Ir ao conteúdo

Sugestão de gabinete pequeno

Ir à solução Resolvido por Schrodinger,

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal. 

Comecei com a ideia de fazer um upgrade e acabei me decidindo trocar quase tudo, ai vou aproveitar pra trocar meu gabinete que é um trambolho que só posso deixar no chão. 

Não tenho nada comprado ainda, mas devo ir de I5 12400, B660 e VGA 3060 ou 6600x.

Pesquisei aqui no forum e achei interessante o Galax Nebulosa que alguém postou, mas eu ainda achei ele grande e queria sugestão de outros gabinetes, quanto menor melhor, sem iluminacão e que não vai me dar problema de refrigeração com esse setup.

Sei que vou ter que comprar a placa micro atx, mas em relação a fonte, tem tamanho diferente para esses gabinetes menores? Alguma outra coisa que tenho que preocupar usando um gabinete menor?

Agradeço a Ajuda 👍

Postado
3 horas atrás, Fábio Muniz disse:

mas em relação a fonte, tem tamanho diferente para esses gabinetes menores?

Existem fontes de tamanhos menores no mercado, mas depedendo da fonte que vai pegar ela já será comportada tranquilamente em um gabinete com suporte para placas-mãe mATX.

O menor padrão atual para fontes, que eu saiba, é da linha SF da Corsair, que é para gabinetes mini ITX.

Alguma outra coisa que tenho que preocupar usando um gabinete menor?

Questões de refrigeração, espaço para comportar a GPU como um todo dentro do gabinete, espaço para periféricos, se você ainda usa HDs assim como eu, se preocupar com espaços de HD é uma boa, pois a maior parte dos gabinetes suporta 2 ou 3 HDs, alguns é no máximo 2 de 3.5", de repente você não quer se desfazer do HD por questões de necessidade para armazenar dados.*

sem iluminacão e que não vai me dar problema de refrigeração com esse setup.

Eu estava vendo alguns gabinetes uma vez com iluminação só em fans, pode talvez ser uma boa opção caso você deseje fazer isso.

Pode comprar gabinete com fans RGB mesmo, e comprar mais fans extras sem nada de LED ou LED de cor fixa, vai do gosto de cada um, e substituir os originais pelos comprados.

No seu caso, é sem iluminação, então é fans sem LED algum.

(*): Citei questão sobre espaços para HD, pode não ser o seu caso de precisar de muitos HDs, e foi um comentário levando em consideração uma parte que eu pessoalmente sempre olho em gabinetes, por questão da minha necessidade mesmo, eu tenho 3 HDs de 3.5" e 1 de 2.5" e os uso muito para arquivos, jogos e outras coisas que não citarei por questões de regras.

• Curtir 1
Postado

@TanTalus Ska Drin Muito obrigado, vou levar isso em consideração.

@Elder Nauvirth Atualmente tenho um SSD para sistemas e um HD de 1TB, mas vou pesquisar mais os preços de SSD, posso pensar em abandonar o HD e ficar só com SSD se der um bom custo beneficio espaço/dinheiro, muito obrigado.

Encontrei esse gabinete, MASTERBOX Q300L, faixa de 300 e poucos e ele pode ser usado horizontal e vertical, acho que vai ser uma boa opção para minha sala.

• Curtir 1
Postado

@Fábio Muniz Eu tinha visto esse Q300L da CoolerMaster, e sim, de fato é bem interessante.

E caso tenha fans coloridos, pode simplesmente fazer como indiquei antes, trocar os mesmos por fans sem leds.

1 hora atrás, Fábio Muniz disse:

Atualmente tenho um SSD para sistemas e um HD de 1TB, mas vou pesquisar mais os preços de SSD, posso pensar em abandonar o HD e ficar só com SSD se der um bom custo beneficio espaço/dinheiro, muito obrigado.

Geralmente SSDs tem um custo maior por Gigabyte, e modelos com grandes capacidades sai mais caro do que um HD de maior capacidade.

É uma ótima opção migrar o sistema operacional para SSD, e manter HD para arquivos, programas, e outras coisinhas mais que for necessário.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Elder Nauvirth disse:

Geralmente SSDs tem um custo maior por Gigabyte, e modelos com grandes capacidades sai mais caro do que um HD de maior capacidade.

É uma ótima opção migrar o sistema operacional para SSD, e manter HD para arquivos, programas, e outras coisinhas mais que for necessário.

Eu já uso o sistema operacional em um SSD, mas caso conseguir diminuir o gabinete deixando de usar HD, daria pra gastar um pouco mais e ficar exclusivamente em SSD. 

1 hora atrás, Elder Nauvirth disse:

@Fábio Muniz Eu tinha visto esse Q300L da CoolerMaster, e sim, de fato é bem interessante.

Sim, eu já deixei ele no radar, ainda estou pesquisando outros, mas segunda vou fazer um modelo no tamanho das especificações dele e ver como fica na minha sala, hehe

• Curtir 1
  • Solução
Postado

Aí vai algumas sugestões...

5XhwlMb.jpg

NCase M1

iLQNOGt.jpg

Lian Li TU 150X

K7aSsAo.jpg

Cougar QBX

kRRM2Zs.jpg

NZXT H200

vLPyjeM.jpg

NCase M1 (com o suporte lateral para FAN)

São todos de setups que eu tive, sendo que o NCase M1 é o meu setup atual com as seguintes especificações...

Placa de Vídeo GeForce RTX™ 3080 TURBO 10G (rev. 2.0), GV-N3080TURBO-10GD-REV2.0
Gabinete NCase M1 v5.0 Prata, NCE-M1ENC-V61-BB-TW1A (comp: 332mm, alt: 250mm, larg: 160mm)
Placa-Mãe Biostar Racing Z490T-Silver, Chipset Z490, Intel LGA 1200, MiniITX, DDR4, IZ49BIHT-R01-BS210X
Processador Intel Core i7-11700F 11ª Geração, Cache 16MB, 2.5GHz 4.8GHz Turbo, LGA1200, BX8070811
memória (2x) Team Group T-Force Delta RGB, 16GB (1x16) DDR4 3200MHz, TF11D416G3200HC16F01
SSD Kingston NV1 2TB, M.2 2280 NVMe, Leitura 2100MB/S e Gravação 1700MB/S, SNVS/2000G
Cooler p/ Processador Noctua, NH-U9S with Cooler FAN Noctua 92mm, NF-A9 PWM
Cooler FAN Noctua 120mm, NF-A12x15 PWM (2x)
Cooler FAN Noctua 120mm, NF-P12 PWM
Cooler FAN Noctua 92mm, NF-A9 PWM
Fonte Corsair SF750 750W, 80 Plus Platinum, Modular, CP-9020186-NA
Kit Anti-Vibração p/ Ventoinhas Noctua - (pack com 16 unidades), NA-SAV4

Aqui uma comparação entre eles lado-a-lado. Da esquerda pra direita, Cougar QBX, Lian Li TU150X e NZXT H200...

gbEJx07.jpg

jsWi7jp.jpg

OAOhTpN.jpg

qTRTiIp.jpg

E aqui o NCase M1 (o menor de todos) em relação ao Cougar QBX...

0Oo0eLB.jpg

Pronto, são algumas das menores opções que existem hoje no mercado, agora é só escolher, hehehehehe. Abs.

• Obrigado 1
  • 3 meses depois...
  • 11 meses depois...
Postado

@Schrodinger tinha suspendido a troca e voltei a procurar agora. Gostei desses gabinetes, pesquisei pouco ainda, mas nessa configuração parece quase dobra o preço da placa-mãe. Ja tinha visto a B760m Aorus Elite mATX por R$1200 e o que vi mais barato em mITX ta por R$2000 uma Z690I.

• Curtir 1
Postado

@Fábio Muniz é verdade. É um tanto desencorajador os "precinhos" dos componentes pra Mini-ITX, eu mesmo agora há pouco acabei de adquirir uma ASRock Z790M-ITX pela "bagatela" de R2.400,00 😞 hehehehe. Mas se estiver disposto a investir, compensa pelo resultado final, ou seja, PCs de altíssimos desempenhos e pequeninos, pequeninos, hehehehehe. 

Grande abraço prô cê!!!

• Curtir 1
Postado

O Pichau HX100 Metal (laterais mesh) - que é o SAMA IM01; esta por R$ 289,90.

Com vidro na lateral esquerda é mais R$ 10,00.

Suporta placa-mãe micro-ATX e fonte ATX, evitando gastos com hardware "de nicho".

Tem um volume um pouco menor que o N1 - 21,91 Litros vs  27,26 Litros.

HX100xN1.jpg

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Schrodinger disse:

@Fábio Muniz é verdade. É um tanto desencorajador os "precinhos" dos componentes pra Mini-ITX, eu mesmo agora há pouco acabei de adquirir uma ASRock Z790M-ITX pela "bagatela" de R2.400,00 😞 hehehehe. Mas se estiver disposto a investir, compensa pelo resultado final, ou seja, PCs de altíssimos desempenhos e pequeninos, pequeninos, hehehehehe. 

Grande abraço prô cê!!!

O problema nem é só o preço, é a falta de opção. Uma Z790 mATX não fica muito mais barato que essa mITX, o problema é a falta de B760 mITX no mercado. Uma B760 mATX de boa qualidade da pra encontrar por R$1200, se tivesse uma mITX por R$1500 seria interessante.

2 horas atrás, 1lokos disse:

Suporta placa-mãe micro-ATX e fonte ATX, evitando gastos com hardware "de nicho".

HX100xN1.jpg

Interessante esse modelo. Porém pelas especificações, fica parecendo que usando fonte ATX ficaria com a capacidade de refrigeração reduzida, pois reduzem os espaços para coolers. Vou procurar videos e fotos com as opções de montagem e analisar. Valeu pela dica.

• Curtir 1
Postado

Não é bem micro - e o preço é salgado; mas tem bom equilíbrio entre a forma, espaço interno e tamanho.

ASUS AP201

• Dimensões: 460 x 205 x 350 mm (CxLxA)

Montagem com placa M-ATX, i7-13700K, Air Cooler Noctua NH-D15 e RTX 4080.

1 hora atrás, Fábio Muniz disse:

... fica parecendo que usando fonte ATX ficaria com a capacidade de refrigeração reduzida, pois reduzem os espaços para coolers.

Nessa montagem - SAMA IM01(Reddit); com fonte ATX, tem dois fans em baixo e dois em cima, ou seja todos os possíveis nestas posições. 

ikcfxbwy3zm91.jpg?width=960&crop=smart&a

Permite também montagem invertida, com a placa-mãe voltada para o lado direito.

• Curtir 1
Postado
Em 11/08/2023 às 09:37, 1lokos disse:

HX100xN1.jpg

Em 11/08/2023 às 09:37, 1lokos disse:

HX100xN1.jpg

@Fábio Muniz, comprei esse HX100 da pichau e gostei bastante. Tive que colocar mais um fan de 140mm na lateral, as temperaturas ficaram ok!

hx100.jpg

Se quiser depois envio mais fotos, da montagem finalizada. 

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, danielscandido disse:

@Fábio Muniz, comprei esse HX100 da pichau e gostei bastante. Tive que colocar mais um fan de 140mm na lateral, as temperaturas ficaram ok!

hx100.jpg

Se quiser depois envio mais fotos, da montagem finalizada. 

Ficou bem legal. Sua VGA é de 3 fans? Ocupou uns 30% do gabinete, rs, mas parece ficou numa posição boa.

Por curiosidade, da pra usar esse gabinete deitado sem comprometer a refrigeração?

• 3 semanas depois...
Postado

Outras sugestões de gabinetes bem pequenos, aí estão da esquerda pra direita com dimensões (comp x larg x alt em milímetos e litragem),
um Buffoon (imitação do K55), 310mm x 120mm x 190mm, 7.068L
um case vendido na amazon como Mini-ITX Case S300, 312mm x 135mm x 193mm, 8.13L
um NCase M1 v5.0, 328mm x 160,6mm x 250,5mm, 12.73L
e um Lian-Li Q58 X4, 342mm x 170mm x 270mm, 14.54L

IMG_1549(2).thumb.JPG.a5766c472d9a51b95c5654a72afc4e8f.JPG

IMG_1547(2).thumb.JPG.3bdd0279b1d29c09e242877ac22af845.JPG

• 3 meses depois...
Postado

Fala, se conseguir achar, recomendo o SSUPD Meshlicious ou o Meshroom. Mitx verticais, com footprint bem pequeno. O legal deles é que em pouco volume você consegue montar radiador de 280mm. Não que seja o caso, mas da pra rodar até um i9 14900k sem problemas. Achei muito fácil pra montar, pois desmontam todas as faces. Acabamento impecável. Além que aceita GPU Full size e de até 4 slots. Se quiser, coloca até uma RTX 4090 ali hehe.

Vou deixar umas fotos aqui.

01.jpg

02.jpg

04.jpg

05.jpg

06.jpg

07.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...