Ir ao conteúdo

Sugestões de placa-mãe para usar com o Ryzen 7 5700G

Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Postado

Olá

A minha placa-mãe é a MSI B450M PRO-VDH MAX e ela não está aguentando em manter ligado o processador Ryzen 7 5700G.

É óbvio que terei que trocar a placa-mãe, se eu quiser jogar jogos pesadinhos como o  God of War ou Horizon Zero Dawn, usando apenas a iGPU Vega 8 e o recurso do FSR. 

Mas estou com dúvida em que quantos estágios de potência que a placa-mãe deve ter para essa APU?

Estou de olho na ASUS TUF GAMING X570-PLUS (WI-FI), que tem 14 estágios. 

Grato desde já!

Robson 

Postado
1 hora atrás, RonnyPatrick disse:

Olá

A minha placa-mãe é a MSI B450M PRO-VDH MAX e ela não está aguentando em manter ligado o processador Ryzen 7 5700G.

É óbvio que terei que trocar a placa-mãe, se eu quiser jogar jogos pesadinhos como o  God of War ou Horizon Zero Dawn, usando apenas a iGPU Vega 8 e o recurso do FSR. 

Mas estou com dúvida em que quantos estágios de potência que a placa-mãe deve ter para essa APU?

Estou de olho na ASUS TUF GAMING X570-PLUS (WI-FI), que tem 14 estágios. 

Grato desde já!

Robson 

Acho precipitado já culpar a motherboard por, supostamente, não estar aguentando manter ligado o Ryzen 7 5700G. Isto, para mim, parece um problema na fonte. Qual a sua fonte de alimentação?

• Curtir 1
Postado

A fonte não é! Tenho a absoluta certeza porque ela é da Thermaltake e é 80 Plus Gold. Tenho certeza quanto a placa-mãe porque eu vi no site da MSI, a placa-mãe que tenho atualmente tem 4+2 estágios de potência no circuito regulador de tensão. Sinceramente é pouco para um processador que tem um "desempenho latente" excelente.

A atual configuração congela a imagem depois de um tempo jogando. No caso do uso normal do desktop, não há travamentos e uso gerenciamento de energia do modo economia, para o sistema não pifar de vez.

Atualmente tenho um overclock de memória: de 2400 MHz para 2800MHz, sem mexer na tensão para os 4 módulos de 8 GB.

Desde já agradecendo!

• Membro VIP
Postado

Ok, já removemos um dos possíveis problemas, a fonte. Utilize MSI After Burner para tentar descobrir o atual problema, ele também indica a energia dos componentes, poderá ajudar a realmente saber se o problema é a placa-mãe. Mas se a idea já fosse trocar de qualquer modo, ai só trocar mesmo :3

Postado

@TanTalus Ska Drin algumas empresas vendem kit upgrades a320 casados com Ryzen 7. E infelizmente os VRMs delas não são capazes de aguentar processadores com TDP acima de 65w.

@RonnyPatrick eu concordo que a culpa pode não ser necessariamente da placa-mãe. Poderia sim ser a fonte, o PC do meu pai estava desligando as vezes e a troca da fonte acabou com o problema era uma CX430 com 4-5 anos de uso por outra CX430. E a fonte antiga nunca desligou o outro PC em que liguei ela posteriormente.

Enfim, só dá para descartar o problema após testes. Ele desliga direto sem uma tela azul?

Postado
26 minutos atrás, RonnyPatrick disse:

A fonte não é! Tenho a absoluta certeza porque ela é da Thermaltake e é 80 Plus Gold. Tenho certeza quanto a placa-mãe porque eu vi no site da MSI, a placa-mãe que tenho atualmente tem 4+2 estágios de potência no circuito regulador de tensão. Sinceramente é pouco para um processador que tem um "desempenho latente" excelente.

A atual configuração congela a imagem depois de um tempo jogando. No caso do uso normal do desktop, não há travamentos e uso gerenciamento de energia do modo economia, para o sistema não pifar de vez.

Atualmente tenho um overclock de memória: de 2400 MHz para 2800MHz, sem mexer na tensão para os 4 módulos de 8 GB.

Desde já agradecendo!

Pode ser algum mau contato nas memórias. Já tentou limpá-las com uma borracha e recolocar? Você passa uma borracha em cada pente, sopra o excesso, recoloca a memória no slot e testa. Faça isto com ambos os pentes, lembrando-se de, antes, tirar a energia estática do seu corpo e, depois da limpeza, soprar o excesso de resíduos da borracha, para evitar mais algum mau contato.

Postado

Citação

@MrNobody Enfim, só dá para descartar o problema após testes. Ele desliga direto sem uma tela azul?

A Imagem do PC congela e não dá tela azul. O PC fica travado e não responde mais e tem que reiniciar com o botão reset para voltar à dar boot.

A imagem é do Ryzen Master e ele mostra detalhes do PC em idle. só o RM e o navegador rodando.

2022-05-29.png

Postado

Bom dia!

Fiz um teste de estresse da APU e memórias, usando o AIDA64. 

O resultado: o computador travou e deu tela azul aos 13 minutos de teste.

Estou anexando um aviso do Windows de nível crítico, que peguei no visualizador de eventos e um aviso do AIDA64.

Então eu reverti o overclock de memória e fiz outro teste para ver se me daria bem. O teste rodou por 45 minutos sem maiores problemas.

Não um termômetro para medir a temperatura do circuito durante um determinado teste, o que seria o ideal.

Eu quero fazer um teste por mais tempo com FurMark e posteriormente publica os resultados aqui no tópico.

2022-05-29 (1).png

2022-05-29 (2).png

• Solução
Postado

@RonnyPatrick overclock de memória costuma dar bastante problemas, as vezes até o perfil XMP causa instabilidades e em teoria são memórias que foram testadas especificamente para trabalhar naquela configuração. 

Memória é loteria se os chips foram feitos de um material de qualidade inferior as vezes elas não conseguem subir nem 1mhz sem instabilidades no sistema.

Por isso é melhor investir em uma que é vendida como 3600mhz do que comprar uma com 2400mhz e tentar a sorte no overclock.

Postado

@MrNobody Fiz testes com o FurMark e novamente com AIDA64. Com o último, o teste durou 2h16min e não teve maiores problemas. Vou investir em memórias e deixar a placa-mãe como está, pelo que eu vi no YouTube, o circuito VRM esquenta mais em jogos, conforme a TDP e PPT do processador instalado. E se sana isso com ventilação do gabinete. Meu gabinete é risório Sentey Halcon II, mas ele tem várias ventoinhas que ventilam eficientemente o sistema.

Se tiver que trocar a placa-mãe futuramente, ela tem que ser do chipset B550 ou X570, para o processador Ryzen 7 5700G.

Por fim, obrigado a todos a que me ajudaram nesse tópico.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!