×
Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

BIOS reconhecendo menor frequência que o pente instalado


Posts recomendados

Olá, porquê a BIOS sempre reconhece memória de menor frequência? No usei o programa ainda64 e o pente de memória é DDR4 8 GB frequência 2.444 GHz. Só que na BIOS ele só reconhece 2.333 GHz. Já fiz situação de uma placa de memória frequência de 2.333, coloquei de 2 GB na frequência de 1.333, total deu 6 GB. Ohie na BIOS e só reconhece 6 GB frequência 1.333 MHz. Me tire essa dúvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, marcelotss disse:

coloquei de 2 GB na frequência de 1.333, total deu 6 GB. Olhei na BIOS e só reconhece 6 GB frequência 1.333 MHz. Me tire essa dúvida.

Está certo. 4gb+2gb=6gb    Mas não seria 2.133mhz?

 

Quando se adiciona mais que 1 modulo de memória a placa-mãe sempre vai setar as frequências e latências pela mais baixa. 

Exemplo se tiver 2666mhz e outra 3000mhz a placa-mãe vai automaticamente setar todas em 2666mhz. 

É o modo como funciona, Já que OC de memória é uma opção do usuário e não do fabricante a placa-mãe jamais vai subir automaticamente em OC a frequência de uma memória para igualar a mais alta, portando ficando a menor frequência como referência. 

Estamos falando aqui sobre automaticamente, sem mudar nada em BIOS. 

 

Em placas mães que suportam o XMP/D.O.C.P o usuário pode subir as frequências ativando o Perfil xmp, caso tenha todas as memórias de frequência maior que o padrão[2666ou2400 ou qual seja dependendo da arquitetura]  por ex:3000mhz, assim podendo desfrutar da frequência nativa da memória 

Em casos de memórias de diferentes frequências o usuário pode tentar um OC manual, na memória de menor frequência para não diminuir tanto a outra..   Mas isso não tem garantia de sucesso e pode ocorrer instabilidades. 

 

Dito isto por esses motivos sempre é recomendado que se for utilizar 2 módulos de memórias sempre faça com módulos iguais, tanto em tamanho GB, quanto em frequência e latência para que possa de fato usar o Dual channel sem preocupações como "se vai funcionar ou não".

Que para o seu caso, você não terá Dual Channel, mas sim um Flex Mode com baixa frequência, o que praticamente não vai mudar nada em desempenho, apenas aumentar a quantia de GB de Ram somente.

 

Você está usando Desktop ou Notebook?

Baixe e instale o CPU-z, execute e printe as abas "memory" e "SPD[dos 2 slots com as memórias]

Cole aqui para darmos uma olhada

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • LNPott alterou o título para BIOS reconhecendo menor frequência que o pente instalado

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Como se tornar um desenvolvedor full-stack

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!