Ir ao conteúdo

Quando paro de usar o notebook, ele trava


Ir à solução Resolvido por Edvaldo J. Frederico,

Posts recomendados

Postado

Olá a todos! Estou com um problema que começou recentemente (menos de uma semana) em meu computador que possui dois anos e meio de idade. Quando paro de usar-lo, seja por cinco minutos ou trinta, ele possui uma chance bem grande de travar simplesmente tudo. Curioso com esse fato, percebi três coisas:

- Ele somente ocorreu no Windows (não testei no Linux);

- Se eu "fecho" ele, no sentido literal, depois de algumas horas, e então tento ver se ele voltou ao normal, ele sempre aparece na minha distribuição Linux, mesmo, como já dito, tendo esse problema usando o windows;

- Bati uma foto do gerenciador de tarefas que estava aberto quando dei uma saidinha, e quando voltei tudo "estava no talo", e o notebook travado (inclusive, essa foi a única vez que ele voltou ao normal sem eu ter que fechá-lo).

 

Seria problema do computador, ou do Windows? Desde já agradeço a atenção!

IMG_20220606_102701.jpg

Postado

Você ainda usa HD no notebook? O Windows 10 não se dá bem em computadores sem SSD. Tanto o serviço de atualização do Windows Update quanto os serviços de anti-malware consomem uma quantidade absurda de recursos em segundo plano, o que faz qualquer sistema rodando em HD passar mal, ainda mais HDs de notebooks que costumam ser mais lentos que os HDs de desktop.

  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

@NilsonCesar Bom dia

 

 

Qual a configuração desse notebook.

Uso de processador, memória e HD estão no limite.

  

1 minuto atrás, NilsonCesar disse:

@GuilhermeGB Pior que o meu usa HD mesmo, mas é estranho que só agora tenha ocorrido isso, né? Acha que o Ubuntu vai ter esse mesmo gargalo? Uso a versão LTS mais recente dele.

Eu usaria o Linux Mint é bem mais leve que o Ubuntu.

  • Membro VIP
  • Solução
Postado
4 minutos atrás, NilsonCesar disse:

@Edvaldo J. Frederico É 64 bits, seguem outras especificações:

image.png.c09a0a8c645812ce13174b04056b1794.png

 

Reinicie o notebook em modo de segurança e veja se ainda continua travando.

Para reinicar em modo de segurança, segure a tecla "Shift" enquanto você vá em "Iniciar e Reiniciar".

2015-08-11-captura-de-tela-2015-08-10-as

2015-08-11-captura-de-tela-2015-08-10-as

Se ainda tiver dúvida veja esse tutorial.

As opções pode ser "4 - Habilitar modo de segurança" ou  "5 - Habilitar modo de segurança com rede".

Sem rede você não vai conseguir acessar internet e com rede você vai conseguir.

https://www.techtudo.com.br/noticias/2015/08/como-iniciar-o-windows-10-em-modo-de-segurança.ghtml

Use por uns 20 minutos, coisa basicas e veja se continua travando.

Se não travar, entre na gerenciador de tarefas e na aba Inicializar, deixe o mínimo de coisa para iniciar junto.

2016-05-16-g08.jpg

Desmarque "Java, Serviços do Google", agora o"HD Audio" como está na foto pode deixar.

E reinicie normalmente e veja se pelo menos o uso de memória e processador se diminui.

Na aba processo veja o que está usando tanto processador se o mesmo estiver com uso muito elevado.

De qualquer forma é altamente recomendado instalar uma SSD e colocar pelo menos mais 4Gb de memória para totalizar 8Gb.

 

 

 

  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg


CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!