Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Então, sou um pouco leigo, bora lá, OBS:* uso meu pc para jogar*

Mesmo que esse processador já venha com opção de "over desbloqueado", vi alguns foruns e videos, galera botando em 5.0ghz e ganhando uma performance considerável.

1- Tenho duas dúvidas na verdade, a primeira é, se realmente vale a pena realizar esse over para 5.0? E é seguro ou não recomendado...?

2- E a outra questão é relacionada a memória RAM, atualmente possuo 3 RAMs DDR4 ( 1x8gb 2x4gb = 16gb no total) [modelo: evo geil], porém elas são de 2400 ou 2600, não recordo, mas é uma das duas kkk.

Mas estava pensando em dar um upgrade e troca-las, minha duvida é, com o kit que eu tenho de processador e placa de vídeo, faz muita diferença em questão de performance memórias rams ter um MHz maior ? 

• Membro VIP
Postado

Bem, sem saber qual o modelo de sua placa-mãe é difícil apontar se vai ser melhor ou não, mais seria bom trabalhar na capacidade recomendada dela, seja 2400, 2600 ou 3200mhz... Uma coisa que é interessante é trabalhar com números pares, visto que sua placa tem 4 slot de memória, seria bom ter mais um módulo...

Quanto ao over do processador, normalmente eles saem de fabrica com um limite tolerável, se der erro no over, você terá que resetar tudo para voltar, particularmente não sou fã de overclock, mais cada um tem sua maneira de pensar, se quiser tentar, por sua conta e risco... 

• Curtir 2
Postado

@Giovanni Zandonai para fazer overclock nesse processador, primeiro de tudo você precisará de uma placa-mãe com chipset Z390 e um bom cooler. Depois também precisará de paciência e um pouco de sorte, porque vai ser trabalhoso, e pelo que vejo você não tem experiência nesse tipo de assunto. Minha recomendação é que você só mexa com overclock se estiver notando que seu processador realmente está sendo insuficiente para o seu tipo de uso. Fazer overclock não vai "magicamente" aumentar seu FPS, o resultado será notado apenas se o processador estiver limitando o desempenho da sua placa de vídeo.

Mas se for pra fazer alguma mudança aí, eu acho muito mais viável você trocar seu kit de processador + placa-mãe logo de uma vez, e já aproveita para trocar essas memórias ai, usar 3 memórias pode acabar dando dor de cabeça. Você pode tentar vender seu kit atual e pegar um Core i5 12400F + H610 + 2x8GB 3200MHz, vai ser um bom upgrade considerando que você tem uma placa de vídeo muito boa ainda.

• Curtir 2
Postado

@Antonio V. Garcia  perdão pela falta de detalhes, minha placa-mãe: 

Placa-Mãe Gigabyte Aorus Z370M Aorus Gaming, Intel LGA 1151, mATX, DDR4

Não me atentei a isso, se eu fosse trocar teria que verificar a placa-mãe,  talvez até trocar ela ;( pois quando comprei mesmo foi visando um pc mais de entrada.

@GuilhermeGB pois então,  eu não necessito na verdade, pois o processador que eu tenho ele tem uma opção de colocar a 4.7 e ja vem tueo presetado, não preciosei nem ver como que faz um boost, mas como vi alguns caras usando 5.0 e tem um ganho de desempenho bem notável, fiquei naquela curiosidade kkk

Me diz uma coisa, porque usar 3 memórias podem ocorrer algum problema? E que tipo de problemas seriam esse? 🤔

Postado
Em 19/06/2022 às 06:24, Giovanni Zandonai disse:

Me diz uma coisa, porque usar 3 memórias podem ocorrer algum problema? E que tipo de problemas seriam esse?

Dois problemas, o primeiro deles é que você já está misturando memórias diferentes, isso por si só não é bom e pode gerar pequenas instabilidades no sistema (geralmente não é perceptível para usuário comum). O segundo é que está tendo aí 8GB rodando em dual-channel e os outros 8GB em single-channel, e não dá pro PC trabalhar em dual-channel e single-channel ao mesmo tempo, então a partir do momento que você começar a usar mais do que 8GB de RAM, todas as memórias vão automaticamente operar em single-channel. Lembrando que em dual-channel a memória RAM tem o dobro da largura de banda comparada com single-channel.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!