Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala, pessoal. Bom dia!

Tudo bem?

Eu gostaria de tirar uma dúvida com vocês aqui, principalmente com o pessoal que é formado ou também que esteja cursando cursos de T.I no geral.

Eu tentei me graduar em ADM, porém eu desisti no meio do caminho, infelizmente. Eu meio que sofri uma pressão interna na época de escolher quais curso fazer e eu acabei optando por ADM.

E desde então eu só trabalho num HORTIFRUTI, que é o melhor nesse segmento. A empresa é boa e te dá oportunidade de crescimento nela. Inclusive, eles possuem um setor exclusivo de T.I, que resolvem problemas quando os caixas ou a rede da empresa ficam fora do ar. Estou até pensando em me informar com o Supervisor o passo a passo para candidatar a vaga. E eu sei que possivelmente, um dos requisitos é a graduação na área de T.I, e principalmente com software (creio eu, me corrijam se eu estiver errado).

Só que assim, eu nunca fui muito interessado na área de Software(e é claro que eu posso mudar isso na minha cabeça. Porque não aceitar Software?!). O meu grande interesse sempre foi com Hardware. Seja desenvolvendo ou trabalhando em lojas de hardware.

* Eu não sou um gênio em matemática. Eu me considero esforçado. É o suficiente para cursar T.I?

A minha primeira dúvida é a respeito de dois cursos: Engenharia de Computação e Ciência da Computação. São a mesma coisa? Possuem diferenças? Se sim, quais?

O curso de Engenharia da Computação é mais voltado para Hardware, certo?

2a dúvida: Como funciona Gestão em T.I?

Faculdades que eu vi que possuem cursos de T.I:

*UVA

*Estácio

*IBMR

Alguém já cursou T.I em algumas dessas instituições? Poderiam me informar se a qualidade e o método de ensino são bons(?).

Postado
5 minutos atrás, Lucas Ximenes disse:

* Eu não sou um gênio em matemática. Eu me considero esforçado. É o suficiente para cursar T.I?

Depende, se for aplicar matemática ao desenvolvimento, você precisa saber do básico ao avançado, falo isso pois desenvolvimento envolver diversas áreas, você pode atender uma pizzaria que quer um sistema que mensure o custo por cada ingrediente da pizza, margem de lucro e te de o valor a ser cobrado, como também, você pode atender um engenheiro que quer efetuar cálculos automatizados de uma obra. Vai da complexidade do projeto e obviamente, conhecimento avançado é ideal. 

7 minutos atrás, Lucas Ximenes disse:

A minha primeira dúvida é a respeito de dois cursos: Engenharia de Computação e Ciência da Computação. São a mesma coisa? Possuem diferenças? Se sim, quais?

O curso de Engenharia da Computação é mais voltado para Hardware, certo?

São cursos distintos, a grosso modo, Ciência trata de toda a ciência da computação (sim, óbvio), ou seja, você se torna um cientista da área, que detém conhecimento em diversos segmentos, aborda mais a área lógica e desenvolvimento de software. Engenharia é a parte de projetos, envolver também a parte lógica, mas o foco é na parte do hardware, mas não ache que você ira passar o dia montando pc gamer...

9 minutos atrás, Lucas Ximenes disse:

2a dúvida: Como funciona Gestão em T.I?

Como toda área, ela precisa ser gerida, no TI não é diferente, o papel desse profissional é voltado a gerenciar o departamento dentro de uma empresa, o local onde trabalha não tem um responsável/gerente? Então, no TI também tem, onde ele toma decisões dentro da área e define os melhores caminhos, leia-se gerente de projetos. 

10 minutos atrás, Lucas Ximenes disse:

*UVA

*Estácio

*IBMR

Alguém já cursou T.I em algumas dessas instituições? Poderiam me informar se a qualidade e o método de ensino são bons(?).

Única que conheço é Estácio, mas eu procuraria outra.

Cruzeiro do Sul

FIAP

Dica: Nunca dependa apenas da faculdade, aprenda por conta e estude fora da faculdade, esteja sempre avançado pra conseguir integrar ao mercado rapidamente. 

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado
30 minutos atrás, Lucas Ximenes disse:

*UVA

*Estácio

*IBMR

Minha primeira graduação foi na UVA.

Na época o ensino era muito bom, de excelente qualidade.

Ela era a segunda melhor faculdade particular do RJ, atrás somente da PUC.

Não sei como está hoje em dia, mas acredito que eles tenham mantido o padrão.

• Curtir 1
Postado
38 minutos atrás, gustavoomt disse:

Depende, se for aplicar matemática ao desenvolvimento, você precisa saber do básico ao avançado, falo isso pois desenvolvimento envolver diversas áreas, você pode atender uma pizzaria que quer um sistema que mensure o custo por cada ingrediente da pizza, margem de lucro e te de o valor a ser cobrado, como também, você pode atender um engenheiro que quer efetuar cálculos automatizados de uma obra. Vai da complexidade do projeto e obviamente, conhecimento avançado é ideal. 

São cursos distintos, a grosso modo, Ciência trata de toda a ciência da computação (sim, óbvio), ou seja, você se torna um cientista da área, que detém conhecimento em diversos segmentos, aborda mais a área lógica e desenvolvimento de software. Engenharia é a parte de projetos, envolver também a parte lógica, mas o foco é na parte do hardware, mas não ache que você ira passar o dia montando pc gamer...

Como toda área, ela precisa ser gerida, no TI não é diferente, o papel desse profissional é voltado a gerenciar o departamento dentro de uma empresa, o local onde trabalha não tem um responsável/gerente? Então, no TI também tem, onde ele toma decisões dentro da área e define os melhores caminhos, leia-se gerente de projetos. 

Única que conheço é Estácio, mas eu procuraria outra.

Cruzeiro do Sul

FIAP

Dica: Nunca dependa apenas da faculdade, aprenda por conta e estude fora da faculdade, esteja sempre avançado pra conseguir integrar ao mercado rapidamente. 

Entendo.

Acho que o meu principal obstáculo atualmente é a insegurança... Por mais que eu goste dessa área e tal.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...