Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal! 

Peguei o PC recentemente depois de anos sem, minha CFG é: R5 3600x , refrigeração gamemax L240 A-RGB, Aorus B450M gigabyte, RAM asgard 8x8 3600mhz, Evo 970 256gb, Fonte 600 cooler Master lite, GTX 1660 6GB GALAX ONE CLICK.

Queria travar todos os núcleos, 4,3 ou 4,4. o que recomendam? 

IMG-20220625-WA0026.jpeg

Postado

Não existe receita de bolo para overclock, porque a configuração varia de conjunto pra conjunto, mas você tem que começar aos poucos. Pode começar travando o clock onde você quer e jogar um valor de tensão fixa um pouco mais alto que o stock, mas que seja seguro (dizem que não é muito bom passar de 1.35V). Aí é só verificar a estabilidade com testes de estresse (AIDA64 e Cinebench, por exemplo), se ainda estiver estável, pode ir reduzindo a tensão e testando, até notar instabilidade.

Se você não quiser ficar reiniciando o PC pra entrar na BIOS toda hora, pode começar os testes aplicando as configurações pelo programa Ryzen Master. O bom dele é que o overclock só é aplicado dentro do Windows, se der ruim o PC reinicia e volta ao normal. Overclock aplicado na BIOS pode até impedir o PC de dar boot se não ficar bom, aí será necessário resetar a BIOS pra voltar ao stock.

Eu mesmo consigo estabilizar 4.2GHz a 1.15V no meu 3600 (sem "X"), mas essa tensão é muito mais baixa do que o processador roda em stock, muitas pessoas precisam subir muito acima da tensão stock pra segurar 4.2GHz, às vezes até para níveis inseguros. Acontece que o meu processador tem fabricação recente, veio bem "refinado" e consegue bons resultados em comparação a lotes mais antigos. Eu já fiz até alguns testes a 4.5GHz 1.25V, mas em relação ao que eu uso no dia a dia, que é 4.0GHz a 1.07V, só vi 10% de ganho e um aumento muito grande de temperatura e consumo de energia. Pra mim não é vantagem manter o processador assim, mas vai de cada um.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...