Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá,

Estou com uma dificuldade imensa de abrir duas portas na minha internet, e gostaria de coração que pudessem me auxiliar nessa empreitada. Já tentei o procedimento seguindo o óbvio e tutoriais na internet, mas sem sucesso, as portas não dão sinal.

Aqui a internet chega pela fibra, até o modem Huawei HG8546M e passa pela porta e cabo LAN até a porta WAN do roteador TP-Link TL-WR840N finalmente chegando ao meu computador através da porta e cabo LAN.

O IPv4 do computador é 192.168.0.100;

Gateway 192.168.0.1, onde entro na página do TP-Link.

Para entrar na página do Huawei, o endereço é 192.168.1.100;

Desde já, agradeço.

Postado

Se tem mais de 1 roteador na rede não conecte nada pelas portas WAN. Isso gera um grande número de problemas, em especial o duplo NAT na rede que vai transformar esse lance de encaminhamento de portas num pesadelo. E a performance no geral vai cair bem. Use apenas as portas LAN

• Amei 1
Postado
3 minutos atrás, GabrielDCM disse:

Você diz pra deixar o segundo roteador em modo bridge? Se for, já tentei e nada das portas funcionarem...

Modo bridge? Bridge é ponte. Não é disso que precisa. Um dispositivo em modo ponte não faz parte da rede: a rede passa através dele, de certo modo, Daí vem o nome ponte.

• Amei 1
Postado

Ligue para o provedor e pergunte sobre isso. 

Mas de todo modo não deve nunca ligar os roteadores pelas portas WAN a menos que desabilite NAT nos lugares certos e configure todos os roteadores de acordo. Mais de uma camada desses aparelhos rodando NAT vão custar caro em termos de performance e não vão trazer nenhum benefício.

E não deve usar mais de um servidor DHCP na sua rede a menos que saiba como configurar isso. Se seus roteadores aceitam o endereço do gateway nas configurações de  DHCP é trivial.

Mas o simples é usar todos roteadores exceto um como pontos de acesso wifi e switches desabilitando outros serviços, como NAT, WAN, Firewall, filtros, DHCP e tal. Afinal nõ precisa mesmo disso nas camadas internas da rede

• Amei 1
Postado

@arfneto Bom, deixei meu PC ligado direto a porta LAN do modem Huawei, como já queria fazer anteriormente, e habilitei a área DMZ e liberei as portas, mas nada de sinal. O roteador TP Link esta na WAN pois o pessoal aqui utiliza ele como repetidor, mas não estou mais utilizando ele no PC, então acredito não estar interferindo em nada, certo? 

Postado
10 minutos atrás, GabrielDCM disse:

O roteador TP Link esta na WAN pois o pessoal aqui utiliza ele como repetidor

Que significa? Nada tem a ver uma coisa com a outra.

Que é  "o pessoal"? Qual o seu provedor? Em que cidade? Se o segundo roteador está ligado via cabo deve estar melhor servido com uma segunda rede e não um repetidor. Repito: não use a porta WAN. 

• Amei 1
Postado

@arfneto Não sabia que era possível, de qual forma consigo o TP-link ativo e funcionando com acesso à internet sem utilizar a porta WAN do mesmo?

É o pessoal aqui do quintal de casa, o Modem Huawei recebe a fibra, esta na casa 1 e vem pro meu PC através do cabo LAN, casa 3. O TP-Link esta recebendo a conexão via WAN e fica como acesso para a casa 2, se tiver como deixá-lo com acesso a internet e sem o uso do WAN posso fazer agora.

Eu sou da capital de São Paulo, SP - Zona leste, uso a Fast Provedor, aqui é dividido em 3, pagamos 90 reais por 40 MB mas chegam 80MB e fica 30 reais pra cada.

Postado

O uso da WAN nada tem a ver com a internet. Tem a ver com o serviço NAT rodando nele. 

No fundo esses aparelhos ditos roteadores domésticos para acesso a internet não são assim roteadores de verdade. Estão mais para adaptadores LAN/WAN no sentido em que a conexão única IP que entra pela porta WAN é distribuída na rede conectada a esse roteador, e do lado da WAN apenas um endereço existe. E esse aparelho faz o meio de campo usando tabelas e distribuindo de volta as respostas que vem do lado WAN aos acessos feitos pelos dispositivos que estão do lado LAN da coisa. Isso é NAT, Translação de Endereços de Rede.

Como você já tem o endereço WAN que vem do tal provedor FAST e de todo modo TODO o acesso a internet vai sair por ele, de todas essas casas, não precisa e não deve usar outra WAN. E acho que já entendeu que não precisa usar isso de novo porque só tem uma rede local. E não deve porque tudo fica mais lento e algumas coisas não funcionam com duplo NAT como eu já disse umas vezes.

Entendo que seu "roteador" está em 192.168.1.100. Do outro lado dele está a Fast, o provedor, e a internet no geral.

Então uma maneira simples de usar isso é colocar seu roteador TP-Link nessa mesma rede, digamos em um endereço fixo tipo 192.168.1.2, lá nas propriedades da LAN dele.

E desligar o DHCP nele, desativando o tal DHCP server. E Não usar a porta WAN dele, como já expliquei.

No Huawei seria mais conveniente mudar o endereço dele de .100 para .1 antes de tudo. No DHCP dele veja lá a faixa de endereços e deixe uns de fora, como por exemplo começar em 192.168.1.10 com o endereço dele em 192.168.1.1 e o TP-LINK em 192.168.1.2. Assim terá mais 7 endereços livres pra seu uso sem ter conflito se precisar.

Nesse exemplo você pode ter entao o DHCP no Huawei oferecendo endereços entre 192.168.1.10 e 192.168.1.253 ou o que preferir. E no endereço .1 estará o próprio Huawei. Em .2 estará o TP-Link.

Na casa 2 ao conectar um celular via wifi por exemplo (wi-fi nada tem a ver com a internet) ele se conecta à rede --- rede ethernet 802.11b/c/n/x/z sei lá --- e uma vez conectado ele vai procurar um endereço IP usando DHCP. Claro que o tp-link não vai responder. Mas as portas LAN do TP-link e do Huawei formam um switch: tudo trafega entre todas elas. Então o DHCP do Huawei vai dar um endereço para o celular e a vida segue.

Se não desativar o DHCP no TP-LINK claro que vai dar mer da porque ele não está conectado a nada pela WAN e se ele responder antes do outro, o que é provável para quem não estiver na casa 1, ele vai criar uma rede nova com um gateway desconectado de tudo.

Por isso tem que fazer as coisas na ordem certa para não perder a conexão com ninguém nem deixar nada de fora. 

É óbvio que o encaminhamento de portas deve ser feito na única rede IP, a 192.168.1.0/24.

É claro possível ter mais servidores DHCP e redes dentro da sua, e muitas vezes é desejável ou essencial, mas o problema maior é que a maioria desses aparelhos roteadores simples não permite sequer digitar o endereço do gateway no DHCP e usa para endereço do gateway o IP do roteador na LAN e aí já era.

O wifi na LAN

Entenda que pode usar as antenas dos dois aparelhos e ter as duas redes wifi separadas, ou 4 ou 6 se os aparelhos forem dual- ou tri-band. Vai estar usando uma única rede IP e é o que importa. Um único gateway que estará ligado ao provedor. O protocolo faz oi resto e nunca vai ter que mexer nisso. wifi nada tem a ver com a internet ou TCP/IP.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...