Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel Excel - Validação de dados + função Indireto


Posts recomendados

Tenho uma planilha para controle de fluxo de caixa onde preciso selecionar o tipo de pessoa relacionado a despesa/receita e dependendo da minha escolha, na coluna seguinte aparecerá apenas as pessoas relacionadas. Ex.: se escolher "colaboradores", aparecerá somente o nome dos funcionários. Para isso estou usando a função INDIRETO, que serve perfeitamente para o que preciso. O problema em questão, é que terei que fazer a validação linha por linha na segunda coluna, e não consigo encaixar uma função que resolva isso de forma mais simples, já que minha planilha tem mais de 6 mil linhas. 

 

Espero que alguém consiga me ajuda.

Sem título.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@YSS Se for o Excel 365 ou 2021, uma forma pode ser com colunas auxiliares para buscar os dados da tabela com as fórmulas CLASSIFICAR e ÚNICO, p.ex,

 

Ima1.png.0be9e69a406f1208d6e6900810be84c4.png

 

 

Célula E3  =CLASSIFICAR(ÚNICO(TABELA[SUBSETOR])) para criar uma lista dos Subsetores sem repetição da tabela azul (TABELA).

 

Célula G3 em validação de dados fica com a fonte =$E$3#.

 

Célula J3 =TRANSPOR(CLASSIFICAR(ÚNICO(SE(TABELA[SUBSETOR]=G3;TABELA[NOME];"")))) para criar a lista dos nomes. Aí é só arrastar.

 

Célula H3 =$J3#.

 

Se assim não resolver ou o seu Excel não for compatível, anexe uma planilha com dados fictícios. Assim vai facilitar para quem puder fazer outras sugestões.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, uma outra solução pode ser encontrada da seguinte forma:

image.png.291d57bb36f8ee29656b7f04eb333eeb.png

 

Vá em Fórmula e clique em Gerenciador de Nomes, em seguida, em Novo.

 

1º Coloque a fórmula: =DESLOC(Plan1!$A$1;1;CORRESP(Plan1!$G$2;Plan1!$A$1:$D$1)-1;8)

 

Plan1!$A$1 -> Corresponde a linha 1 da minha planilha nomeada Plan1.

 

1 -> Significa que o resultado será deslocado em 1 linha

 

CORRESP(Plan1!$G$2;Plan1!$A$1:$D$1)-1;8) -> Nessa parte é corresp simples.

 

Plan1!$G$2 - > Onde está a validação de dados

 

Plan1!$A$1:$D$1 -> A Matriz da validação

 

8 -> Corresponde ao número de linhas onde estão as informações a serem mostradas, no seu caso você usaria 6000

 

Após ter feito isso, clique em Ok.

 

Agora é só fazer a validação de dados novamente no campo correspondente e usar o nome que você colocou anteriormente, no meu caso foi Lista. Depois só clicar em Ok.

 

image.png.7b350dfd8a8d2d9467bcbe8d00b4b508.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!