmo não precisando.

A outra dúvida é, qual a recomendação de undervolt para essa placa? Coloquei tudo baixo para garantir (perdi no máximo 5 de fps).

Postado
9 minutos atrás, Severb disse:

A outra dúvida é, qual a recomendação de undervolt para essa placa? Coloquei tudo baixo para garantir (perdi no máximo 5 de fps).

Minha recomendação é não fazer.

Você está perdendo desempenho só por causa de um preciosismo de manter temperatura. GPU chegar a perto de 80 C em full load é normal, não é o ideal, mas é normal.

Muito mais producente investir em maior refrigeração do seu gabinete (mais fans e um gabinete bem ventilado). Ou até mesmo configurar uma curva no MSI Afterburner e deixar as ventoinhas com maior rotação quando a placa ser mais exigida. 

Nesse seu caso acho que undervolt não é mesmo necessário.

• Curtir 1
Postado
8 horas atrás, TanTalus Ska Drin disse:

@Severb É relativamente normal a 2060 chegar a 80 graus em momentos de stress, eu também não recomendaria fazer undervolt.

Mas 80 graus a longo prazo não pode danificar a placa? 

9 horas atrás, Husardo disse:

Minha recomendação é não fazer.

Você está perdendo desempenho só por causa de um preciosismo de manter temperatura. GPU chegar a perto de 80 C em full load é normal, não é o ideal, mas é normal.

Muito mais producente investir em maior refrigeração do seu gabinete (mais fans e um gabinete bem ventilado). Ou até mesmo configurar uma curva no MSI Afterburner e deixar as ventoinhas com maior rotação quando a placa ser mais exigida. 

Nesse seu caso acho que undervolt não é mesmo necessário.

Fiz isso pois no momento n posso investir em mais nada, e queria prolongar a vida útil da placa. Manter a 80 graus por mt tempo pode ser ruim

Postado
4 horas atrás, Severb disse:

Mas 80 graus a longo prazo não pode danificar a placa? 

Fiz isso pois no momento n posso investir em mais nada, e queria prolongar a vida útil da placa. Manter a 80 graus por mt tempo pode ser ruim

O que é realmente danoso para a placa é próximo dos 90 C e acima disso.

No site da Nvidia é 89 C a temperatura máxima da RTX 2060 Super.

E mesmo quando chega nisso a placa automaticamente baixa o clock e a tensão para diminuir e manter abaixo disso, evitando algo pior.

Para ter uma ideia placa de vídeo de notebook geralmente chega a 80C e até um pouco mais em stress. É meio inevitável já que o projeto é bem mais restrito quanto a refrigeração.

80 C é normal em Full load em alguns momentos, mas não toda hora claro.

Realmente dá para  melhorar. Por volta de 75 C acho que está muito bom como temperatura de pico em alguns momentos.

A minha RTX chegava a 80C também às vezes.

Fiz duas coisas que melhoraram muito a temperatura:

- comprei fans melhores e um gabinete melhor

- configurei uma curva das ventoinhas pelo MSI Afterburner. Que eu lembre a rotação delas chega a 90% quando a GPU atinge 75 C. Isso ajudou muito nas temperaturas.

Acho que undervolt valeria a pena em alguns casos, tipo para usar a placa em mineração. 

Para usar casualmente e jogar normalmente não vejo vantagem. Vai perder desempenho na maioria das vezes e vai gastar horas até deixar tensão e clock numa configuração estável e que não gere artefatos.

Postado
4 horas atrás, Husardo disse:

O que é realmente danoso para a placa é próximo dos 90 C e acima disso.

No site da Nvidia é 89 C a temperatura máxima da RTX 2060 Super.

E mesmo quando chega nisso a placa automaticamente baixa o clock e a tensão para diminuir e manter abaixo disso, evitando algo pior.

Para ter uma ideia placa de vídeo de notebook geralmente chega a 80C e até um pouco mais em stress. É meio inevitável já que o projeto é bem mais restrito quanto a refrigeração.

80 C é normal em Full load em alguns momentos, mas não toda hora claro.

Realmente dá para  melhorar. Por volta de 75 C acho que está muito bom como temperatura de pico em alguns momentos.

A minha RTX chegava a 80C também às vezes.

Fiz duas coisas que melhoraram muito a temperatura:

- comprei fans melhores e um gabinete melhor

- configurei uma curva das ventoinhas pelo MSI Afterburner. Que eu lembre a rotação delas chega a 90% quando a GPU atinge 75 C. Isso ajudou muito nas temperaturas.

Acho que undervolt valeria a pena em alguns casos, tipo para usar a placa em mineração. 

Para usar casualmente e jogar normalmente não vejo vantagem. Vai perder desempenho na maioria das vezes e vai gastar horas até deixar tensão e clock numa configuração estável e que não gere artefatos.

Realmente faz sentido, porém ainda tenho uma cisma com temperaturas altas, tanto que fiz o mesmo com o processador. Em relação a curva das fans, ja configurei mas n mudou tanto assim. A minha questão mesmo era se deixar sempre travado a 1700mhz estragaria a placa, pois ja está estável e perdi cerca de 3~5 de fps en jogos pesados como final fantasy XV, assassins creed etc, o que n faz diferença alguma.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...