Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

meu problema é muito especifico, se eu reiniciar meu pc pelo botão de reiniciar do proprio gabinete ele passa pela tela da BIOS, porém se eu desligo/reinicio o PC normalmente pelo menu iniciar a outra vez que ele liga a tela da BIOS fica toda preta e se eu tento entrar mesmo assim é como se a BIOS estivesse la mas em outra tela ou algo assim.
se eu deixar o CSM habilitado isso não acontece, mas preciso dele desabilitado para instalar o windows 11 e parece que tem algo a ver com o secure boot também, mas não estou entendendo o que está acontecendo.
caso eu não tenha explicado direito eu posso tentar reformular de uma forma melhor

Configs do PC:

- placa-mãe ASRock h310cm-hg4

- I5 9400f (sem vídeo onboard)

- 16GB DDR4 2666mhz

- RTX 3050

- SSD Kingston 120GB

- HD Toshiba 1TB

Postado

@azvdx CSM é uma opção de compatibilidade com hardwares mais antigos e que só rodam com BIOS legacy.

Teu problema é muito provavelmente um monitor muito antigo ou poderia até ser alguma outra configuração da BIOS sentada em Legacy ao invés de UEFI. 

Postado

@MrNobody então, a parada é que tava funcionando normal com esse monitor(Samsung S24D332) até sexta, ai depois que formatei o pc começou a dar isso

Postado

@azvdxsó formatou ou teve que desativar o CSM para instalar o Windows 11?

Se só desativou o CSM antes é um provável conflito com algo na BIOS em modo legacy. Provavelmente alguma opção de BIOS. Se não for é realmente estranho dar tela preta na BIOS, durante o sistema o driver segura o vídeo. Em casos assim normalmente o uso de portas DVI ou VGA funcionam mas não se tem vídeo em HDMI ou DP.

Postado

@MrNobody tentei instalar o 11 e não funcionou, desativei o csm, formatei e reinstalei o 10, e quando fui tentar instalar o 11 novamente começou a dar esse problema, meu monitor so tem suporte a HDMI/VGA e minha placa de vídeo HDMI/DP

Postado

@azvdx Então é questão de ir na BIOS e alterar tudo que tiver como opção: Legacy, UEFI e auto para UEFI. Se necessário ative para ver essas opções.

Quando ligado pela primeira vez o monitor deve estar entrando em legacy devido a VGA. E depois de ter vídeo ele carrega como UEFI pelo HDMI 

Postado

entrei na BIOS mudei absolutamente todas as opções relacionas a UEFI e Legacy mas até agora nada, já tentei de tudo e nada funciona.

Postado

@azvdx após alterar tudo para UEFi você conferiu se de fato as opções foram salvas na BIOS?

Poderia ser um problema com a propria BIOS. Já tentou uma atualização de BIOS?

Ou talvez exista um update de firmware do monitor.

Postado

depois de muitos testes cheguei em algum lugar, minha placa tem 1x HDMI e 3x DP e meu monitor 1x HDMI e 1x VGA, tenho um adaptador HDMI>VGA coloquei ele aqui e agora a tela da BIOS aparece normalmente, porém esse adaptador está com mau contato e não consigo deixar ele 100% do tempo no pc pois fica desligando toda hora.
existe alguma configuração que eu consiga fazer para a tela da BIOS aparecer direto pelo HDMI sem precisar do adaptador?

Postado

depois de mais alguns testes descobri que quando desinstalo os drivers da gpu o windows inicia e funciona normalmente mostrando a tela da BIOS e me deixando acessar normalmente com o csm desabilitado, porém se instalo o driver novamente eu so consigo acessar a BIOS se eu desligar o pc na tomada e ligar dnv, se eu reiniciar/desligar ele pelo menu do windows o problema da tela da BIOS não aparecer volta

• 1 ano depois...
Postado

Olá a todos . Tive o mesmo problema ao modificar minha BIOS do legacy para UEFI, após isso meu PC rodava mas não dava imagem ,e de jeito nenhum consegui resetar minha BIOS . Foi então depois de tentar de tudo só  tive uma escolha : acessar a BIOS sem ver imagem nenhuma, com a tela preta mesmo. Depois de ligar o PC e apertar del o suficiente, com uma imagem da BIOS aberta salva em meu celular , segui os passos usando o teclado e a tecla f3 para restaurar e depois f10 pra salvar e sair . Grande foi meu alívio quando o PC reiniciou e voltou a imagem . Em anexo está a imagem.

Screenshot_20231028-173712.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...